sábado, 26 de maio de 2012

POLICIAIS LEVANTAM FUNDOS PRÓ LUTSENKO

Policiais honestos retornam ao Ministério do Interior os fundos pelas flores presenteadas por Lutsenko
Vysokui Zamok (Castelo Alto), 27.04.201
Ivan Farion

Juízes, promotores deveriam queimar de vergonha...

Um ato verdadeiramente de oficiais praticaram antigos ex-funcionários do Ministério de Assuntos Internos, os quais consideram ilegal a sentença ao ex-chefe Yurii Lutsenko. Eles reuniram entre si 644 mil UAH (80 mil USD) - quantia com a qual Lutsenko teria causado danos ao país, organizando em 2008-2009 comemorações no palácio "Ukraina" o Dia da Polícia. Os fundos doados foram transferidos para a conta do Ministério do Interior no Ministério da Fazenda do Estado. O golpe do governo sobre o ex-ministro os honestos policiais assumiram como seu. É uma revelação sem precedentes de posição cidadã.
De acordo com as palavras do presidente do grupo de iniciativa, coronel-general Volodymyr Evdokymov (na foto) o qual trabalhou como vice-primeiro-ministro de Lutsenko, os fundos enviavam de toda a Ukraina. Cópias dos recibos de pagamento e uma carta assinada por veteranos do Ministério foi entregue ao Tribunal de Apelação de Kyiv, Ministério do Interior, Tesouro de Estado e advogados de Lutsenko.

Os ex-policiais acreditam como cinismo a acusação do governo, de desvio de fundos públicos por Lutsenko. Afinal ele usou-os nas celebrações para àqueles que diariamente arriscam suas vidas no confronto com bandidos, na compra de flores para viúvas dos membros falecidos, e prêmios a policiais merecedores. E também na recepçção aos convidados do exterior. Muitos daqueles, que estiveram nas celebrações no palácio "Ukraina", como sinal de gratidão pela revelada atenção do lado de Lutsenko, resolveram compensar os custos ao país, os quais procuradores e juízes denominaram "perda".

Comentário de Larysa Sarhan, secretária de imprensa do partido "Autodefesa Popular":
A esposa de Yurii Lutsenko, Iryna Stepanivna, está comovida com este ato de verdadeiros policiais, veteranos do Ministério do Interior, e aqueles que agora estão na ativa, mas não tiveram medo de expressar sua posição cidadã. Ela é grata a todos eles. Em apoio ao ex-ministro davam o que podiam - sem nenhuma indução. Até mesmo o endereço de nosso escritório (embora nós não tenhamos nada com isso) recebeu muitas cartas, cujos autores perguntavam, aonde poderiam enviar fundos para reembolsar por Lutsenko o "dano causado".
É gratificante verificar que em nosso país ainda restam policiais honestos, diferentes daqueles que amaciam os músculos das pessoas durante as manifestações da oposição...

Os generais que iniciaram a arrecadação de fundos, disseram, que ao seu chamado enviavam diversas quantias - alguém 14 USD, alguém 25. Alguém deu sua pensão mensal, alguém no conselho da família decidiu compartilhar suas economias (dizem que transferiram até 2.500 USD). Estas pessoas agiram corajosamente, com grande risco, porque na transferência de fundos era preciso indicar sua procedência. Para aqueles, que usam divisas, isso, concordem, é perigoso. Alguns traziam dinheiro em espécie, e pediam para não informar seu nome - receando represálias...


Tradução: Oksana Kowaltschuk
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário