sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

22 DE JANEIRO - DIA DA REUNIFICAÇÃO DA UCRÂNIA

O Dia da Unidade da Ucrânia é um feriado celebrado anualmente em 22 de janeiro. Nesse dia, foi proclamado o Ato de Reunificação da República Popular da Ucrânia e da República Popular da Ucrânia Ocidental em 1919.




História do Dia da Unidade

A nível oficial, o Dia da Unidade da Ucrânia começou a ser celebrado em 1999. O decreto do presidente da Ucrânia № 42/99 foi adotado em 21 de janeiro de 1999, relata o RBC.

"Dado o grande significado político e histórico da unificação da República Popular da Ucrânia e da República Popular da Ucrânia Ocidental para a formação de um único estado conciliar", diz o documento.

Vale lembrar que este dia também comemora outro acontecimento ocorrido em 22 de janeiro de 1918 - a adoção da IV Universal da UCR, que proclamava a independência da UPR.

No entanto, em 30 de dezembro de 2011, este feriado deixou de ser oficial na Ucrânia, pois foi abolido pelo presidente Viktor Yanukovych, mas em 2014, o próximo presidente da Ucrânia devolveu o Dia da Reunificação ao status de feriado oficial.

O significado do Dia da Unidade

Este é um feriado que simboliza a unidade das terras ucranianas. Este é um dos feriados mais importantes para a Ucrânia, já que este dia marca o Dia da Unidade e a primeira declaração de independência da Ucrânia.

Tradições do Dia da Unidade

Neste dia, o povo da Ucrânia forma uma "cadeia viva" de unidade, de oeste a leste. A primeira ação em massa ocorreu em 22 de janeiro de 1990, no 71º aniversário da Lei da Reunificação. Mais de um milhão de pessoas deram as mãos e formaram uma cadeia contínua de Kiev a Lviv. Esta ação se tornou a mais massiva e brilhante nas manifestações de unidade e no desejo de liberdade dos ucranianos.

Todos os anos, ações de unificação são realizadas em muitas cidades da Ucrânia. Em Kiev, essa cadeia é organizada na Ponte Paton, entre as margens direita e esquerda da capital.

O Dia da Unidade da Ucrânia é um feriado nacional, mas não é um dia de folga.

Neste ano, a tradicional cadeia de unidade foi substituída por uma virtual. Mais de 12.000 ucranianos já aderiram à ação.

Para se tornar uma rede virtual, você precisa se cadastrar no site . Dar as mãos em sinal de unidade em 22 de janeiro na Ucrânia começou há mais de 30 anos. Normalmente neste dia, milhares de pessoas em toda a Ucrânia estavam em uma corrente viva e desfraldaram uma bandeira azul e amarela. Mas este ano, a pandemia do coronavírus tradicionalmente nos impediu de comemorar.




Um comentário: