terça-feira, 28 de janeiro de 2020

HERÓIS DE KRUTY

01/28/2020, 09:55 – 175

Em 29 de janeiro de 1918, a batalha de Kruty ocorreu. Então, 600 estudantes ucranianos não apenas pararam o quarto milésimo exército dos bolcheviques, mas também desaceleraram a adesão da Ucrânia à Rússia "vermelha".



Desde 2004, a Ucrânia presta homenagem aos primeiros cyborgs no Dia da Memória dos Heróis de Kruty. Como uma das páginas mais trágicas e ao mesmo tempo lendárias foi inscrita na história da Ucrânia – no OBOZREVATEL
Dia Memorial dos Heróis de Kruty
Para comemorar os Heróis Kruty na Ucrânia em nível nacional, começou apenas em 2004. Em 2006, um memorial aos heróis foi erguido perto da estação ferroviária de Kruty e, em 2012, uma cruz memorial foi erguida no túmulo de Askold para Kruty Heroes.
A Batalha de Kruty é comparada pelo Instituto Ucraniano de Memória Nacional com a defesa do Aeroporto de Donetsk e chama os jovens que deram suas vidas pela liberdade da jovem Ucrânia os primeiros "cyborgs".
Memorial à memória dos Heróis de Kruty
Pré-requisitos para a batalha sob o Kruty
No final de dezembro de 1917, os bolcheviques se opuseram abertamente à existência da República Popular da Ucrânia. Para começar, eles criaram um fantoche "Governo Vermelho Ucraniano" em Kharkov, que declarou guerra à UNR.
Mais tarde, em apoio ao governo de Kharkiv, tropas de Moscou, Pedro etc. foram enviadas. Deve-se notar que, mesmo assim, mais de cem anos atrás, Moscou chamou sua agressão armada de "guerra civil".
Batalha do Kruty: curta
Um grupo de quatro mil bolcheviques mudou-se para Kiev, com o objetivo de capturar a capital ucraniana. Inicialmente, as forças da UNR detiveram o inimigo por algum tempo perto da estação ferroviária de Bakhmach, na região de Chernihiv, mas depois de alguns dias de combates violentos, os ucranianos recuaram para a estação de Kruty, com posições previamente preparadas. Foi em 29 de janeiro que os destacamentos bolcheviques se manifestaram sobre eles.
As tropas ucranianas, que assumiram a defesa sob Kruty, eram cerca de 300 caças do Student Smoker, 250 - a Primeira Escola Cossaca de Kiev e o Segundo Ginásio Ucraniano da Irmandade Kyrylo-Mefodiyevsky. Eles também foram ajudados por cerca de 80 voluntários locais, "cossacos grátis".
A luta durou até o final da noite de 29 de janeiro. Os ucranianos repeliram vários ataques, mas as perdas foram muito grandes. O comandante da UNR, Averkiy Goncharenko, ordenou que se retirassem para o escalão, que esperava dois quilômetros da estação. Em retirada, um grupo de estudantes ao entardecer perdeu seu marco e retornou à estação de Kruty, já ocupada pelo Exército Vermelho. Lá eles foram capturados. O comandante vermelho Yegor Popov, furioso com as horríveis perdas sofridas pelos bolcheviques por um punhado de estudantes, ordenou que os prisioneiros fossem mortos.
Dos estudantes capturados, os bolcheviques primeiro zombaram e depois atiraram. Um dos defensores de Krut cantou "A Ucrânia ainda não morreu" antes do tiroteio - o resto dos estudantes apoiou o canto e morreu com o hino ucraniano nos lábios.
Os bolcheviques proibiram os heróis de enterrá-los. No entanto, após sua retirada, os corpos dos defensores de Krut foram enterrados e, mais tarde, por ordem do governo da UNR, 28 Heróis Kruty foram enterrados no túmulo de Askold, em Kiev. Quando as autoridades soviéticas chegaram à Ucrânia, fizeram o possível para esquecer a Batalha de Kruty nos próximos anos.
Consequências da Batalha de Kruty
A Batalha de Kruto interrompeu a ofensiva do exército bolchevique por quatro dias. Além disso, deu tempo para a assinatura do Tratado de Paz Brest-Lituânia, como resultado do qual o RSFSR reconheceu a independência da UNR e retirou tropas de terras ucranianas. No final, isso atrasou a adesão da Ucrânia à União Soviética por um tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário