quarta-feira, 23 de outubro de 2013

GEOPOLÍTICA DOS YANUKOVYCH

Geopolítica dos Yanukovych. Viktor conduz à Europa, Sasha para Rússia.

Blog da Tetiana Chornovol, 07.10.2013

Política ukrainiana, como bordado com ponto-cruz tem dois lados: o público e a inversão. A parte da frente é "blá blá" na televisão, decretos do governo, votações parlamentares. Inversão é o movimento das finanças.

No lado frontal Azarov (primeiro ministro) borda sobre "melhorias" do país, de lá nos sorri Viktor Yanukovych, mas do lado inverso vemos Sasha (Sasha é diminutivo de Oleksandr. O Sasha desta história é o filho de Yanukovych - OK).  O inverso é todo interligado político-economicamente, e ramificado em empresas em que desaparecem bilhões do orçamento do Estado, e em seguida estendem-se até um ponto no qual aglomeram-se num antro repugnante. Viramos o bordado para o lado da frente, sobre este antro. E o que está ali bordado? O muro de seis metros do "Myzhyhiria (Intermountain - palácio do presidente).

Então, quando você vê o lado frontal e o inverso, você entende melhor o que acontece no país.

Portanto, a autora decidiu mostrar aos leitores qual é o aspecto do novo curso do Partido das Regiões e de Yanukovych na União Européia. A página frontal pode ser vista no canal da TV "Inter".

Como a "Família libertava "Ukraina" dos ocupantes ocidentais

Sua presidência Viktor Yanukovych começou com demonstrações de hostilidade não apenas aos valores ocidentais, mas também aos investidores ocidentais. Certamente, não se trata de política pública, mas do lado inverso, que é repleta de histórias de como os "ocupantes" ocidentais eram abertamente saqueados e suas empresas transferidas para "Família".

E isto não é exagero. No final de 2011, apareceu um artigo no EUobserver, fonte informativa de Bruxelas, com um artigo sobre Ukraina. Cito: "Empresas britânicas e americanas apresentaram aos funcionários seniors da UE cerca de 50 casos de "invasão corporativa", no período do governo Yanukovych - uma prática em que as empresas, que têm relações no governo ukrainiano, arrebatavam empresas com capital ocidental". Então, nos bastidores políticos ressoou, que atrás deste contexto está "Sasha Yanukovych". Para verificar, a autora telefonou à embaixada dos EUA. Lá confirmaram a existência de problemas com investidores americanos.

Em seguida, a autora, para investigação, escolheu casualmente um escândalo e começou o trabalho. Revelou-se que era um ataque invasivo à grande loja de departamentos "Univermag Ukraina".  Objeto de valor aproximado de 60 milhões de dólares. Naquele momento a loja ainda pertencia ao banco estatal irlandês Irish Bank Resolution Corporation, mas os invasores já haviam colocado o seu gestor. Ficou claro que os investidores ocidentais já perderam.

O primeiro, que a autora observou - é que os usurpadores ukrainianos eram assessorados pelos advogados de Makiivka (Região do Presidente), que no passado trabalharam nas estruturas empresariais com Anatoli Mohyliov e Dmytro Vorona.

Estas pessoas pertenceram ao círculo próximo do já falecido Vasyl Dzharty, que foram apadrinhados por Yanukovych e entraram para o círculo estreito de pessoas que acalentam valores da "Família". O primeiro afirma a vontade de Yanukovych na Criméia, o segundo trabalhava no Ministério de Interior, supervisionava compras de leilão e, em seguida foi transferido pelo presidente para Vice-Ministro da Justiça. 

O segundo assunto que me chamou a atenção, é que esta equipe trabalhava sistematicamente. Em particular, eles levaram à bancarrota a empresa pública que explorava ouro "JSC "Zakarpattpolimetaly" (Metais do Transcarpathia) no interesse de empresa privada.

Febre de ouro do Yanukovych

Nas profundezas da Ukraina tem ouro? Tem um pouco no Transcarpathia. Ainda no início do ano 2000 o então presidente Leonid Kuchma ordenou estabelecer exploração própria de ouro na Ukraina. O Estado adquiriu a técnica e por alguns anos perfurava a terra, e assim toda a idéia se esgotou. A exploração do ouro tornou-se sem perspectivas? Ou talvez o contrário, havia perspectivas já que a empresa foi impulsionada para dívidas artificiais, para através da falência privatizar as minas. Pelo menos a Yanukovych apareceram os sintomas da "corrida do ouro".

Pois uma grande dívida do JSC "Zakarpattpolimetaly" diante de uma empresa privada de Virgin Islands Cengart Financial Inc foi formada em 2007, quando Viktor Yanukovych era primeiro-ministro. Esse "acordo" organizaram o então ministro do Meio Ambiente Vasyl Dzharty e o subordinado a ele o dirigente do National Joint Stock companhy "Nadra Ukrainy" Yeduard Stavytskyi. Em tempo, esses funcionários, ao mesmo tempo, organizavam a alienação do "Myzhyhiria".

Filha de Dzharty - face da Themis ukrainiana

E, finalmente, a autora elucidou, que a ocupação e saqueamento da empresa "Nadra Ukrainy" (Entranhas da Ukraina) foi legalizada pelo Tribunal Econômico de Kyiv. Neste tribunal trabalha a filha mais velha do falecido Dzharty Victória. Ela é vice-presidente do Tribunal Econômico e uma peça muito importante no sistema de alienação de um outro negócio cobiçado por Oleksandr Yanukovych. Porque o presidente do tribunal é responsabilidade e obrigações, e Dzharty é o poder real, pois ela é aquela auxiliar, que de acordo com as instruções assegura o abastecimento e a utilização dos selos do tribunal.

E, isto significa que, se um juiz do Tribunal Econômico de Kyiv em um caso concreto, não percebeu e não levou em conta os interesses de Sasha Yanukovych, Dzharty simplesmente não colocará o selo sobre a decisão do tribunal enquanto hão houver apelação.
Foi com tais métodos de trabalho da Sra. Dzharty que se defrontaram os advogados do investidor " Univermag Ukraina" . Exatamente por isso eles perderam "Univermag Ukraina" no tribunal. 

A história com "Univermag Ukraina" eloquentemente demonstrou ao Ocidente a completa subordinação do judiciário ukrainiano não apenas aos interesses políticos de Yanukovych, mas também aos interesses comerciais de seu filho Sasha.
Pois é na política pública que Yanukovych "borda" sobre a independência dos tribunais ukrainianos quando explica porque Yulia Tymoshenko foi presa. Mas, no lado inverso do bordado  nós vemos um caso concreto de como o tribunal ignorou a propriedade de investidores estrangeiros do caro objeto da capital, a grande loja de departamentos "Univermag Ukraina" apenas porque este objeto caiu no gosto de Oleksandr Yanukovych. Realmente, os advogados de Makiivka servem a seus interesses.

Esta foto vulgar a Themis ukrainiana colocou no Facebook, como favorita.

Relaxe, você está sendo roubado por um dentista

Quando a autora aclarou o papel da filha de Dzharty na história da "Univermag Ukraina" e acrescentou a isto a relação dos advogados de Makiivka, dúvidas não permaneceram - exatamente isto - a usurpação foi realizada pela "Família". E, uma vez que este caso foi uma escolha aleatória para investigação jornalística, então, de acordo com a teoria da probabilidade, os rumores nos corredores respondem à realidade - Sasha "seleciona" as empresas alheias e não recua àquelas, apoiadas pelo dinheiro ocidental.

Então, no final de 2011 a autora ligou aos advogados dos investidores estrangeiros, com as palavras: "Relaxem, seu cliente está sendo roubado por um dentista".

Passou um ano e esta informação foi confirmada nas páginas da edição irlandesa "Business New Europe".

Um fiozinho dos usurpadores das lojas "Univermag Ukraina" correu ao antro do "Myzhyhiria"

Os usurpadores da "Univermag Ukraina" ficaram conhecidos na Irlanda, durante o julgamento do ricaço Sean Quinn, acusado de lavagem de dinheiro.

Durante o julgamento Quinn explicava que não retirava dinheiro da loja "Univermag Ukraina", porque em 2011 perdeu o controle da empresa e "iluminou" toda a cadeia de mudança de propriedade. Descobriu-se que "Univermag Ukraina" passou inteiramente às empresas ukrainianas LLC "Zenit" e LLC "Elegant Invest". (LLC - Limited Liability company ou Sociedade de responsabilidade limitada).

E, oh, milagre!!! A empresa "Elegant Invest" revelou-se empresa afiliada com a empresa LLC "Tantalit", através do Fundo "Dominante". LLC "Tantalit" é, como sabido, proprietário nominal do "Myzhyhiria, dono do famoso clube "Honka", sobre o qual Viktor Yanukovych certa vez, com orgulho disse aos alemães "Eu o construí".

A ligação dos usurpadores das lojas "Univermag Ukraina"com a "Família" observa-se  através de Dmitry Nikiforov. Este senhor fundou LLC "Elegant Invest". Ele também fundou e dirigiu LLC ZNKIF "Dominanta". Durante a usurpação da "Univermag Ukraina" 94,4% das ações "Dominanta" estavam na posse da famosa empresa "Tantalit", proprietária nominal do "Myzhyhiria".

Depois desta informação alguém ainda tem dúvidas em interesses de quem os usurpadores apoderaram-se da "Univermag Ukraina"?

E a segunda empresa? LLC "Zenit" é interessante porque seu diretor é Artem Basmadzhan. Em 2009 ele encabeçava a empresa estatal "Zakarpattpolimetaly", e neste cargo jogava nos interesses da empresa privada, credora de usurpadas minas.

Então com isto também está tudo claro, se LLC "Zenit" encontrou-se relacionado com a empresa afiliada "Tantalit", e se com a falência das minas de ouro ocupam-se juristas que usurparam "Univermag Ukraina" é evidente que o verdadeiro proprietário desta empresa vive no "Myzhyhiria".

Mas, não é compreensível, por que é necessário minas de ouro à "Família"? Ukraina não é Klondike (região no território de Yukon, no norte-oeste do Canadá, famosa pela corrida do ouro em 1897) porque a mineração de ouro no Transcarpathia nunca dará tão mega rentabilidade, como os lucros nas compradas empresas estatais. Talvez a resposta esteja no campo da psicologia e idêntica resposta à pergunta: E, por quê os "novos russos" usavam no pescoço correntes de ouro pesando quilos?"

Outro Yanukovych?
Assim a história da "Univermag Ukraina", ilustra eloquentemente, como Yanukovych considerava o Ocidente, nos primeiros anos de sua presidência. "Família" não considerava necessário cobrir as usurpações nem com pequenina folha de figueira, mesmo do tipo "Kurchenko". (Recentemente apareceu do nada um moço com este sobrenome e que está adquirindo ativos e tornando-se cada vez mais rico. Um ilustre desconhecido a um ano atrás - OK). E isto, naturalmente, dificulta o caminho para Europa.

Ainda mais, ações semelhantes continuam. Recentemente, na embaixada de um dos mais influentes países da UE a este autor confirmaram que investidores estrangeiros continuam queixando-se de roubo. O embaixador não conseguiu explicar como tal fato ocorre, pois que isto é pouco coerente com a direção européia de Yanukovych.

Contudo, talvez a lógica é, que é apenas inércia - do tipo difícil de não engolir, quando o pedaço sozinho entra na boca. Porque no inverso, nos antros mais íntimos de interesses de negócios observam-se mudanças de concepção dos Yanukovychiv. Particularmente nos negócios familiares surgiram parceiros ocidentais.

Além do que, não se trata de quaisquer centros comerciais ou hotéis, mas de uma esfera fundamental - o sucesso deste negócio proporcionará a possibilidade de falar sobre certa independência energética da Ukraina, independência da Rússia.

Trata-se da atividade da empresa "Nadra-Olesko" que, juntamente com as empresas ocidentais Shell e Chevron vai desenvolver as jazidas do gás de xisto na Ukraina.

"Nadra-Olesko" é uma companhia da "Família".  É óbvio. Ela também está encabeçada por uma pessoa do clã do falecido Dzharty - Maksym Shyshlov. Este senhor foi útil nos trabalhos referentes às estruturas de negócios, das quais os fiozinhos esticam-se até "Tantalit", seguindo até o proprietário do "Myzhyhiria".

O mais engraçado é que Shyshlov é membro do mesmo grupo empresarial que usurpou do investidor estrangeiro, as grandes lojas "Univermag Ukraina". Seu sobrenome, inclusive, é lembrado na investigação irlandesa Business Irish New Europe.

E ainda, este mesmo Shyshlov trabalhava como contador do NAK "Nadra Ukrainy" (NAK - National Joint Stock Company), quando em 2007 ao balanço desta estrutura foi transferida a residência estatal "Myzhyhiria" para posterior privatização, de acordo com os interesses de Yanukovych.

Todos esses quebra-cabeças formam uma interessante imagem: aqueles mesmos gestores-advogados, que saqueavam o negócio ocidental, agora trabalham com parceiros ocidentais. E, tanto no primeiro, como no segundo caso, fazia-se e faz-se nos interesses da "Família".

Isto é lógico, pois Viktor Yanukovych não mudou nem um pouquinho. É o mesmo de sempre - tzar, que acumula exclusivamente para si. No entanto, pode-se enriquecer de diversos modos. E agora, nos negócios da "Família" o investidor não é somente vítima sem sorte, mas um parceiro, o qual a "Família" está pronta para colocar no seu campo, e compartilhar parte dos lucros da "boca".

E assim nós estamos indo para Europa.

No entanto para nossa realidade - mesmo assim. Não União Aduaneira - já é uma vitória.

Mas existe a questão, se definitivamente o Partido das Regiões e Viktor Yanukovych se voltaram em direção à Europa, ou é apenas um movimento tático. 

Antes de tirar conclusões, é necessário olhar para as relações comerciais da "Família" e Putin. Sobre isto na próxima seção. Mas, por enquanto anuncio um fato divertido: eu não vou romper o fiozinho, heróis da publicação sobre negócios "familiares" e de Putin, projetos de empresas serão relacionadas às mesmas pessoas, que brilharam na usurpação da Joint Company "Nadra Ukrainy".

E isto é geopolítica? É onívoro! E também geopolítica ukrainiana!

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário