segunda-feira, 30 de julho de 2012

OLIMPIADA 2012: O QUE ESPERAR DOS ATLETAS?

Os "olímpicos" ukrainianos não recebem comida suficiente e treinam em condições desfavoráveis.
Ukrainska Pravda - Zhyttia (Verdade Ukrainiana - Vida), 25.07.2012

Aos desportistas da equipe olímpica, do atletismo da Ukraina, não fornecem alimentação suficiente, nem mesmo água potável mais de meio litro diário. E não há onde comprar. A notícia veio pela televião TCN, a qual cjamaram os atletas para mostrar em que condições vivem.
A base se assemelha a um acampamento pioneiro esquecido, dizem os jornalistas. Da época soviética.
Os atletas usam banheiros, nos quais nem sempre funciona a drenagem, ocasionando cheiro de mofo e urina.
Os colchões velhos ocasionam dores nas costas. Os atletas que podiam, compraram novos. E, além das camas desconfortáveis e sujos travesseiros, os mosquitos perturbam o sono a noite.
"Viver nesta imundície não é agradável. E, como atrair a geração mais jovem? Vir, praticar esportes mesmo entendendo que isto já não é valorizado", indigna-se o lutador Alex Kasyanov.
A campeã mundial e da Europa, de salto triplo, Olha Solodukha, diz que a comida é pouca. "Deseja-se melhores condições e melhor alimentação, ao menos antes da Olimpíada. Não é suficiente. Principalmente para os rapazes".
Os esportistas entram na fila, e sozinhos distribuem a sopa e as saladas. Gostariam de comer mais algum alimento. Não há nada nas geladeiras, não há geladeiras. Não há mercados próximos, e ir até Kyiv é violação do regime.
Os desportistas dizem que o governo destina 205 UAH (28 USD) por dia para cada pessoa. Aonde foi parar o dinheiro não sabem.
O chefe da equipe não respondeu a esta pergunta. De início não queria que fossem tiradas fotos. Em seguida pediu aos jornalistas que se retirassem. "Os atletas precisam treinar e não reclamar".
O ginásio também assusta: tapete sujo e rasgado, aparelhos danificados ou insuficientes.
No entanto o vice-presidentee do Ministério da Juventude e Esporte Serhii Hlushchenko declarou que o governo destinou 564 milhões de UAH (70.500.000 USD) para a preparação da equipe aos XXX Jogos Olímpicos em 2012, em Londres.

Tradução: Oksana Kowaltschuk


Nenhum comentário:

Postar um comentário