quinta-feira, 10 de julho de 2014

Governo ucraniano procura recuperar Donetsk e exige libertação de Nadia Savchenko

No leste da Ucrânia, continuam os combates do exército ucraniano contra os mercenários russos.

Esta quinta-feira os combates para recuperar o controle das regiões de Donetsk e Lugansk concentram-se em Karlivka, a vinte quilômetros da cidade de Donetsk.

O conflito armado entre as forças governamentais e os mercenários russos provocou, em três meses, a morte de 478 civis e cerca de mil e quatrocentos feridos, anunciou esta quinta-feira o ministério da Saúde ucraniano.

Nas operações contra os mercenários e rebeldes, desde abril, foram mortos 173 militares e feridos 446.
Entretanto o ministério dos negócios estrangeiros ucraniano exige a libertação da piloto Nadia Savchenko, acusando as autoridades russas de terem sequestrado a oficial ucraniana, violando as leis internacionais.
Nadia Savchenko foi capturada mercenários russos em Lugansk, em meados de junho. Depois disso desapareceu, até que foi divulgado o seu paradeiro, detida na prisão russa de Voronezh.
A Rússia acusa a militar ucraniana de cumplicidade na morte de dois jornalistas russos no leste da Ucrânia, no mês passado. Nadia Savchenko integrava o batalhão que combatia mercenários russos em Lugansk no dia quando um ataque provocou a morte de dois repórteres de uma emissora de TV russa, Igor Kornelyuk e Anton Voloshin.
Copyright © 2014 euronews

Um comentário:

  1. Lamentável! A Russia como vingança financiando uma guerra civil na Ucrânia e a ONU não faz absolutamente nada. Povo da Ucrânia podem anotar aí o que vou escrever, a Russia vai financiar uma copa do mundo que financeiramente não vai trazer lucro nenhum, vai cometer o mesmo erro do Brasil, o País vai se endividar e esse País diabólico chamado " Russia " vai se desmoronar economicamente. a base da economia deles é vender gás, não fazem outra coisa além disso, a Europa vai procurar outras formas de energia, aí eu quero ver pra quem eles vão vender o gás deles, vão ter só os chineses como compradores de gás, rsrs , Um Abraço ao Povo da Ucrânia e paz a todos.

    ResponderExcluir