sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

MOÇÃO DO CONGRESSO MUNDIAL DOS UCRANIANOS

O Congresso Mundial dos Ucranianos mantém-se firme com a Ucrânia e o Presidente Zelenskyy em meio à guerra em curso.

O Congresso Mundial Ucraniano (UWC) está resolutamente com o povo da Ucrânia e o seu presidente democraticamente eleito, Volodymyr Zelenskyy, que ganhou o seu mandato nas eleições livres e justas de 2019.

Rejeitamos inequivocamente quaisquer alegações que contestem a legitimidade do atual Presidente, governo ou parlamento da Ucrânia. Estas acusações sem fundamento são irresponsáveis, juridicamente infundadas e politicamente prejudiciais. Servem apenas para amplificar as narrativas de propaganda do hediondo regime Putin, que visa desestabilizar a Ucrânia e minar a confiança dos seus cidadãos no seu governo.

"Nós somos solidários com centenas de líderes globais e figuras públicas, incluindo vozes proeminentes dos dois principais partidos políticos dos EUA, que expressaram apoio inabalável ao povo ucraniano e aos seus líderes", declarou o presidente da UWC Paul Grod .

“A nossa prioridade principal é alcançar uma paz duradoura e garantir garantias robustas para a segurança da Ucrânia. Este objetivo só pode ser realizado através da unidade entre nós e com os aliados e amigos da Ucrânia. É imperativo combatermos a desinformação russa, divulgarmos a verdade sobre os acontecimentos na Ucrânia e defendermos firmemente os interesses ucranianos onde quer que estejamos”, enfatizou Grod.