Vários milhares de apoiantes da da direita ucraniana desfilaram em Kiev para comemorar o aniversário do antigo líder nacionalista Stepan Bandera, nascido há 106 anos.
Personagem controversa na Ucrânia, Bandera é visto por alguns como herói nacional e símbolo da luta pela independência da antiga-república soviética, enquanto outros o acusam de ter colaborado com os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
O desfile foi organizado por duas formações da direita ucraniana. Valentina Barchiuk, economista e membro do partido Svoboda, defende que Bandera “já dizia que a Rússia era o inimigo e hoje vemos que é exatamente assim, pois atacou a Ucrânia independente e provou que as suas palavras eram verdade”.
A marcha decorre este ano num contexto de crise no leste do país, onde há vários meses grupos separatistas pró-russos combatem o Exército ucraniano depois de terem autoproclamado duas repúblicas independentes nas regiões de Donetsk e Lugansk.
O pior de tudo é que a Ucrânia não recebe ajuda de ninguém. Enquanto os separatistas recebem ajuda financeira e militar da Rússia.
ResponderExcluir