quarta-feira, 27 de novembro de 2019

A UCRÂNIA HONRA A MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DA FOME


23/11/2019, 07:33 - 313
No sábado, 23 de novembro, é comemorado o Dia da Memória das Vítimas da Fome na Ucrânia.


O Dia da Memória das Vítimas da Fome é comemorado anualmente no quarto sábado de novembro, com base nos decretos presidenciais de 1998 e 2007, informa a Ukrinform.
No século XX, os ucranianos experimentaram três fomes: 1921-1923, 1932-1933 e fome de 1946-1947. No entanto, o mais maciço foi o Holodomor de 1932-1933, um genocídio do povo ucraniano perpetrado pelo regime comunista totalitário da URSS.
A fome foi precedida por violenta coletivização da agricultura, a "desilusão" dos camponeses, uma campanha de colheita de grãos e terror em massa no campo. O terror da fome que está em vigor na Ucrânia há 22 meses é uma política deliberada e propositada do governo Stalin, cuja estratégia e tática são implementadas desde 1928. Essa ação punitiva e repressiva visava humilhar os camponeses ucranianos, destruindo as fazendas camponesas independentes - os fundamentos socioeconômicos da nação ucraniana.
Os camponeses ucranianos tornaram-se as próximas vítimas do regime stalinista após a repressão total da intelligentsia e do clero ucranianos. Nos meses de pico do Holodomor, 24 pessoas morriam a cada minuto na Ucrânia. Em pouco tempo, Moscou matou mais de três milhões de ucranianos.
Durante décadas, o Holodomor ficou em silêncio na Ucrânia soviética. A pesquisa sobre essa tragédia começou apenas no final dos anos 80. O Holodomor de 1932-1933 na Ucrânia é agora considerado como um ato de genocídio contra o povo ucraniano pelo governo da URSS através da organização de uma fome artificial em massa que levou a milhões de vítimas humanas em áreas rurais na SSR ucraniana. Segundo pesquisas sociológicas recentes, 77% dos ucranianos consideram essa tragédia um genocídio.
Em novembro de 2006, o Verkhovna Rada reconheceu o Holodomor de 1932-1933 como o genocídio do povo ucraniano. Dos 195 países do mundo, o ato de genocídio do Holodomor de 1932-1933 na Ucrânia em nível internacional, exceto a Ucrânia, é reconhecido por 15 estados membros da ONU e pelo Vaticano.
Uma série de eventos de luto será realizada na capital em 23 de novembro, em memória das vítimas da fome.
Assim, as atividades de luto serão realizadas no território do Museu Nacional “Memorial das Vítimas do Holodomor” (Rua Lavrska, 3), com a participação de representantes de autoridades estaduais, órgãos autônomos locais, público, clero e convidados estrangeiros. Em particular, o Presidente Volodymyr Zelensky participará da comemoração das vítimas da fome.
Além disso, um dia de silêncio será anunciado hoje às 16:00 para comemorar as vítimas da fome, bem como uma ação nacional "Acenda uma Vela". Nesse momento, qualquer pessoa pode se juntar para homenagear os compatriotas caídos e colocar uma vela no parapeito da janela.
Neste sábado, em Kiev, a bandeira nacional da Ucrânia será lançada. Eles também restringirão as atividades de entretenimento e farão alterações nos programas utilitários.
Em 23 de novembro, serão realizados cultos em memória nos templos das vítimas da fome na Ucrânia.
Como foi relatado, tradicionalmente na quinta-feira, 4 de novembro, às 16:00, a memória de milhões de ucranianos mortos durante o genocídio é comemorada com um momento de silêncio e luz de velas nas praças centrais da cidade, perto dos monumentos do Holodomor, nos templos e no Hall of Remembrance Museu Nacional das vítimas do Holodomor Memorial em Kiev. A tradição de queimar velas na janela de suas casas, a chamada "Vela na janela", foi sugerida pelo pesquisador do Holodomor James Mace.


Nenhum comentário:

Postar um comentário