sábado, 28 de junho de 2014

UCRÂNIA INICIA NOVOS CAMINHOS


Arseniy Yatsenyuk: Ucrânia passou pela etapa de reanimação. Temos de prosseguir para reabilitação

25 Junho, 13:49
O primeiro-ministro da Ucrânia Arseniy Yatsenyuk instruiu os membros do Governo apresentarem a sua visão de "pacote de reabilitação" para cada setor, e considera necessário introduzir o cargo de Vice-Primeiro-Ministro para a Integração Europeia, foi dito na reunião do Gabinete dos Ministros (Governo) da Ucrânia, na quarta-feira (25 de junho).
Arseniy Yatsenyuk enfatizou que a Ucrânia passou pela “etapa de reanimação” - a primeira fase que permitiu impedir a moratória: "Agora temos que prosseguir para a reabilitação - tanto econômica como política".
Ele observou a situação difícil da Ucrânia: "bilhões de hryvnas que não foram previstas no orçamento, estão sendo financiados para garantir a integridade territorial do Estado Ucraniano. Contra nós está sendo conduzida uma guerra real, do novo tipo. Esta é a guerra – eles atiram, matam, aterrorizam, destroem, intimidam. Eles tentam destruir o Estado Ucraniano e a independência ucraniana. Contra nós está sendo conduzida a guerra de informação – no interior do país e no exterior, a guerra para qual a parte russa gasta bilhões. Contra nós está sendo conduzida a guerra econômica, em que, sem qualquer fundamento, eles alegam que fecharão os mercados".
"Portanto, a responsabilidade é a minha principal exigência para o Governo e os chefes das administrações locais. Apenas através da responsabilidade é possível obter a confiança das pessoas. E só através da confiança de pessoas é possível realizar reformas. Porque a reforma não é texto escrito por funcionário público, mas é a energia de milhões de pessoas destinada pata alcançar o objetivo", - disse o Chefe do Governo.
"Começamos a viver economicamente de uma maneira nova. Os desafios sempre são umas oportunidades, e as oportunidades sempre são um avanço e progresso. Vamos aproveitar essas oportunidades", - enfatizou ele.
Arseniy Yatsenyuk lembrou que em cada ministério será criado um cargo de vice-ministro para a Integração Europeia. Foi anunciado o concurso para estes cargos.
O Chefe do Governo também reiterou que considera necessário introduzir no Gabinete dos Ministros um cargo de Vice-Primeiro-Ministro para a Integração Europeia, que chefiará o Departamento dos assuntos da Integração com a UE.

Constituição será alterada - o Presidente inicia uma descentralização do poder

25 Junho, 13:45

Amanhã na Verkhovna Rada (Parlamento) da Ucrânia será registrado um projeto da lei sobre a alteração da Constituição em relação à descentralização do poder. O projeto também será enviado para a Comissão de Veneza do Conselho da Europa, disse no seu discurso no Dia do Diálogo com os representantes dos governos locais e autoridades públicas o Presidente da Ucrânia Petro Poroshenko.
"Nós queremos mudar as autoridades locais, mais próximas às pessoas, concedendo os poderes reais à autogovernação, que o sistema de governo local nunca sabiam na história da Ucrânia", - sublinhou o Chefe de Estado.
"Este é um elemento-chave do plano de paz do Presidente, estas são as coisas com as quais, inclusive, iremos para Donbass", - acrescentou Petro Poroshenko.
O Chefe de Estado ressaltou que o projeto da lei sobre alterações da Constituição prevê a eliminação das administrações regionais e distritais e a introdução dos cargos de representantes do Presidente. Também é prevista a criação dos comitês executivos dos conselhos locais, aos quais caberão as funções principais da governação nos locais.
"Nos locais ficará uma parte significativa dos impostos recolhidos no território de tal órgão da governação local ", - disse Petro Poroshenko.
O Chefe de Estado sublinhou que a descentralização prevê a ampliação dos poderes das comunidades locais, particularmente nos assuntos da memória histórica, tradições culturais e política linguística.
"Mas a única língua oficial da Ucrânia era, é e será a língua ucraniana", - enfatizou o Presidente.
O Presidente expressou a esperança de que a Verkhovna Rada (Parlamento) já na próxima semana for capaz de aprovar na primeira leitura o projeto da lei sobre a alteração a Constituição.
       
Fonte: Embaixada da Ucrânia no Brasil
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário