quinta-feira, 28 de junho de 2018

DIA DA CONSTITUIÇÃO DA UCRÂNIA - 28 DE JUNHO


28/06 - DIA DA CONSTITUIÇÃO DA UCRÂNIA

Bandeira da Ucrânia

Em 28 de junho, na Ucrânia é celebrado o feriado nacional – Dia da Constituição da Ucrânia. Neste dia no ano 1996, a Verkhovna Rada (o Parlamento) da Ucrânia aprovou uma nova Lei no país – primeira Сonstituição do Estado moderno ucraniano.
A Constituição aprovada consolidou as bases legais da Ucrânia independente, sua soberania e integridade territorial. O documento levou em conta a experiência histórica do povo ucraniano bem como as melhores tradições mundiais.
Hoje, no dia do 22º aniversário da vigente Lei da Ucrânia, é importante lembrar, que o nosso país tem a história do constitucionalismo muito mais antiga, contribuindo significativamente no desenvolvimento dos processos constitucionais do mundo.
A marca mais distinta foi feita no século ХVIII por Pylyp Órlyk, o Hétman da Ucrânia (Chefe do Estado).
"Os Pactos e Constituições das Leis e Liberdades do Exército de Zaporizhzhia" (1710) são considerados como a primeira Constituição do Estado ucraniano (chamado naquela época Zaporizhzhia – o Estado de Cozakos).
A Constituição do Pylyp Órlyk foi concordante com as tendências do desenvolvimento do então pensamento político europeu (em particular, afirmando a separação entre igreja e governo secular), superando a teoria e prática política européia em alguns aspectos, dando a preferência aos princípios do constitucionalismo em vez da idéia do absolutismo que foi predominante na Europa.
Outra etapa de construção do Estado constitucional foi a adoção, em 29 de abril de 1918, pelo Conselho Central da Lei Fundamental da República Popular da Ucrânia (RPU) chamada "Estatuto do sistema de governo, direitos e liberdade da RPU", bem como a aprovação, em 13 de novembro daquele ano, da Constituição Provisória da República Oeste Ucraniana. No entanto, os trágicos acontecimentos daquela época impediram a aplicação das disposições destes documentos.
Vale destacar que a Constituição da RPU foi baseada em padrões democráticos que são agora reconhecidos internacionalmente como os princípios fundamentais de construção de estado. O documento fixava a soberania do povo como a principal fonte de poder, a integridade territorial, e os direitos culturais das minorias nacionais.
O papel importante foi atribuído à governação local e ao princípio da separação dos poderes. É importante ressaltar que a Constituição define a igualdade de todos os cidadãos, independentemente da idade, raça, religião e gênero, consolidando os direitos humanos e liberdades fundamentais, abdicando-se de aplicação da pena de morte.
Devido a esta rica herança constitucional, o trabalho sobre a criação da Lei Fundamental do nosso país foi iniciado imediatamente ao proclamar a Declaração da Independência da Ucrânia, em 1991, envolvendo melhores especialistas do mundo e profissionais locais, e tendo como êxito a aprovação da Constituição da Ucrânia pelo Parlamento, em junho de 1996.
A Constituição da Ucrânia de 1996, além de consolidar os princípios fundamentais da democracia, independência, direitos humanos e liberdades fundamentais, determina que a política externa da Ucrânia é destinada a assegurar os seus interesses nacionais e sua segurança, mantendo a cooperação pacífica e mutuamente benéfica com a comunidade internacional com base em princípios e normas do direito internacional universalmente reconhecidos.
A adoção da Lei foi um ponto de partida da nova era na história da Ucrânia, o que garantiu a estabilização da situação sócio-política e sócio-econômica do país.

quarta-feira, 27 de junho de 2018

PROMOTOR MILITAR DA UCRÂNIA VATICINA

Promotor militar da Ucrânia prevê surgimento de um novo Pinochet no país

© Sputnik / Stringer
EUROPA
A situação na Ucrânia pode levar à chegada de um novo Augusto Pinochet ao poder, declarou o promotor militar principal do país, Anatoly Matios, em entrevista ao Insider.
Segundo Matios, no país há cerca de 400 mil armas não contabilizadas que entraram nas regiões ucranianas a partir da zona de operações militares em Donbass. Entre as armas estão incluídas pistolas, metralhadoras, granadas e lançadores de granadas.  
Com tantas armas, os ucranianos podem criar uma "terceira força" e colocar no poder qualquer político mais ou menos conhecido. 
"Há forças saudáveis neste país que ainda não se uniram ou se decidiram pelo seu Augusto Pinochet, mas ele já está batendo na porta ou procurando por um estádio. Estou convencido disso", disse Matios. 
Augusto Pinochet foi um líder militar chileno. Ele chegou ao poder como resultado do golpe militar em 1973, quando o governo socialista do presidente Salvador Allende foi derrubado.
O golpe não foi apenas um motim, mas uma operação militar bem planejada, no centro da qual esteve um ataque combinado realizado com o uso da artilharia, aviação e infantaria. Depois do derrube do governo, foi formada uma junta militar.
Opinião do Administrador do Blog:
Se o possível Pinochet ucraniano fizer pela Ucrânia o que Augusto Pinochet fez pelo Chile, que seja bem-vindo, desde que não seja RUSSO !

Não deixe de assistir ao filme "COLHEITA AMARGA"