segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

UM INSULTO À MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE MAIDAN


19/01/2020, 11:15 299

A nomeação do vice-presidente do DBR Oleksandr Babikov, que supostamente trabalhou no escritório de advocacia Aver Lex, que defendeu o ex-presidente Viktor Yanukovych, está sendo preparada.

Oleksandr Babikov

Ainda não foi anunciado oficialmente. No entanto, há rumores de que Babikov manterá essa posição. A informação foi dada pela chefe do DBI, Irina Venediktova, durante uma reunião em 14 de janeiro com parentes dos mortos no Maidan, relata a Voice of America.


Um comunicado de imprensa da ONG "Família dos Heróis das Centenas Celestiais", publicado em 16 de janeiro, afirma que as famílias das "Centenas Celestiais" expressam desconfiança por Babikov.
"Exigimos uma competição aberta e transparente para a eleição de uma pessoa de confiança da sociedade", afirmou o comunicado.
A nomeação foi comentada pelo advogado da família Heavenly Hundreds Eugene Zakrevskaya.
Segundo ela, “o advogado está vinculado à sua posição, que ele formou e defendeu, na qual insistiu, representando e defendendo os interesses de seu cliente. E se o advogado de um suspeito se torna o chefe dos investigadores que investigam o caso, é um conflito direto de interesses".
"Este é um sinal claro de que não haverá investigação", acrescentou Zakrevskaya.
O site de Aver Lex, anunciando a decisão de Babikov de se mudar para o serviço público, observou que ele "se especializou em proteger agentes da lei em casos de corrupção e em casos cometidos por grupos do crime organizado".
O Bureau de Investigação do Estado não vê obstáculo em confiar ao advogado de Yanukovych a auditoria dos assuntos de Maidan. Como explicado aos parentes do falecido, a chefe da DBR, Irina Venediktova, a comissão da competição não encontrou em Babikov um conflito de interesses. Segundo ela, ele será nomeado em caso de recomendação do comitê de seleção e sujeito a inspeção especial.
Volodymyr Golodniuk, membro da Família dos Heróis das Centenas Celestiais, não acredita que Babikov seja objetivo. "Estou profundamente indignado com esses compromissos", disse ele. Segundo ele, "Se Babikov defendeu os interesses de Yanukovych, que matou o Heavenly Hundred, como ele pode agora ser confiável para proteger os interesses dos Maidan?"
Golodyniuk, que perdeu seu filho de 19 anos em Maidan, lembrou a promessa do presidente Volodymyr Zelensky de acelerar a investigação. "Em vez disso, o presidente, tendo interferido nos tribunais, libertou os ex-berkutianos e matou nossa fé na justiça".
Como ele acrescentou: «Nomear o advogado Yanukovych responsável pela investigação de tiroteios no Maidan é um cuspe diante daqueles que perderam seus parentes. É um insulto à memória das vítimas no Maidan. "


Nenhum comentário:

Postar um comentário