terça-feira, 8 de outubro de 2013

GENE DO SUBORNO

Ukrainskyi Tyzhden (Semana Ukrainiana), 06.08.2013
Valeria Burlakova

Desde a infância os ukrainianos acostumam-se com os informais "agradecimentos" e escolhem um emprego no qual poderão recebê-los.

 

Segundo os dados de "Transparency International", cerca de 40% de nossos compatriotas, durante o ano, pelo menos uma vez dão suborno, porque não veem outra possibilidade de influenciar no processo. A situação com esta variedade de corrupção na Ukraina é uma das piores na Europa. Para efeito de comparação: na Geórgia, durante o ano passado, deram suborno 5% dos entrevistados. Na Dinamarca, Finlândia, Alemanha - não mais de 1%. Devido a total prevalência de suborno em nosso território, os ukrainianos, desde a infância, inclinam-se ao pensamento que isto é norma de vida. Isto é fomentado, primeiramente, pelo sistema de ensino corrupto.

Escola da vida

"Trazer 500 UAH para reparos", - recado anotado nos diários dos alunos pequenos. A anotação é feita a lápis, para apagar as evidências da extorsão depois que a mensagem for lida em casa, explica o pai da aluninha de Kyiv. As crianças maiores não levam anotação, elas lembram de pedir aos pais. Mas, quanto as pequenas, os professores não tem certeza. E neste procedimento esconde-se um cinismo especial. Crianças, desde pequeninas entendem: há certos pagamentos, sobre os quais todos sabem, mas sobre eles não se deve falar e até cobrir seus rastros. Ao mesmo tempo este esquema envolve suas principais autoridades morais, aqueles a quem devem seguir: pais e professores. 

Aritmética do suborno

Tyzhden (Semana) relacionou as mais disseminadas "relações de despesas" para os pais ukrainianos.

Jardins de Infância:
Recepção no jardim - de 200 a 10.000 UAH
Diversos - material de escritório, brinquedos, móveis, material de higiene, etc.               
                 (normalmente a cada semestre) a partir de 100 UAH
Consertos nas dependências - (uma vez por ano) 100 a 1000 UAH
Organização das festividades - (no mínimo 5 vezes no ano) a partir de 100 UAH
Colaboração beneficente ( no mínimo uma vez ao ano) 300 UAH ou mais  

Escolas: 
Acomodação na primeira série - de 5000 a 7000 UAH
Consertos - (uma vez ao ano) 300 a 1000 UAH
Fundo da classe - (normalmente todo mês 50 a 100 UAH 
Fundo da escola - (normalmente todo mês) 40 a 100 UAH
Diversos - materiais, alimentação (normalmente todo mês) 20 a 100 UAH
Colaboração beneficente - (no mínimo uma vez ao ano) 50 a 1000 UAH 

Faculdades:
Garantia de entrada ao Vestibular* - 8000 a 80.000 UAH
Condições favoráveis para ingresso na Faculdade - 3000 UAH ou mais
Provas - 50 a 9000 UAH
Trabalhos - 800 UAH ou mais
Diploma - 2000 UAH ou mais
Colaboração beneficente (no mínimo uma vez ao ano) - 2000 a 8000 UAH

No Ministério de Educação acentuam que "nenhuma contribuição obrigatória deve haver", e aconselham contactar o Ministério Público. No entanto, elas existem, e com elas já se apaziguaram praticamente todos os ukrainianos, cujos filhos atingiram a idade escolar.

Certamente, concussão na escola - não é apenas uma "doação tradicional" de cada um, mas o caminho de solução de um ou outro problema. Mau sinal do suborno é o exemplo dos adultos. "Colega de classe de minha filha roubou o dinheiro do armário dos pais de sua amiga e com este dinheiro acertou com professores pela "melhoria" de algumas avaliações no final do nono ano, - diz a mãe de Odessa. Depois tudo se esclareceu. O escândalo abafaram, não exigiram a devolução do dinheiro dos professores... No entanto, o fato é assustador. A criança cometeu um crime, para cometer outro crime - dar suborno. E, os assim chamados pedagogos silenciosamente tomaram dinheiro de uma adolescente de 14 anos, nem mesmo de seus pais. E não hesitaram".

Tributo nas Universidades

Se nas escolas os casos, quando a criança sozinha resolve "melhorar sua avaliação", são únicos, nas universidades ukrainianas, esta prática tem sido tradicional. De acordo com a pesquisa realizada pelo Fundo "Iniciativas Democráticas" os estudantes, com suborno nas Faculdades, pessoalmente tinham ligação ou ouviram falar de colegas, 60% de inquiridos. 74% dos que davam suborno, pagavam pelo conceito "bom" ou "excelente", 23% - pela defesa da tese, 22% tentavam evitar exclusão.

Cada quinto aluno considera, que dar suborno pela avaliação - é normal. No entanto, de acordo com os resultados da pesquisa de organização social Uniter, "subornos exigidos - é prática duas vezes mais comum que as "ofertas voluntárias". Exigi-los podem em qualquer situação. Por exemplo, ameaçam com expulsão da habitação coletiva, ao receber determinada quantia, o estudante permanece no seu lugar. Dar suborno para conseguir um lugar na habitação (casa do estudante) é uma prática enraizada. Os estudantes, ou seus pais são obrigados a fazer isto para ter melhores condições de vida. Por exemplo, ficar no quarto para duas pessoas, e não três ou quatro.

Além da manipulação com a moradia, nas universidades é confortável excluir estudantes, especialmente do orçamento, e depois atualizar pelo não oficial "agradecimento". Nas condições de anonimato diz um ex-aluno da Universidade Nacional Taras Shevchenko, de Kyiv. - "O fato que eu deveria dar o suborno me insinuavam claramente - avisavam através do monitor de outro grupo. Para resolver o conflito com a liderança da universidade seria possível com alguns milhares de dólares. Eu não paguei e fui desligado da Universidade. Como eu era bom aluno, por mim interferiram o monitor, o dirigente de estudos e o presidente da seção de estudos... Tive apoio, mas dinheiro eu não tinha".

Às vezes, a questão de dinheiro os estudantes procuram resolver, para ter possibilidade de concluir os estudos. N. de Kyiv, no ano passado, formou-se na Universidade Pedagógica M. Drahomanov. Com repugnância lembra os discursos de professores que, olhando nos olhos dos alunos que constantemente espoliavam, falavam sobre a inexistência do suborno dentro da Faculdade. Para poder estudar de dia e, ao mesmo tempo pagar propinas regulares, N. não achou nada melhor do que vender maconha. "O dinheiro eu precisava conseguir em algum lugar, e não era pouco, - explica ele. - Meus pais não podiam ajudar. Trabalhar em tempo integral eu não podia, porque queria estudar".

Subornos para entrar na Universidade, o teste de admissão externo deveria eliminar, foi criado com essa finalidade. No entanto, foi exatamente aí que se "queimou" o escandaloso reitor da Universidade Nacional de Serviços de Impostos do Estado Petró Melnyk**. O Ministério do Interior recebeu duas declarações de pais de candidatos. De alguns ele exigia 80 mil UAH, de outros 40 mil, pela matrícula na Universidade.

Não raras vezes, as pessoas que estão dispostas a desembolsar uma fortuna para seu filho entrar em tais faculdades, bem compreendem: eles pagam não pela realização do sonho de seu filho em se tornar um cobrador de impostos ou juiz, mas pela obtenção da profissão escolhida, que rapidamente dará a possibilidade de "recuperar" o custo da "aprendizagem" através de semelhantes subornos. Para profissional do Fisco há uma demanda enorme. A concorrência para entrar na Universidade é uma das mais altas entre as Universidades da Ukraina - 6,3 pessoas por vaga.

Segundo um aluno da escandalosa faculdade todos compreendem que podem contar com "o que vier", além do pagamento oficial. O rapaz está convencido que, nos tempos atuais, é preciso "virar-se" em qualquer trabalho. Mas a fiscalização, para isso, dará mais opções do que a profissão de psicólogo, o que ele pretendia seguir. Concluiu que fazer a escolha "certa" ajudaram seus pais.

Exemplos de subornos

Janeiro: Vice-Prefeito de Krasnyi Luch - recebimento de 10 mil UAH. Iniciado julgamento.

Fevereiro:  Prefeito e vice-prefeito de Melitopol acusados de suborno para falsificação de documentos e falso testemunho. Em julgamento.

Fevereiro: preso o prefeito de Artshyz (região de Odessa) pelo recebimento de 25 mil dólares. Demitido em abril.

Março: preso prefeito de Perevalska (Luhansk) pelo suborno de 50 mil UAH. Libertado sob fiança de 34 mil UAH.

Abril: detido presidente do Conselho municipal de Rodynsk (Donetsk) pelo recebimento de 110 mil UAH.

Abril: demitido prefeito de Saks por diversos motivos, inclusive suborno de 20 mil dólares. O acusado admitiu as acusações e foi condenado a três anos em liberdade condicional. O Tribunal levou em conta o diagnóstico de oncologia.

Ainda em abril: o afastamento de Serhiy Odarech, prefeito de Cherkassy, suspeito de grave violação do direito do trabalho, negligência profissional, não realização de decisão judicial. E, com suas ações causou prejuízos ao orçamento da cidade no valor de 900 mil UAH. Seus pedidos de apelação não foram considerados.

Em maio a polícia finalizou a investigação preliminar de um dos prefeitos da região do Zaporizhzhia. Segundo o órgão Principal de combate ao crime organizado, o chefe da cidade e dois de seus vereadores envolviam-se com extorsão, organizando sistema de taxas para empresas envolvidas no transporte de passageiros. De acordo com os resultados da investigação preliminar, os funcionários foram acusados de 13 crimes, incluindo recebimento de subornos, abuso de poder, falsificação e legalização de receitas obtidas dos produtos de crime.

No final de maio, o ex-prefeito de Krasnoarmiyck foi condenado a oito anos de prisão, com confisco de bens, por suborno. O prefeito, com o chefe de empresas públicas e um empresário particular exigiam suborno pela "assistência" na aquisição de um antigo albergue. Os dois "auxiliares" do prefeito também foram condenados a 8 e 5 anos respectivamente.

No início de junho prenderam o prefeito de Mykolayev (região de Lviv), seu vice, funcionário do conselho da cidade e chefe do centro de leilões. Eles exigiam de empresários 2,2 milhões de UAH pela "assistência" na compra de terreno para uma cervejaria, e também pela criação de benefício no leilão com redução no valor do terreno
e diminuição em duas vezes na contribuição do investimento para o orçamento da cidade. O prefeito foi detido como precaução e, como alternativa foi proposta fiança no valor de 1,4 milhões de UAH.

Em agosto, pelo recebimento de 20 mil UAH de suborno foi detido um vice-prefeito de Feodosia.

Em agosto o ex-vice-prefeito de Kerch foi condenado a três anos de prisão por recebimento de suborno. 

Em agosto também foi preso o prefeito de Terebovlia ao receber o suborno de 2,2 mil de UAH e 100 dólares. Dinheiro que exigiu de um morador pela permissão da licença do objeto de seus serviços.

No final de agosto, durante o recebimento de suborno, detiveram o vice-prefeito de Nova Kakhovka. Tal "agradecimento" ele exigia pela solução da questão da redução do valor do aluguel da terra que é propriedade municipal.

* O vestibular não é realizado por cada Universidade e sim, para todas elas pelo Ministério de Educação. Os pretendentes se inscrevem nas Universidades e são aceitos conforme as notas obtidas e o número de vagas. Este sistema foi criado pelo ex-ministro Vakarchuk, justamente para eliminar os subornos. Infelizmente os subornos continuam .

** O ex-reitor Petró Melnyk nas últimas eleições chegou a exigir dos alunos da Universidade, bem como de seus familiares, que transferissem seu título eleitoral para que pudessem votar nele como candidato ao Parlamento. Não foi eleito. Por alguma razão os ventos deixaram de soprar a seu favor e depois do citado suborno ele foi denunciado. Ficou ou fingiu ficar doente e até falou-se em operação do coração. Foi condenado à prisão domiciliar por dois meses (01.08.2013. Ao Tribunal compareceu amparado pelo médico. As más línguas dizem que seus bens, três impressionantes residências: sua, do filho e da sogra, são frutos de subornos. No dia 09.07.2013 livrou-se da pulseira eletrônica e fugiu. Os guardas teriam facilitado. A última notícia de seu paradeiro é a cidade São Marcos no estado da Califórnia, USA, segundo Procuradoria Geral da Ukraina, em resposta dada ao questionamento do deputado H. Moskal. Notícia publicada na "Verdade Ukrainiana" no dia 16.09.2013.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Um comentário:

  1. Que matéria interessantíssima. Parabéns pelo blog, achei sem querer pela internet e gostei praticamente de tudo que li. As matérias são de uma qualidade sem igual. Parabéns!

    ResponderExcluir