sábado, 14 de janeiro de 2012

YULIA TYMOSCHENKO - Notícias da prisão

Kachanivka, Colônia Penal de Kharkiv desde os tempos da União Soviética ostenta status exemplar. É famosa por dois motivos: mantém 16 mulheres, que no conjunto cometeram quase 50 assassinatos, condenadas à prisão perpétua. Elas não convivem com as demais aprisionadas. E pelo fato de que as celas tem de 10 a 15 camas, com banho privado. Este é o orgulho da Kachanivka porque anteriormente as mulheres ficavam nos quartéis, de 50 a 100 por cela.

Mas apartamentos especiais não há

Segundo o administrador, as detentas chegam sempre nas segundas-feiras e permanecem duas semanas em quarentena, tempo para verificação da saúde, caráter, habilidades profissionais. A habilidade profissional é importante porque a Colônia sustenta sozinha a maior parte de suas necessidades, por isso, dentro de suas paredes todos trabalham. As mulheres mais espertas costuram roupas, inclusive uniformes para os policiais. As menos qualificadas costuram sacos. Podem trabalhar na construção, limpeza, cozinha, ou cuidar de aves. No Jardim de Inverno - um lugar de reabilitação das prisioneiras, podem acariciar o faisão dourado ou outras diversas aves exóticas.

A parte leonina de seus lucros fica em pagamento à Colônia pela manutenção; o restante elas gastam no mercadinho adquirindo ítens de higiene, chá, café, balas.

Usam uniforme, com indispensável lenço na cabeça e cabelo preso. Mas procuram ter boa aparência, até as 16 "perpétuas" usam maquiagem.

A prisão possui uma sala equipada para exercícios físicos. Não tem grades nas janelas. As celas contam com um banheiro e uma mesinha ao lado de cada cama, coberta com uma colcha de cor clara.

Caso a comissão européia resolva visitar Tymoshenko ninguém levará um grande susto. Ainda não são as condições européias mas também já não é o terrível campo de concentração soviético.

O regime é bastante rígido. Horário para levantar é às 5h30min, desjejum, chamada e trabalho. Somente após o jantar o tempo é livre e fazem o que querem: bordado, leitura, jogos de xadrez, voleibol, TV.

Todo território é cercado com 3m de muro e arame farpado. Em toda História da prisão somente uma mulher fugiu através das instalações de serviço, mas logo foi capturada.

Tem uma pequena igreja, construída pelas internas. Nas segundas-feiras e nos principais dias santificados vem um padre da eparquia de Kharkov rezar a missa.

Yulia Tymoshenko

Na noite do Ano Novo, em Kyiv, as pessoas se reuniram no "Maidan" (Praça da Independência). Elas portavam cartazes com saudação a Yulia ou pedindo sua liberdade. No alto do prédio da Conservatória e no mastro da Independência apareceu , escrito a laser, o lema "Yuli - voliú!” (liberdade para Yulia).

Já os simpatizantes e partidários de Kharkiv, para o encontro com o Ano Novo, reuniram-se sob os muros da Colônia Penal Kachanivka. Vieram mais de 200 pessoas. "Não havia luz nas proximidades, mas nós acendíamos Velas Bengala (pirotécnicas). Tivemos fogos de artifício, champanhe e, a meia-noite cantamos o Hino Nacional", - relatou um dos participantes.

No sábado, os deputados (os vereadores também são chamados deputados municipais - OK) conseguiram entregar um pequeno pacote para Tymoshenko, mas isto foi uma exceção.

Tymoshenko passou o Ano Novo em sua cela, com sua colega de detenção. Não teve permissão para participar do jantar especial e assistir ao concerto do Ano Novo, já que está proibida ao convívio com outras aprisionadas porque, além de cumprir a pena de 7 anos, encontra-se sob investigação em outro processo criminal. Deixaram assistir TV até às 2h00min.

No dia 03.01.2012 Tymoshenko recebeu a visita do advogado Serhii Vlasenko. O advogado ficou horrorizado devido à luz que fica acesa 24 horas por dia e prejudica o sono. Segundo a prisão, a luz é necessária para uma boa visualização, já que todas as câmaras são equipadas com meios de vigilância por câmeras, de acordo com o Artigo 7 da Lei da Ukraina.

Segundo a prisão, a cela da Tymoshenko tem TV, microondas, geladeira, espaço para preparar comida, banheira com chuveiro, máquina para lavar roupa, bidé.

Tymoshenko recebe a medicação indicada ainda em Kyiv. Devido a estar ainda em processo de julgamento não será incluída aos trabalhos.

Através do advogado, Tymoshenko enviou cumprimentos a todos, e agradeceu aos que estiveram a seu lado em Kyiv, Kharkiv e outras cidades.

Segundo o administrador da prisão Ivan Pervushkin, está tudo bem com Tymoshenko "Ela fica deitada e levanta, vai à toalete e ao banho", - disse ele.

A prefeitura de Kharkiv pediu à justiça que proíba a colocação de tendas próximo à prisão. Foi atendida.

A filha da Tymoshenko conseguiu permissão para visitar a mãe duas vezes na semana. Ela conversa com a mãe na sala de encontros onde colocaram uma cama. Segundo a filha, Yulia ficou deitada o tempo todo, sente dores ao ficar sentada.

No dia 07.01.2012, dia em que os ukrainianos comemoram o Natal (pelo calendário Juliano), sob os muros da prisão reuniram-se mais de 200 pessoas (as reuniões foram proibidas a partir do dia 07.01.2012) com bandeiras, cartazes e fotos da Tymoshenko. Eles cantavam canções de Natal. Após algum tempo veio também o padre Viktor (Maynchak) e rezou Te-Deum pela prisioneira Yulia.

"A igreja não interfere na política... Nós e o mundo todo bem sabemos que Yulia Tymoshenko está presa por tribunal injusto... A verdade aqui não prevaleceu", - disse o padre.

Segundo o serviço de imprensa da penitenciária, foi dada a seguinte notícia: no sábado, 07.11.2011, a pedido da Tymoshenko foi realizada análise instrumental e laboratorial numa clínica hospitalar de Kharkiv. Foi realizada ressonância magnética, tomografia computadorizada espiral e exame clínico de sangue.

"Os resultados dos exames confirmaram as conclusões anteriores. Doenças que requeiram tratamento adicional não foram encontradas. No momento, a saúde da Tymoshenko é satisfatória, e sob constante vigilância do DPSU (Serviço Penitenciário do Estado da Ukraina) e MOZ (Ministério da Saúde da Ukraina)" - declarou o serviço da prisão.

Mas o jornal "Verdade Ukrainiana" de hoje, 10.01.2012 traz uma notícia bem diferente sobre o "pedido" da Tymoshenko para realização de exames.

Segundo a declaração feita hoje, 10.01.2012, por Oleksandr Turchynov, vice-presidente do Partido "Batkivshchyna", Yulia, no dia 06.01.2012, próximo de 22h30min. perdeu os sentidos por 2 (duas) horas. Isto aconteceu após ela ter tomado medicamento para doença respiratória aguda. Os remédios foram dados pelos médicos da Colônia Penal.

Segundo Turchynov, a companheira de cela ficou batendo na porta para chamar a atenção dos guardas por 20 minutos (o serviço de imprensa da prisão disse que não foram nem 4 minutos). E isto na câmara observada eletronicamente por 24h00 horas?!

Os guardas chamaram o serviço médico que somente após a meia noite conseguiu trazer Yulia do estado crítico, durante o qual a pressão esteve em 60/40.

Compareceu também uma comissão do Ministério da Saúde e decidiram, às 2 horas da madrugada, do dia 07.01.2012 "urgentemente examinar Yulia em ambiente clínico". Após os exames declararam que o estado de saúde está estável. [Sempre está estável para todos e para qualquer situação, até que, inexplicavelmente, o paciente morre seguido de uma explicação lacônica. Tal como na Rússia, assim também o é na Ucrânia que se revela uma aluna bem aplicada nas táticas assassinas comunistas. OC]. A perda dos sentidos poderia ser uma reação aos remédios, mas, exatamente qual, não disseram.

Agora Tymoshenko não quer mais ser medicada pelos médicos do Ministério. Ela quer os especialistas sugeridos por outros países. [E faz muito bem, pois o governo ucraniano do mafioso comunista Yanukovych a está assassinando aos poucos, técnica utilizada pelos comunistas para se livrarem de seus opositores proeminentes, desde 1917. Aos comuns, paredão ou os gulags. OC].

Segundo Turchynov, vice-presidente do partido "Batkivshchyna", o partido quer a criação de uma Comissão temporária de investigação., no Parlamento. Isto porque a prisão afirma que o socorro a Tymoshenko não demorou mais de 4 (quatro) minutos e que ela retornou a si, com a ajuda médica, em alguns minutos. A prisão recusa-se à divulgação do vídeo proveniente da câmera instalada na cela prisional. Alegam que não guardam este tipo de material.

A oposição teme pela vida da Tymoshenko. [E com razão. OC]

Oleksandr Tymoshenko

Oleksandr Tymoshenko
O marido da Tymoshenko pediu asilo político na República Checa. O Ministro do Exterior não vê motivos para que cidadãos ukrainianos peçam asilo em países estrangeiros, já que na Ukraina observa-se o Estado de Direito e respeitam-se os direitos e as liberdades fundamentais da pessoa.

Em 06.01.2012 Oleksandr Tymoshenko recebeu asilo político na República Checa.

O ex-Ministro da Economia do ex-governo Tymoshenko, Bohdan Danylyshen recebeu asilo político na República Checa há um ano.

A filha da Tymoshenko não planeja pedir asilo.

De 1990 a 2010 receberam asilo na República Checa 171 ukrainianos. [Que democracia é essa onde cidadãos ucranianos precisam pedir asilo político para protegerem suas vidas? OC]

Oleksandr Tymoshenko tem casa e negócios na República Checa. A casa ele adquiriu 12 anos atrás, numa região da elite chamada Lidiche, o que confirmaram seus vizinhos.

A empresa, segundo registro de pessoas jurídicas, denomina-se International Industrial Project e está registrada na cidade de Usti, a uma centena de quilômetros de Praga. De acordo com a documentação a empresa ocupa-se com operações de negociação, mas no momento suas portas estão fechadas. (Por ocasião da prisão de Tymoshenko, seu marido deu uma declaração aos jornais. Sobre sua atividade profissional ele disse que se ocupava com construção no exterior, inclusive no Canadá, mas que se encontrava afastado dos negócios devido a cirurgia do coração feita recentemente. - OK)

Um dos sócios é o checo Vlastimil Prokesh, que reside na aldeia Velke Brezhno. Ele não quis conversar com os repórteres.

Oleksander Tymoshenko pediu aos países europeus para impor sanções contra o governo ukrainiano.

Ele disse que sua esposa não é necessária viva ao regime e que se mudou para República Checa para pedir ao mundo para ajudar libertar a ex-primeira ministra da prisão, salvá-la das torturas e abusos do regime.

"Não conseguiram destruí-la politicamente, então agora querem a sua destruição física, privando-a de ajuda médica qualificada. E, até no Natal espalham inverdades sobre realização de exames médicos".

Peço que o mundo compreenda: o regime de Yanukovych não necessita Yulia Tymoshenko viva".

Oleksandr Tymoshenko também anunciou a criação da Organização Social Internacional "Batkivshchyna" na República Checa cuja finalidade será: análise constante do atual governo e suas atividades criminosas para saquear Ukraina, elucidação das ações do governo Yanukovych em publicações estrangeiras, realização de monitoramento contínuo da manutenção dos direitos da pessoa e liberdades dos cidadãos e também dos princípios da democracia na Ukraina.


Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário