segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA UCRÂNIA - 14/11/2011

Yulia Tymoshenko

Yulia completou 100 dias na prisão. Aproximadamente 100 pessoas promoveram uma ação junto aos muros da prisão. Elas cantaram canções populares ukrainianas acompanhados pelo som da guitarra. As pessoas seguravam as bandeiras do partido e soltaram bexigas vermelhas e brancas. Algumas pessoas discursaram.

A apelação da Tymoshenko será analizada por juízes dependentes do governo. Segundo o advogado a escolha será feita pelo computador, mas a relação contem somente os nomes de juízes ainda não efetivados e contra eles foram abertos processos disciplinares. Então estes juízes farão tudo o que lhes for solicitado para salvar a própria pele. A sessão de apelação está marcada para o dia 13.12.2011.

Tymoshenko enfrenta outro problema grave. Para uma reunião com seus advogados ela compareceu com auxílio de dois funcionários da prisão, nos quais se apoiava. Ela quase não sai da cama. Seriam problemas na coluna, hérnia ou neuralgia? Segundo sua filha, os médicos da prisão não sabem já que nenhum exame pode ser realizado na prisão, além de simples toque. E ainda, segundo seu advogado, os médicos, "a pedido" precisaram modificar o diagnóstico inicial que recomendava o mais rápido possível internamento em clínica especializada para um diagnóstico correto e posterior tratamento. Com o diagnóstico modificado, o tratamento recomendado foi cancelado. Seu médico particular também não pôde visitá-la nestes 100 dias. Segundo os médicos da prisão, ela não deve permanecer na cela onde a temperatura for inferior a 14 graus. O advogado acha que a cela é fria e úmida. A direção diz, cinicamente, que Tymoshenko ficou doente devido suas caminhadas matinais no pátio da prisão (E a neve está começando a cair, temperaturas abaixando! - O.K.). O serviço penitenciário divulgou notícia que Tymoshenko foi examinada pelos médicos do Ministério da Saúde e estes concluíram que não havia problemas graves. Mas o Ministério da Saúde desmentiu esta informação dizendo que os médicos do Ministério não examinaram Tymoshenko. O Ministro instou para "não especular sobre o tema da saúde e não politizar as atividades dos médicos".

Tymoshenko pediu à Comissão Européia não interromper os trabalhos referentes à assinatura dos Acordos para Associação, apesar de seu aprisionamento.

...................................................................................................................................

Os motoristas do sucessor de Lutsenko

Os motoristas do sucessor de Lutsenko também incorrem no desvio de função, prática antiga no Ministério do Interior, mas ninguém os coloca na prisão por este motivo.

Segundo declarações de testemunhas, sempre que havia falta de motorista eram convocados oficiais de unidades operacionais de pequenas unidades. Eram 150 - 200 assim convocados.

Fato interessante é que esse esquema funciona até hoje, principalmente para conduzir o automóvel do ministro.

À pergunta da esposa Irina "Os motoristas do atual ministro acesso têm acesso às informações secretas", a resposta da testemunha foi afirmativa. E, à pergunta de Lutsenko "se tem os motoristas efetivos da frota da garagem acesso aos segredos de Estado", já a resposta foi negativa. Daí se deduz uma conclusão inequívoca.

Os motoristas do atual ministro são registrados em outros departamentos, com outras funções. Que pretensões podem haver ao então motorista de Lutsenko Leonid Prystupliak?

Estas declarações foram corroboradas pela testemunha seguinte Volodymyr Brukhanskyi, vice-chefe da frota de operações do Ministério. Ele disse: os trabalhadores da frota do Ministério não dirigem o automóvel do ministro. "Nas máquinas do ministro estão instalados equipamentos especiais de comunicação - é o acesso às informações reservadas".

Sempre os motoristas do dirigente do Ministério de Assuntoos do Interior vieram de pequenas unidades, não da frota da garagem. E à pergunta por quê? a testemunha respondeu: "Sendo o ministro - pessoa protegida, então aos seus motoristas exigem-se requisitos especiais..."

Durante a sessão o advogado da defesa pediu um intervalo porque Lutsenko estava passando mal e precisou fazer uso de medicamentos. Ele, como Tymoshenko, somente é examinado pelos médicos da prisão. Lutsenko precisa de uma biópsia do fígado, mas na prisão isto não é possível.

No entanto, os médicos da prisão dizem que há melhoras na saúde de Lutsenko. Os advogados contestam porque, além de problemas do fígado e pâncreas, agora Lutsenko tem diabetes.

...................................................................................................................................

Cresce assustadoramente a criminalidade infanto-juvenil na Ukraina


Na Ukraina, a partir do início de 2011 distingue-se um aumento da delinquência infnto-juvenil de 15 a 17% em comparação com o ano anterior.

Isto foi divulgado em uma conferência de imprensa em Donetsk (região do presidente) pela chefe da Administração, Bem-estar e direitos infanto-juvenis Liudmyla Voronets.

"Normalmente cometem delitos crianças de famílias problemáticas: quando são órfãs ou pais usuários de bebidas alcoólicas". A criminalidade aumentou muito entre as crianças que já haviam cometido crimes anteriormente. São crimes recorrentes "entre as crianças que cometeram crimes anteriormente e, não foram mandadas para prisão, mas, ao mesmo tempo, o trabalho preventivo foi insuficiente".

"Estamos preocupados porque o aumento da criminalidade ocorre no momento da reforma dos órgãos do assunto do interior, na parte referente à milícia criminal, na questão infanto-juvenil", disse Volynets.

"Se hoje há aumento da criminalidade infantil, uma mudança radical será satisfatória?... Talvez sim, talvez não. Precisa pensar muito bem como fazê-la", concluiu Volynets.

Outro fato bastante presente no desenvolvimento infanto-juvenil é quando os pais migram para outros países europeus porque não encontram trabalho na Ukraina, e deixam filhos pequenos ou adolescentes aos cuidados de familiares, geralmente os avós, que já não dispõem da necessária vitalidade para substituir os pais.

Estas crianças geralmente recebem compensações econômicas, mas se ressentem com a falta dos pais, principalmente a falta da mãe e são propícias para o desencaminho, e até suicídio.

Quando ficam com parentes mais distantes criam complexos em relação a seus colegas de classe: sua aparência não é tão bem cuidada, como dos colegas que vivem com os pais, julgam eles.

E, às vezes, o dinheiro recebido do exterior não é mesmo aplicado como determinado pelos pais, o que acarreta maior sofrimento. A revolta entre os adolescentes é direcionada para o dinheiro: se meus pais me deixaram sozinho - então que paguem por isso! E, mesmo quando os pais voltam a influência emocional já se perdeu, predomina o dinheiro.

Se os adolescentes não recebem apóio e aconselhamento de pessoas próximas - na alma predomina a ofensa.

Normalmente possuem dinheiro, mas devido a perda de emoções familiares gastam-no com álcooll, jogos e cigarros. Muito cedo iniciam relacionamentos sexuais e adquirem doenças venéreas ou praticam aborto.

Desencantam-se com representantes do sexo oposto.

Os pais abandonam os filhos porque não tem como alimentá-los. Cada nonagésima criança na Ukraina é privada de cuidados paternos e somente um terço delas consegue pais adotivos.

Na região leste tem três a quatro vezes mais crianças nos orfanos que na região oeste - 2% contra 0,5% . Em Donetsk, cada terceira criança cresce sem pai.

A diretora de programas sociais do Centro Razumkov diz que, devido ao declínio catastrófico na produção as pessoas acabaram na rua sem um centavo no bolso. Na ausência de perspectivas sociais tornam-se alcoólatras, viciadas em drogas, famílias desestruturadas... Se as pessoas não apreciam o trabalho e consideram-no apenas como fonte de sobrevivência, ele perde sua dignidade. Para nossos oligarcas a situação é favorável, fornece um bom clima de investimento, mão de obra barata. Então as pessoas anulam seus laços perante o Estado, depois perante a comunidade e , por último perante sua família. A pior coisa é perder os sentimentos em relação aos filhos.

Na região ocidental também há muitos órfãos sociais. São muitas as crianças criadas pelas vovozinhas e vovozinhos enquanto suas mães trabalhavam como domésticas na Itália. Mas no oeste ukrainiano as pessoas são mais religiosas que no leste e sudeste. Viveram menos tempo sob o jugo russo.


---------------------------------------------------------------------------------

Deputado do Partido das Regiões cria facção pró-Putin 

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana) 10.11.2011

Nos próximos dias, no Parlamento ukrainiano, planejam criar uma interfacção de deputados para apoiar a participação da Ukraina na União Econômica da Eurásia.

O anúncio foi feito pelo deputado Valerii Konovaliuk. O propósito do grupo parlamentar será pela aproximação da Ukraina para ingresso na União Econômica Eurasiana.

O grupo será formado de aproximadamente 15 deputados que se ocuparão com questões de desenvolvimento de relações comerciais com países da CIS (Comunidade dos Estados Independentes: Azerbaijão, Bielorrússia, Armênia, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Uzbequistão.



------------------------------------------------------
Compilação e tradução: Oksana Kowaltschuk
Foto formatação: AOliynik

Nenhum comentário:

Postar um comentário