terça-feira, 11 de novembro de 2014

RESGATANDO A VERDADE: CONHEÇA A GÊNESE DA UCRÂNIA

GÊNESE DA UCRÂNIA

Postado originalmente em: 24/02/2011
Respostado em: 11/11/2014

Mapa da Ukraina
RUS – UKRAINA
A história do povo ukrainiano começa há muitos séculos.
Na margem direita do rio Desna, em Chernihov, foram encontrados em cavernas de pedra e ossos, diversos objetos: buris, facas, pontas, artefatos de ossos e chifres, estatuetas femininas e de animais, braceletes de osso e outros. Nestas cavernas havia buracos cheios de carvão de osso e cinzas, que remetem a 20 mil anos atrás.

Em épocas menos remotas o território ukrainiano foi habitado por citas, godos, hunos e outros povos. No entanto, o ponto de partida para a formação do Estado e da cultura ukrainiana considera-se a Idade Média.
Foi a partir de 980 que Keiv, fundada no final do século V teve grande desenvolvimento e influência na região. Era sede de seus monarcas. Em 988 toda Nação denominava-se “Kyivska Rus”¹. Foi batizada na fé cristã pelo monarca Volodymyr. O batismo foi nas águas do rio Dnipró.

No século XI tornou-se uma das principais cidades do mundo civilizado e uma das cidades mais prósperas da Europa. Contava com cerca de 400 igrejas e a primeira biblioteca. Possuía cerca de 50 mil habitantes.
Kamil Delamarr, membro da Câmara do II Império², em seu memorial intitulado “Un peuple evropeen… diz aos franceses que os Moscovitas [nome verdadeiro dos russos - O Cossaco] e “Rusyny” ou “Ruski” - são dois povos completamente diversos.

“Rusyny” ou “”Rutyny”, anteriormente tinham o nome de “Rusyny” e “Ruski” (Russiens et Russes) foram dominados e, no século XVIII os Moscovitas (assim conhecidos até então) apropriaram-se de seu nome, para legitimar, “evidente direito” de dominar esta nação. Desta maneira “Ruski” e “Moscovitas” hoje parecem sinônimos, quando, na verdade estes nomes e estas nações são radicalmente diversos.

Essa mistura deu a possibilidade aos moscovitas atribuir a si a história dos “Rusynos”. Mas a história não deve esquecer, que até Pedro I (1672-1725) que reinou de 1682 até 1725, diz Delamarr, aquela nação, que hoje chamamos Russa, chamava-se Moscovita, e sua terra Moscovia.

No final do século XVII, todos na França e Europa sabiam bem dessa distinção. A mudança aconteceu exclusivamente por motivo de que o governo de Petersburgo (ex-capital da Rússia) trabalhou mais de século para, confundir o verdadeiro significado destes nomes, e assim conseguir completa dominação.

G. Pivtorak, membro da Academia Nacional de Ciências da Ukraina, doutor de Filologia, professor, e historiador, escreve: 
"Na maior parte do território da Moscóvia, as pessoas comuns não se identificavam com nenhum grupo étnico e não possuíam um etnônimo, denominavam-se apenas como “cristãos”. O nome dos camponeses na língua russa não vem do local de sua vivência como na Ukraina e Bielorrússia. Moscou, primeiramente como uma pequena aldeia, é mencionada somente em 1147 e este nome foi atribuído a todo o país. Seus governantes chamavam-se príncipes, depois - grão-duques, mais tarde - reis. “Tzar” em russo. O povo em geral, pessoas de Moscou."

A denominação “Moscou”, Moskovyya” “Moskovskeie Governo” eram nomes oficiais. Assim eram chamados em toda Europa, países do Leste, Turquia, Arábia e outras nações. E os habitantes de Moscou denominavam-se “Moscovitas”.

Os ukrainianos, desde o século XV chamam seus vizinhos do leste e nordeste de moscovitas, e seu país Moscovia. Como vemos o processo de formação da nação russa concebia-se longe de Kyiv e toda sociedade primitiva original da Rus - Médio Dnipró, não tem nenhuma relação com ela.

O nome “Ukraina” aparece pela primeira vez em 1187, em histórias dos anos passados. Provavelmente a origem da palavra “Ukraina” vem da antiga palavra eslava “krai” que significa parte, segmento ou território, que pertence a tribo ou raça.

O nome “Ukraina” foi oficialmente reconhecido em 09/02/1918 pela Rússia Soviética, Alemanha, Austro-Hungria, Bulgária, Turquia. E o nome “ukrainets” (ukcrainiano) reconhecido como único e nacional, ao invés dos antigos: “ruskói”, “rusenskói”, “poludnevo-ruskói”, “rusko-ukrainskói”, “ukrainsko-ruskói, “maloruskói”, “malorosiyskói”, em 18/03/1921.

Depois da independência, 24/08/1921, o termo “Rus-Ukraina” é reconhecido tanto no meio científico como pela cultura em geral. Muitos intelectuais ukrainianos acalentam a esperança de que, quando não mais existir mais nenhuma ameaça de dominação por parte da Rússia, o nome histórico e imortal será novamente adotado.

———————————–
1) Kyivska, de Kyiv; Rus - Русь, em ukrainiano. O sinal “ь” depois da letra “c” é um sinal de abrandamento. A pronúncia é, digamos assim, mais macia.
A letra “y”, no alfabeto cirílico (ucrainiano) tem o som do nosso “u”. Não confundir com a letra cirílica “и” que é pronunciada com o som igual a “ê”. Ex: Володимир = Volodymyr (Volodêmêr).
O nome “Ukraina” lemos com hiato: U-kra-i-na.
2) … 22/05/1868 enviou aos Membros do Parlamento uma petição para introduzir na França os estudos das línguas eslavas, inclusive a ucrainiana. Ele sublinhou a unidade da Nação ukrainiana de Kuban até Hungria, e publicou o mapa das nações eslavas, o qual o governo de Petersburgo procurava localizar e destruía.
————————————
Pesquisa: Internet
Autora: Oksana Kowaltschuk
Fotoformatação: A. Oliynik

Nenhum comentário:

Postar um comentário