sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Governo de Kiev denuncia entrada de material militar e soldados russos no Leste da Ucrânia


Na quarta-feira os separatistas tinham dito que Kiev relançara a ofensiva militar na região.

Uma casa destruída em Donetsk, onde os combates se reacenderam DIMITAR DILKOFF/AFP 








Os separatistas do Leste da Ucrânia não desmentiram ou confirmaram a notícia de que, nesta sexta-feira, um contigente de armas e homens russos entraram no seu território. "A deslocação de militares e mercenários da Rússia para a frente [de guerra] no Leste continua", disse o porta-voz do Exército ucraniano, Andriï Lissenko.
Segundo o porta-voz, "32 carros [blindados], 16 lança obuses e 30 caminhões militares Kamaz" oriundos da Rússia entraram na Ucrânia, assim como "soldados", e dirigiram-se para Krasny Loutch, na região de Lougansk. Três dos caminhões, prosseguiu esta fonte, citada pela AFP, transportavam estações de radar.


O conflito no Leste da Ucrânia agravou-se na última semana, depois da realização de eleições no Leste separatista — foram eleitos os órgãos representativos das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, o que foi considerado ilegal pelo Governo de Kiev, pela União Europeia e pelos Estados Unidos, mas reconhecido como legítimo pelas autoridades de Moscou.

Na sequências das eleições, o Governo ucraniano anunciou um bloqueio ao Leste e o congelamento dos apoios estatais à região. Foram criados postos de controle de passaportes junto à "fronteira".
Nas últimas 24 horas, 30 pessoas — pelo menos 15 delas civis — morreram nos combates entre as forças separatistas e as de Kiev. Em Donetsk travavam-se combates em várias regiões e junto ao aeroporto, que ambas as partes querem controlar.

O Governo de Kiev não anunciou o regresso oficial à ofensiva militar no Leste — a 5 de Setembro foi acordado um cessar-fogo que nunca foi cumprido mas que diminuiu a extensão dos combates —, mas na quarta-feira os líderes do Leste denunciaram que o Exército ucraniano tinha lançado uma nova ofensiva. Esta informação também não foi confirmada ou desmentida por Kiev.

A escalada da tensão no Leste da Ucrânia deverá ser abordada no domingo em Pequim pelos chefes da diplomacia russa, Serguei Levrov, e americana, John Kerry, durante os encontros preparativos para o fórum econômico da Ásia-Pacífico, que se realiza na capital chinesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário