sábado, 24 de setembro de 2022

DISCURSO DE VOLODYMYR ZELENSKYI NA ONU

 Reforçar a solidariedade a Ucrânia.

​O mês de setembro foi altamente significativo para a Ucrânia demonstrar ao mundo a sua capacidade de resistência e determinação pela preservação da sua soberania. Mas foi também um mês de altas revelações. Revelou-se que a Rússia é um gigante de pés de barro e sua vocação imperialista pode ser vencida. A contra ofensiva no oeste e no sul da Ucrânia demonstra que corpo e alma não são só palavras do refrão do hino nacional da Ucrânia, mas espirito vivo de uma nação que se levanta contra o inimigo. Revelou-se mais uma vez o caráter terrorista e genocida da agressão russa a Ucrânia com as descobertas de valas comuns na região de Kharkiv liberada.

​Revela-se também quão perniciosa e nociva é a política de neutralidade frente a agressão russa para a paz mundial. O Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskyi em seu discurso perante a 77ª sessão plenária das Nações Unidas foi primoroso ao dizer: 

"Aqueles que falam de neutralidade quando os valores humanos e a paz estão sob ataque significam algo completamente diferente. Eles falam sobre indiferença. Cada um por si. Aqui está o que eles dizem. Eles não estão condicionalmente interessados ​​nos problemas uns dos outros. Eles cuidam um do outro formalmente. Protocolo simpatizar. E é por isso que eles fingem proteger alguém, mas na verdade apenas seus próprios interesses mesquinhos. É isso que cria as condições para a guerra. É isso que precisa ser corrigido para criar condições para a paz."

Como revela-se a manifestação do Presidente da Ucrânia Volodymyr Zemlinsky na 77ª Sessão Plenária das Nações Unidas é um apelo a você leitor para que se levante do sofá e passe agir com mais empenho para reforçar a solidariedade a Ucrânia. Pois não se trata tão só do destino dos ucranianos que estão lá no território da Ucrânia, mas do destino da humanidade. Como escreveu o jornalista Thomas L Friedman e foi publicado no dia 21 de setembro no jornal O Estado de São Paulo:

"Você pode não se interessar pela guerra na Ucrânia, mas a guerra na Ucrânia se interessará por você, na energia que você consome, nos preços dos alimentos que você come e, mais importante, na humanidade a que você pertence — conforme descobriram até mesmo as “neutras” China e Índia".

​O Brasil inscreveu nas páginas de sua história como momento de glória a participação de seus pracinhas, entre os quais duas centenas de descendentes de ucranianos, na luta nos campos da Itália pela democracia contra o nazi-fascismo. Dos escombros do terror do III Reich nasceu a Organização das Nações Unidas para preservar os valores humanos e a paz. Nesse processo o Brasil teve papel de destaque e ganhou o direito desde então em ser o primeiro a discursar nas sessões plenárias das Nações Unidas. 

​Frente a tragédias humanas de tal dimensão a voz do brasileiro Castro Alves assim se levantou quando escreveu o poema Navio Negreiro:

Senhor Deus dos desgraçados!

Dizei-me vós, Senhor Deus!

Se é loucura...se é verdade

Tanto horror perante os céus...

Castro Alves – Poema Navio Negreiro

​A Rússia está determinada a continuar com a agressão, ameaça o planeta com armas nucleares, está convocando 300.000 mil reservistas de imediato para manter a ocupação de 20% do território da Ucrânia. A nossa determinação em reforçar o apoio e solidariedade ao povo ucraniano deve estar à altura da resistência heroica que o povo ucraniano vem demonstrando no campo de batalha diariamente. Vamos combater a mesquinhes e elevar o sentimento da grandeza humana.  

Слава Украіні ! 

Героям Слава !

​Vitorio Sorotiuk

​Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira

​rcubras@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário