domingo, 27 de fevereiro de 2011

UM POUCO DE HISTÓRIA DA UCRÂNIA

Como a Ucrânia caiu nas garras de Moscou há 356 anos, e nunca mais conseguiu completa liberdade!

SOB A BANDEIRA DE BOHDAN KHMELNYTSKYI
Bohdan Khmelnytskyi (1595-1657)
Os cossacos, enrijecidos em muitas lutas, força militar muitas vezes solicitada pelo rei polonês, desejavam para si igualdade de direitos.
Porém, o rei polonês desejava diminuir seu número e designava o território que poderiam ocupar para sua sobrevivência. Diversas restrições na vida religiosa, processual, ensino e idioma ampliavam-se sobre toda a nação ucraniana. Igrejas ortodoxas transformavam-se em igrejas católicas; não aceitavam as queixas se os requerimentos endereçados à justiça estivessem em língua ucraniana. Surgiram revoltas, protestos. Nos anos 30 do séc. XVII pipocavam insurreições contra os poloneses que, apesar de sua amplitude e apoio popular, não alcançaram êxito. Os ucranianos continuavam escravizados na própria terra.
Em 1648 rebelaram-se os aldeões, a pobreza citadina, o clero, a classe abastada das cidades, a pequena nobreza. Essa rebelião transformou-se em guerra nacional, que durou 10 anos. Sua meta era libertar-se do domínio estrangeiro.
Encabeçou está guerra de libertação nacional Bohdan Khmelnytskyi. Ele nasceu em 1595, numa  família pequena burguesa. Teve boa educação: dominava o idioma ucraniano, polonês, latim, turco e tártaro. Em 1620 lutou contra os turcos. Desde meados dos anos 40 ativamente preparava a insurreição contra Polônia.
A primeira luta aconteceu em "Zhovti Vody" (Águas amarelas) e foi vitoriosa. Seguiram-se "Korsunska" e "Pylavetska", também vitoriosas. No início de novembro de 1648 quase todas as terras foram libertadas do jugo polonês. Afirmava-se o país ucraniano-cossaco. O governo pertencia ao "Hetman", Bohdan Khmelnytskyi, mas as decisões de maior importância surgiam do conselho cossaco. Nos assuntos referentes à governabilidade do país, o "hetman" era auxiliado pela "starshyna" geral (termo usado na Ucrânia , nos séc. 16-18 e designava os cossacos de maior destaque).
A capital do país cossaco era Chyhyryn (y = ê).
Política inteligente, talento militar e grande autoridade de Bohdan Khmelnytskyi favoreceu o reconhecimento do país ucraniano por vários países.
Em 1651, entre os dias 18 a 30 de junho, aconteceu a batalha de Berestetshko, uma das maiores batalhas da guerra da Libertação Nacional. Os tártaros lutavam ao lado dos cossacos, mas, como freqüentemente acontecia, debandaram em 20/06, passaram para o lado polaco. Bohdan Khmelnytskyi ao tentar alcançá-los foi aprisionado. Por 10 dias os cossacos resistiram mas o recuo tornou-se inevitável.
Extenuado pela longa guerra contra Polônia, Bohdan Khmelnytskyi viu-se obrigado a procurar novos aliados. Em tártaros não podia mais confiar porque, em várias batalhas, nos momentos próximos da decisão, eles traíam.
Então "hetman" procurou ajuda com o "czar" moscovita. O encontro com os enviados do "czar" aconteceu em "Pereiaslav", em janeiro de 1654 e depois em Moscou. Já em março, em Moscou, foi assinado o acordo ucraniano-moscovita. Este documento previa direitos iguais, bem como total independência ucraniana. No entanto o "czar" não pensava respeitar o acertado. E, em 1659, novo acordo foi estabelecido, no qual a independência da Ucrânia teve fim.
UCRÂNIA DOS 'HETMAN"
Com o acordo de Bohdan Khmelnytskyi os cossacos se fortaleceram - formando o Exército do Zaporizhzha (zh pronuncie j), o que começou a inquietar os vizinhos. Ofensivas contra a independência da Ucrânia aumentaram depois da morte de Bohdan Khmelnytskyi. Com subornos, revoltas e conspirações, os estrangeiros trouxeram desavenças entre os líderes cossacos e aguçaram a disputa pela "bulava", símbolo do "hetman".
Tais fatos criaram condições favoráveis para uma guerra fratricida cruel, a qual dividiu a Ucrânia cossaca em Ucrânia Livoberezhna (esquerda) e Pravoberezhna (direita), cada qual com seu "hetman" (É claro que a ambição pessoal também contribuiu).
Essa divisão foi confirmada em 1667 entre Polônia e Moscou. A da esquerda, com Kiev, pertenceria a Moscou; a da direita à Polônia. A terra cossaca, Zaporizhzha, aos dois países, mais tarde - só a Moscou.
Desde 1659 com cada "hetman" recém-eleito, o "czar" estabelecia acordos que, cada vez mais limitavam os direitos da Ucrânia: aumentava-se o percentual do exército russo nas terras cossacas e que devia ser mantido pelos ucranianos; os "hetmans" não podiam manter contato com outros países, e exigia-se que os cossacos participassem com os militares russos nas diversas guerras promovidas por Moscou, e também que executassem  serviços pesados nas construções.
Havia escravidão na Ucrânia, como na Rússia.
Assim a maior parte da Ucrânia ficou mais de trezentos anos sob o domínio russo, não só os setenta anos da União Soviética!
Oksana Kowaltschuk

3 comentários:

  1. Entendi que o povo russo e ucranianos, e as suas culturas não são totaumente iguais.

    ResponderExcluir
  2. Caro ...
    Não são iguais. O povo ucraniano é pacífico, cristão e voltado ao cultivo da terra; o povo russo é bélico, ateu e voltado às armas. Essas são, a grosso modo algumas diferenças.

    ResponderExcluir