segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

CESSAR-FOGO

Ucrânia diz não estar pronta para retirar armas pesadas devido a violação do cessar-fogo

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015 10:45 BRST

KIEV/MOSCOU (Reuters) - As forças armadas ucranianas não estão prontas para retirar armamentos pesados, como acordado nas conversas de paz em Minsk, capital de Belarus, porque os separatistas estão violando o cessar-fogo, afirmou o porta-voz dos militares em Kiev nesta segunda-feira.
O acordo de Minsk entre Ucrânia, Rússia, Alemanha e França determinou que os militares ucranianos e os rebeldes apoiados pela Rússia começassem a remover a artilharia e as armas de grande calibre 48 horas depois que o cessar-fogo entrasse em vigor.
Mas o porta-voz Andriy Lysenko disse que os separatistas continuaram a atacar posições do governo e que cinco soldados ucranianos foram mortos e 25 ficaram feridos desde que a trégua teve início, na meia-noite de sábado pelo horário local.
“A pré-condição da retirada de armamentos pesados é cumprir o primeiro ponto dos acordos de Minsk – o cessar-fogo. Cento e doze ataques não são um indicador de cessar-fogo. No momento, não estamos prontos para retirar os armamentos pesados”, declarou Lysenko em um boletim.
Em resposta, os separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia disseram que estão prontos para retirar seus armamentos pesados quando a Ucrânia baixar suas armas, segundo noticiou a agência Interfax.
(Reportagem de Pavel Polityuk e Thomas Grove)
 
As armas pesadas nas mãos dos mercenários no leste da Ucrânia vieram de onde? Quem as forneceu? O Cossaco

Nenhum comentário:

Postar um comentário