27/06 23:00
Num marco também para a União Europeia, Petro Poroshenko
assinou hoje [27] o compromisso com a UE, tal como a Geórgia e Moldávia em
Bruxelas.
Seja bem-vindo! Este blog defende uma Ucrânia livre do comunismo e do jugo moscovita.
Amanhã na Verkhovna Rada (Parlamento) da Ucrânia será
registrado um projeto da lei sobre a alteração da Constituição em
relação à descentralização do poder. O projeto também será enviado para a
Comissão de Veneza do Conselho da Europa, disse no seu discurso no Dia
do Diálogo com os representantes dos governos locais e autoridades
públicas o Presidente da Ucrânia Petro Poroshenko.“Lojas pilhadas, bancos e restaurantes fechados por causa da insegurança. Uma crescente anarquia tendia a tomar conta de Donetsk, e o prédio simbólico da ‘República Popular de Donetsk’ foi esvaziado pela ala militar dos separatistas”, informou o jornal francês “Le Monde”.
![]() |
| Mercenário do 'batalhão Vostok' entre produtos da pilhagem. Local da foto: a prefeitura de Donetsk |
“Há poucos dias, homens armados e mascarados chegaram a duas concessionárias e exigiram uma dezena de veículos ‘para a revolução’. Ninguém sabe quem são essas pessoas” – contou ao “Le Monde” um amigo do proprietário.
![]() |
| Culto de Lenine se mantém íntegro no 'separatismo' pró-russo |
“Um deles se identificou como Russlan Yssalev, 28 anos, muçulmano vindo da Chechênia e membro de forças especiais, registrou Andrei Netto. ... eu estive na Crimeia e em Odessa ... e agora estou em Donetsk”.
“Outro agente ... identificou-se como Yevgeny Podumme, de 30 anos. ‘Sempre fomos protegidos pela Rússia, enquanto os EUA só causam problemas. Veja Iraque, Afeganistão, Líbia, Síria’, argumentou.“
![]() |
| Mercenários durante ocupação do prédio do governo estadual de Donetsk |
A operação militar ucraniana contra as forças separatistas [militares profissionais russos, combatentes guerrilheiros na Georgia, Chechênia e Afeganistão ] a operar no leste do país teve uma sexta-feira, 13, entre o céu e o inferno. Um vídeo amador divulgado este sábado na internet mostra o que garantem ser imagens do incêndio no terreno resultante da queda do avião militar ucraniano abatido horas antes pelos rebeldes, próximo da cidade da Luhansk.
Os violentos combates no leste ucraniano entre rebeldes [entenda-se militantes guerrilheiros profissionais russos infiltrados] e tropas governamentais continuam pelo segundo dia consecutivo com mortos e feridos em ambos os lados, de acordo com fontes governamentais.