quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

DIA DA LIBERDADE E DA UNIDADE NACIONAL

Tyzhden (Semana), 22.01.2012

O Dia da Liberdade foi criado em 2005, destacando o dia do início da "Revolução Laranja", com a finalidade de incutir os ideais da liberdade, democracia, educação, no sentido público da dignidade nacional, dada a importância histórica dos acontecimentos revolucionários de outono de 2004. E homenagear o amor pela liberdade que mostrou o povo ukrainiano, as suas aspirações à liberdade e os valores democráticos e apoio a iniciativa pública. . . "de acordo com o Decreto do Presidente da Ukraina, em 19.11.2005, Nº1619/2005.

Em 30/12/2011, o presidente da Ukraina Viktor Yanukovych, através do Decreto Nº 1209/2011 aboliu o Dia da Liberdade, de fato, combinando-o com o Dia da Unidade, dia 22 de janeiro. (O presidente não quer correr riscos de se indispor com seus camaradas russos do Movimento Eurasiano. É um cínico e dissimulado. O Cossaco).


O Dia da Unidade, "Sobornosty", foi proclamado em 02.01.1919 com a união das terras ukrainianas que por longos anos permaneceram sob o domínio polonês, moscovita, romeno, austro-húngaro.

Como a Ukraina celebrou o 93º aniversário do Dia da Unidade.




Logo pela manhã os líderes ukrainianos depositaram flores nos monumentos de proeminentes figuras ukrainianas: Taras Shevchenko e Mykhailo Hrushevskyi.

Em seguida, no Palácio Nacional da Ukraina aconteceram celebrações referentes à data. Participaram os três ex-presidentes e o atual.

Na Praça de Santa Sofia aconteceu a manifestação de milhares de oposicionistas, que anunciaram a assinatura do acordo de ações nas próximas eleições parlamentares. Seriam mais de 10 partidos da oposição. A oposição também depositou flores no monumento de Taras Shevchenko.


Além disso, em Kyiv os ativistas se uniram as margens do rio Dnipró com uma corrente viva segurando a bandeira nacional de 200m.

Em Ternopil, de acordo com o ato de União uniram os monumentos de Taras Shevchenko e Stepan Bandera. Na ponte sobre o rio Zbruch, entre as províncias de Ternopil e Khmelnytskyi houve uma grande assembléia popular. Na ação "Zbruch - rio da união!" participaram representantes da comunidade, clero e governos locais de Ternopil e Khmelnytskyi.

Em Lviv a comemoração foi original. Assaram quase 1.000 bolos e os distribuíam aos passageiros do trem "Mariupol - Lviv" que vieram da região de Donetsk, outro extremo do país, em honra do Dia da Unidade. Além disso os moradores de Lviv formaram um "cordão humano", do monumento ao Bandera ao munumento de Taras Shevchenko. Rezaram o Te-Deum e leram o documento sobre a união das oposições proclamado em Kyiv.

No Transcarpathia os representantes dos partidos políticos da oposição e representantes da comunidade soltaram pombas brancas e concordaram em unir esforços nas próximas eleições parlamentares.

Em Kharkiv houve duas manifestações. Uma - junto ao monumento a Taras Shevchenko e outra junto a Kachanivska Colônia onde está presa Yulia Tymoshenko.

Em Donetsk alguns partidos formaram uma corrente humana de união sobre o rio Kalmius e depois se juntaram à oposição próximo ao monumento a Taras Shevchenko.

Mas, em Donetsk também aconteceu a "Marcha Russa" em homenagem ao Conselho de Pereiaslav. Os participantes carregavam bandeiras da Federação Russa e Rússia Imperial, e cantavam: "Donetsk - coração da Ukraina", "Donbas com Rússia", "Construiremoos uma grande união, a grande, a pequena e a bila - Rus (Rússia, Ukraina e Bielorrússia)", "União Eurasiana - sim, União Européia - não". E, próximo ao busto de Pushkin realizaram manifestação pela união da Ukraina com a Federação Russa.

Em Odessa os ativistas encenaram um "flash mob" patriótico. Sob os sons da bandeira os jovens formaram as palavras "Eu", "coração" e a Bandeira Nacional e cantaram a canção "Eu amo somente você". Depois a organizadora Tatiana Mykhailenko explicou: "Não importa em que língua nós nos comunicamos, não importa que religião seguimos, neste dia devemos mostrar que nós amamos Ukraina, e nós nos orgulhamos do nosso país".

(Desta vez o governo não teve a infame idéia de proibir as manifestações. O povo mostrou que é pacífico e ordeiro. Em todos os lugares as manifestações ocorreram pacificamente. - OK)



Tradução: Oksana Kowaltschuk
Video e foto formatação: AOliynik


Nenhum comentário:

Postar um comentário