domingo, 13 de novembro de 2011

IRONIZANDO A POLÍTICA OU POLITIZANDO A IRONIA

Como sombra sobre Havana

Dniprohrad, mensageiro de cidadãos interessados, 24.10.12
Roman Chayka

E se vocês não querem dar a nós, democratas de Makiivka e Yenakiiev, [1] a perspectiva de adesão a União Européia - então eu voarei adiante. Assim respondeu o Garantidor da integridade territorial do Myzhyhiria [2] ao líderes da UE. Com coragem e arrogância, rigoroso como Putin.

Permitir a Yulia participar das eleições - isto para vocês é democracia? Todas essas conversas européias sobre um judiciário independente, a presunção de inocência, o papel da investigação e acusação, ações da advocacia e possibilidades de proteção no processo, a abertura dos tribunais, o procedimento contraditório, a motivação e os benefícios pessoais de acordos internacionais, ou a sua ausência.

Conversa fiada. Vocês pensam que os espertos do orçamento como os kliuieves - boikos - tihipkoos, às costas dos quais estão os paladinos do direito e liberdade pshonkas - khoroshkovskis - mohylioves e toda essa quantidade, apoiada pelos gênios criadores de leis chechetovs - bohoslovskys - kolesnichenkivs acreditarão nos seus bla-blá-blás "valores europeus"?

O reconstruído estádio por meio bilhão ou duas plataformas de petróleo ao preço de quatro - são valores. E, em geral - vocês muito querem de nós: é libertar Yulia no período de queda do ranking do governo, é lei sobre aprimoramento eleitoral dos candidatos ao Conselho para não comprarem votos. Talvez também queiram uma nova reforma judicial? Caracas... darão perpectiva? Ah, não - voarei adiante... E voou. Para Cuba.

Na página do presidente escassa como lágrima de Che Guevara, a mensagem: "O presidente da Ukraina Viktor Yanukovych reuniu-se com Fidel Castro. O encontro "olho-no-olho durou mais de duas horass". E nenhuma foto. Os próprios cubanos já não veem Fidel a mais de um ano.

E ele ainda existe? Aos cubanos, ao menos pintam algumas fotos nos jornais comunistas. Mas nós fomos privados de tal alegria. Com quem era o encontro? Com fotografia? Ou talvez não houve nenhuma reunião. Somente Raul sabe e mais alguns Rauis da administração, mas será que dirão? E mesmo, se depois de uma garrafa de rum cubano ainda imaginar uma recepção calorosa, então sobre o que com Fidel nosso euro garantidor poderia falar duas horas ininterruptamente? Não narrou ele a nossa marasmática revolução sobre bem sucedida reforma de aposentadorias na Ukraina longínqua.

Na "Ilha da Liberdade" para família Castro onde a civilização amorteceu na virada dos anos 60 do século passado, existem dois valores cubanos: primeiro - o povo por 20 dólares de salário apoia os guias hereditários, os Castro, não se revolta e segundo - nem mesmo a Cia conseguiu derrubar Fidel. Talvez compartilhar experiências, porque olhar um vídeo brutal de Kadafi é assustador. Até ocorreu histeria com Mubarak.

Então sobre a verdade dos valores cubanos. Ao redor palmeiras e devastação. Além da agricultura, a qual deve-se não tanto ao marxismo - leninismo, como ao clima do Caribe - nada se produz. Mas a medicina aqui é boa, tão boa que até o democrata Hugo Chaves se trata em Cuba. Com esta medicina, que conhece os segredos, pode-se viver para sempre e pensar sobre quarto-quinto mandato.

Conforme relata o porta-voz oficial da Bankova: no assunto sobre medicina sempre concordaram - os cubanos não vão escolher entre produtos ukrainianos visto seu isolamento insular. Desde a crise do Caribe a prática do escambo na economia da ilha permanece inalterado - tudo era trocado com a URSS e China comunista. Agora vão praticar escambo também com Ukraina.

O número maior de crianças que poderá ser trtado em Cuba é prejudicado com a ecologia ukrainiana, destruída pelos conjuntos industriais dos oligarcas-imperialistas nacionais, sua jovem saúde é boa. Maior quantidade de charutos cubanos, rum e frutas - também não é ruím.

Mas, em essência - toda esta visita, como sombra sobre Havana. Porque declarou-se como contra resposta às exigências de Bruxelas. Contraposição de valores cubanos aos europeus.

Bem, há um valor cubano - a oposição na ilha já não existe a meio século. Esta se bronzeando na apodrecida - capitalista Flórida.

Grande mistério em Havana: com 20 dólares a nação cubana é alegre e feliz, e os ukrainianos com o mínimo de 100 dólares - insatisfeitos com a vida. Tudo para eles é pouco. Como fazer dos ukrainianos um povo eternamente feliz e satisfeito como os cubanos? Onde está esse botão mágico, Castro? Esta é uma pergunta de peso civilizacional e valores comuns. E como tornar sem oposição o espaço circundante? Nem Chaves, nem Lukashenko (Bielorrússia) tal não conseguiram, mas Fidel com Raul - total vantagem.

Embora o segredo da paz e prosperidade de ditadores comunistas é simples. Ainda em 1959 foram proibidos todos os partidos e movimentos públicos. Um milhão de "maus" cubanos emigrou, os melhores ficaram. Princípios e valores precisa consolidar imediatamente, ainda no início das "reformas populares". Assim ensina a experiência do grande Fidel. Mesmo na Wikipedia pode-se ler esta receita.

Havia no governo dos Castro um tal de Che Guevara. "Ele foi nomeado presidente da prisão na fortaleza La Cabaña, e dentro de cinco meses de mandato, de 1959-1960, ele supervisionou os processos e execuções de muitas pessoas, entre as quais havia funcionários do regime anterior de Batista. José Velasuso, advogado que trabalhou sob a direção de Guevara em La Cabaña, na preparação das acusações, disse que eram procedimentos sem lei, em que "os fatos foram avaliados sem qualquer respeito a princípios gerais de direito", e provas foram fraudados por Guevara. Próximo 550 pessoas foram executadas pelo tribunal especial sob ordens de Guevara durante este tempo". Isso sim - experiência prática e tradição histórica.

Mas tem um invencível probleminha - tanto Che, quanto Fidel sempre foram anti-imperialistas e, segundo suas medidas o atual governo da Ukraina - completamente imperialista. Esses imperialistas pós-soviéticos não conseguirão transformar a prisão de Lukianivska em La Cabaña, não conseguirão proibir todos os partidos, e não empurrarão todos para exílio. E mesmo se copiarem todos os métodos do governo castrista - não conseguirão mudar sua natureza oligarquica de rapinagem.

Se Guevarra estivesse nesta reunião de duas horas, ao lado do camarada Fidel, aconselharia com precisão: é hora de fazer a revolução social e enxotar todos esses imperialistas do governo ukrainiano às masmorras de La Cabanã. Porque o contrário, os imperialistas segurarem seu povo pela cauda e pela crina - não acontece para sempre.

"Nós realmente queremos, que as reformas, que começaram em Cuba, sejam bem sucedidas e conduzam o país ao florescimento e prosperidade a nação cubana", Desejou nosso reformador ao reformador Raul e voou para o Brasil. Atrás ficou a linda e miserável Cuba...
[1] Regiões de Donetsk, procedência do presidente Yanukovych e muitos de seus apoiadores.
[2] É o local onde Yanukovych está construíndo sua esplendida residência-clube. Veja reportagem anterior neste blog.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário