segunda-feira, 23 de junho de 2014

Desabamento da Rússia

Desabamento da Rússia poderá sepultar restos da ordem mundial

Hostilidades de Putin contra Ucrânia visariam unificar uma Rússia que se decompõe internamente

Segundo o historiador Vladimir Pastukhov – citado por Paul Goble em “Windows on Eurasia” – a guerra de Putin na Ucrânia visa também impedir a desintegração da Rússia, injetando uma “morfina patriótica” para manter a coesão dos russos.

Em artigo publicado na “Gazeta Novaya”, o estudioso russo argumenta que as consequências serão aterrorizantes, porque Moscou terá de administrar essa droga em doses cada vez maiores até morrer de “overdose”

Pelo final da década de 1980, a desagregação do império soviético atingia “todas as etnias”, escreveu. Os líderes pós-soviéticos não conseguiram criar estabilidade.

Hoje Putin sustenta a Rússia com “truques baratos”: manipulação da consciência de massa, o crime como instrumento de poder, a redistribuição de ‘rendas’ com bolsas para a população.

Mas o sistema, “esgotou-se já no final” de segundo mandato de Putin, diz Pastukhov. Agora, o colapso se manifesta “numa série de conflitos militares locais surgidos praticamente do nada como os cavaleiros do Apocalipse”. Os medos do fim do império só foram aprofundados pela revolução ucraniana.

A anexação da Criméia introduziu um “cavalo de Tróia” dentro da Rússia: “o movimento tártaro da Criméia pode se tornar o catalisador de conflito entre Moscou e Kazan”, diz Pastukhov. “Se as coisas chegarem a esse ponto, então será tarde demais para curar o país”.

Saudosistas anquilosados sonham que estão de volta à URSS, parando os ponteiros do relógio da história. Mas a Rússia na realidade virou “um parque temático do período soviético”. É mais fácil se enganar vivendo com os mitos do que enfrentar a dura realidade, diz o historiador.

Desorganização, crime e 'sistema de bolsas' afundam internamente a Rússia

A situação só vai piorar, acrescenta. “Os espasmos do império são como ataques epilépticos: cada novo ataque pode ser mais forte do que o precedente” e “a probabilidade é muito grande de que depois do próximo episódio a Rússia nunca mais se ‘levante sobre os próprios joelhos’”.

Tentar salvar o império “a qualquer preço” é um beco sem saída. Mas Putin tentará isso.

Pastukhov diz: “A Rússia precisa de um cirurgião, não de um anestesista”.

Mas – observamos nós – ao esboroar, o gigante russo poderá arrastar toda a Europa e deixá-la coberta de etnias, milícias e facções em luta permanente.

Nesse horizonte o comunismo burocrático também desapareceria, e o desabamento da ex-URSS traria como consequência a anarquia final sonhada por Marx.
 
Fonte: Flagelo russo

Um comentário:

  1. Comunistas não produzem e pilham bens de quem produz, e claro quebram por falta de competividade e resta apenas pilhar o bem aleio!,. Resultado.. guerras!

    ResponderExcluir