quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

LIBERDADE ECONÔMICA NA UCRÂNIA

Ukraina ocupa o último lugar na Europa em termos de liberdade econômica

Tyzhden (Semana), 10.01.2013

Segundo American Heritage Foundation em colaboração com The Wall Street Journal Ukraina ocupa o número 161 entre 177 países. Segundo os editores, 0,2 pontos obtidos a mais que na classificação anterior é "sucesso modesto em liberdade monetária e de empreendedorismo não superam a deterioração da liberdade de trabalho e a corrupção. A liberdade econômica continua sob dura repressão, as leis funcionam mal, os direitos de propriedade são insuficientes e a corrupção é generalizada.

De acordo com o resultado, Ukraina ocupa a última posição entre os 43 países europeus, e sua pontuação geral é menor do que a média global. Perdeu até para Bielorússia (154° lugar) e Rússia (139°lugar.

Na área de economias mais livres: Hong Kong, seguido por Cingapura, Austrália, Nova Zelândia, Suiça, Canadá, Chile, Ilhas Maurícias, Dinamarca e os EUA.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


Tudo em Família - I

Tyzhden (semana), 09.01.2013

O novo chefe do Serviço de Segurança da Ukraina serviu no exército russo por 7 anos. Oleksandr Yakymenko iniciou sua carreira como piloto militar soviético. Após o colapso da União Soviética, por sete anos "defendeu os interesses e a integridade territorial da Rússia" na Criméia (Ukraina). Renunciou às Forças Armadas da Rússia em 1998. Por mais de 10 anos sua biografia não é conhecida. Em agosto de 2011 Yakymenko foi nomeado chefe do Serviço de Segurança da Ukraina em Donetsk, e um ano antes no Serviço de Segurança da Ukraina em Sevastopol. Em Donetsk (Ukraina) , ele iniciou a construção da capela em honra ao St. Oleksandr Nevsky (príncipe russo).

Nos últimos anos interagiu intensivamente com Oleksandr Yanukovych, filho do presidente que, segundo fontes do jornal "Glavkom" estava diretamente envolvido no processo de formação do novo governo. Daí também a indicação de Pavlo Lebedyev para chefiar o Ministério da Defesa.

Anteriormente Yakymenko era responsável pela Direção Geral de Combatee à Corrupão e Crime Organizado.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


Tudo em família - II

Tyzhden (Semana), 09.01.2013

O pai do candidato ao posto de Presidente do Banco Nacional trabalha, atualmente, no Gazprom, Rússia. Gazprom é a maior empresa russa de energia, exploração, transporte, processamento, armazenamanto e comercialização de gás e petróleo, bem como produção e comercialização de calor e energia elétrica.

O pai de Ihor Sorkin, Vyacheslav Sorkin, ocupa o cargo de primeiro vice-chefe do Departamento de Investimento e Construção do Gazprom. Ele também é membro do Conselho de Administração do "Gazprom-invest YUG" e da Companhia Especial do Transporte de Gás.

Ihor Sorkin nasceu em Stavropol, Rússia. Estudou e trabalhou em Donetsk na Ukraina. Exerceu o cargo de gerente de empresa de projetos de extração, transporte, armazenamento e processamentoo de gás e hidrocarbonetos, cujas 40% de ações são da Gazprom.

A irmã de Ihor Sorkin - Vlada Dolgikh é uma das acionistas desta empresa.

Lembramos, o presidentee Viktor Yanukovych propôs o nome de Ihor Sorkin para presidência do Banco Nacionall da Ukraina, onde ele já ocupa o cargo de vice-presidente.

Complementando, com a notícia do dia 11: No dia 9 os Regionais no Parlamento não conseguiram a aprovação de Sorkin para presidência do Banco Nacional. Mas, já no dia seguinte houve comparecimento de parlamentares até de muletas, braço quebrado, bronquite, etc., e tudo se arranjou. A oposição até que se esforçou (com auxílio de jornalistas) mas não conseguiu evitar que alguns deputados votassem disfarçadamente com cartão do colega ausente. Agora, pelo menos disfarçam.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

Tudo em família - III

Tyzhden (Semana), 09.01.2012
Iryna Sharpinska

Para onde vai o dinheiro?

O ex-presidente do FEPU (Fundo Estatal de Propriedade da Ukraina) diz que a propriedade do estado vai para uma mão a preçoos baixos.
A principal razão para o fracasso em 2012, do plano de ingresso da privatização é a falta de ttransparência e preçoos baixos dos objetos privatizados, segundo Oleksandr Bondar.

"No ano passado, das realizados 10 (dez) privatizações (planejados 10 bilhões de UAH - Red.- No câmbio atual uma UAH corresponde a 0,12 USD - OK) - entrou apenas 6 bilhões de UAH. A principal razão é que vendem tudo para uma mão, sem qualquer tipo de concorrência, pelos preços iniciais" - disse Bondar.

O especialista explica que são muitos os objetos vendidos também nos anos anteriores. "Pela tal quantidade de objetos poderiam recolher, talvez, os fundos estabelecidos para 3 anos (a quantidade projetada de receitas para o Orçamento do Estado, para a ação de privatização para 2012-2014 constitui 40-60 bilhões de UAH - Red.)".

Comparem, "Kreyvorizhstal" (empresa de metalurgia) no governo da Tymoshenko venderam por 24 bilhões de UAH. Uma. E agora venderam um lote de objetos, tudo por 6 bilhões.Mas, se lembrarmos o que venderam no ano passado, então seria suficiente para várias tarefas anuais. Penso, será mesma coisa este ano. Único, talvez consigam vender maior quantidade, mas em termos de valor será o mesmo. Porque lá, já está determinado, anteriormente, quem compra cada ítem", - disse Bondar.

"Isso tudo vai para uma mão a preços baixos - que é a principal razão para não execução do plano", - disse o especialista.

"Uma mão" ele designa a estrutura do SCM (Sistema de Gerenciamento de Capitais - grupo financeiro e industrial na Ukraina) de propriedade de Rinat Akhmetov, RosUkrEnergo (empresa de revenda de gás natural no território da Ukraina, Europa Central e Oriental - cujo acionista é o Gazprom, Holding Centragaz AG, em que 90% as ações pertencem a empresa de Firtash) e a "Família" do presidente Viktor Yanukovych.

Eles se revezam e compram ramos inteiros também nos mercados secundários. Exemplo: todo o ramo de titânio comprou uma empresa ligada a RosUkrEnergo. Metalurgia e gerações de energia elétrica - tudo é adquirido pela SCM. Também a Zaporizhstal, líder da indústria metalúrgica, e a Fábrica de Ilich (Lenin), e muitos outros objetos" - disse Bondar.

O terceiro participante de todas essas transações - é a "Família". Quem lhe pertence e quem é o chefe - não se sabe. Mas essa estrutura é diretamente ligada ao presidente. Eles também participam de todas estas operações. Ninguém sabe com que porcentagens e em que objetos. Mas isso é compreensível, - acrescenta Bondar.

Lembramos, como relatado pelo fundo de propriedade do Estado, as receitas da privatização em 2012, de 6,763 bilhões de UAH, representam 67,6% do plano anual.

Oleksandr Bondar foi chefe do Fundo de Estado da Ukraina (1997-2003), Vice-presidente do Fundo (2005-2006) e deputado do Parlamento em duas convocações.

Tradução: Oksana Kowaltschuk
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário