domingo, 11 de abril de 2021

UCRÂNIA - HOMENAGEM À MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO NAZISTA EM LVIV

 


"O Dia Internacional pela Libertação dos Prisioneiros do Campo Nazista em 11 de abril é uma lembrança da história do grande sofrimento de milhões de pessoas. Afinal, durante a Segunda Guerra Mundial, 18 milhões de pessoas passaram pelos campos de extermínio. Entre eles estavam ucranianos, cujas vidas foram interrompidas pelo arame farpado do infernal "Stalag".

Para manter prisioneiros em Lviv em 1941, os alemães alocaram 30 hectares de terra no coração da cidade, na Cidadela. Todo o território do campo, assim como as quatro torres, foram cercados por arame farpado e novos prisioneiros eram trazidos para cá todos os dias.

De acordo com testemunhas oculares, os prisioneiros foram conduzidos em colunas ou trazidos para a Cidadela em caminhões. Por fome, as pessoas comiam toda a grama do acampamento, roíam velhas acácias. Havia tantos prisioneiros no campo que dormiam agachados.

Em 1941-44, mais de 140.000 pessoas de várias nacionalidades morreram aqui.

A guerra gera crueldade e ódio, e as vítimas e reféns do mal tornam-se inocentes. Os fatos da história são uma lição importante para o futuro. É tão importante nunca repetir crimes terríveis contra a humanidade novamente."


Nenhum comentário:

Postar um comentário