sexta-feira, 7 de setembro de 2012

CONGRESSO MUNDIAL DE JORNALISTAS E EDITORES NA UCRÂNIA

Congresso Mundial de Jornalistas e 19° Forum Mundial de Editores, em Kyiv

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 03.09.2012

Na cerimônia de abertura do Congresso Yanukovych disse que "Um dos obstáculos para o desenvolvimento da mídia na Ukraina são os falsos estereótipos sobre a falta de liberdade de expressão em nosso país. Em minha opinião, isso é devido a falta de informações objetivas, como de fato é a situação". Ele ainda acrescentou que desde os tempos da União Soviética Ukraina progrediu consideravelmente na garantia da liberdade de expressão.

No entanto os jornalistas que carregavam pequenos cartazes e desejavam levantá-los durante o discurso de Yanukovych foram barrados na entrada. Depois de uma longa disputa conseguiram entrar, mas foram cercados pela proteção presidencial.


Com o início do discurso de Yanukovych os jornalistas ergueram os cartazes que denunciavam o espancamento dos jornalistas na Ukraina, a remoção do Canal TVi da rede a cabo, a realização do tribunal fechado sobre o assassinato de Gongadze (O pessoal da cúpula governamental com o próprio ex-presidente Kuchma tem envolvimento. Foi um crime brutal do qual acharam o corpo sem a cabeça. Já no governo Yanukovych teriam localizado a cabeça, mas a mãe do jornalista não aceita esta versão por não confiar nos exames realizados pelo governo e lamenta não ter condições financeiras para realizar os exames no estrangeiro. O executor do crime está preso, o que não foi esclarecido é quem foram os mandantes - OK), o aumento de censura em principais canais de televisão, a falta de uma televisão pública na Ukraina.

O cartaz da principal redatora deste jornal (Verdade Ukrainiana), Olena Prytula, lhe foi arrancado das mãos. Houve discussão. O presidente não interrompeu o seu discurso. Os representantes da mídia estrangeira ativamente fotografaram. (Vide video)

A luta contra a censura dos jornalistas ukrainianos apoiaram os organizadores do Forum Mundial.

Segundo o porta-voz da WAN-IFRA (Associação Mundial de Jornais e Editoras de Notícias) Larry Kilman o objetivo do Forum na Ukraina é para proteger a liberdade de imprensa. "Ao escolher Ukraina como nosso ponto de encontro, expressamos solidariedade com a imprensa local independente e atraimos a atenção internacional para a situação daqui. As manifestações constituíram forte lembrança que ainda muito deverá ser feito", frisou ele.

Kilman acrescentou que o presidente da WAN-IFRA Jacob Mathew disse estar preocupado com a situação na Ukraina, na presença do presidente.

"Nós tivemos um protesto semelhante em nossa cerimônia de WAN-IFRA na abertura, quando os eventos tiveram lugar em Moscou em 2006, durante o discurso do Presidente Putin. E, como em Moscou, o presidente do WAN-IFRA aproveitou esta oportunidade em Kyiv para expressar a nossa preocupação, em seu discurso na presença do presidentee, diz o comunicado de Kilman

Tradução: Oksana Kowaltschuk
Foto e video formação: AOliynik


DE QUAL LIBERDADE DE IMPRENSA YANUKOVYCH ESTAVA FALANDO?


Nenhum comentário:

Postar um comentário