quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

INDÚSTRIA POLUENTE NA UCRÂNIA ATINGE MORADORES

Luta pelo oxigênio. Como os residentes de Mariupol defendem o direito de respirar com segurança
Tyzhden (Semana), 30.11.2012
Natália Kommodova

Recentemente, mais de 10 mil moradores saíram em manifestação de protesto com a exigência de cessar a fumaça venenosa, que quase diariamente cobre Mariupol devido a atividade do conjunto industrial metalúrgico "Azovstal" e MMK Ilyich (Magnitogorsk Iron and Steel Works), que pertencem a "Metinvest Holding" do bilionário Rinat Akhmetov. (foto)

                    

As pessoas asseguram que apesar dos relatos das empresas e funcionários governamentais sobre a redução das emissões prejudiciais, os gigantes industriais abertamente os cobrem com oxigênio. Na cidade dizem: Mariupol lenta, mas seguramente morre. Perece sem par o Mar de Azov, enquanto os órgãos de controle fecham os olhos para tirania ambiental e suas consequências desastrosas.

As milhares de assinaturas da resolução "antipoluição" apelaram para o Presidente, o Governo, o Provedor da Justiça e até aos representantes "verdes" do Parlamento Europeu. Desesperados, os habitantes de Mariupol estavam prontos para bloquear os trabalhos no município e dos principais poluídores, até que os proprietários das usinas de aço estabeleçam os atuais controles modernos, e o serviço sanitário-epidemiológico diga o que realmente as pessoas respiram. Depois de um protesto sem precedentes os indústriais se dispuseram para algumas concessões.

Câmara de gás na praia

O ar do balneário de Mariupol oficialmente é o mais sujo da Ukraina. Aqui se concentram as mais potentes e ecologicamente as mais perigosas empresas de metalurgia pesada e transformação do carvão de pedra em gás e outros produtos químicos. Eles são fontes da quarta parte de emissões atmosféricas de toda a região de Donetsk. Os habitantes de Mariupol brincam dizendo que em sua cidade é possível não somente ver, mas até apalpar o que se respira.

Em um ano a cada residente corresponde mais de 800kg de poluição industrial. Isto é quase 10 vezes mais do que recebe a média dos ukrainianos. De câncer do pulmão aqui morre cada quinta pessoa, o cemitério local, dizem que é o maior da Europa... Os sociólogos observam um êxodo maciço de pessoas e desvalorização das moradias. No entanto, nem as autoridades locais, nem o governador, nem as autoridades ambientais não consideram a situação catastrófica em Mariupol.

Os principais poluidores da cidade litorânea de Azov - MK "Azovstal' e MMK Ilitch, os quais respondem por 98% das emissões. Ao complexo industrial pertencem os mercados, lojas, farmácias, etc. Na indústria trabalham cerca de 40 mil trabalhadores. Aqui, pacientemente se acostumaram a poeira e fuligem, devido aos quais ardem os olhos e dá vertigem. Não obstante, neste outono a situação ambiental piorou muito. O cáustico "cheiro de dinheiro" - assim aqui chamam o smog - já se espalhou para áreas distantes das empresas da região, e a névoa sufocante tornou-se um fenômeno comum.


Mariupol - única cidade da Ukraina, onde os moradores são alertados oficialmente sobre as condições desfavoráveis provocadas pelas emissões poluídoras. Durante as emissões é perigoso permanecer na rua e até mesmo ventilar o ambiente. Devido a neblina ou falta de vento as emissões não se dissipam e acumulam-se em bairros residenciais vizinhos aos conjuntos industriais. Neste momento, as ruas assemelham-se às câmaras de gás. As crianças são as mais prejudicadas.
"Antes o nosso bairro consideravam puro porque fica distante dos conjuntos industriais. Hoje, da poeira e fumaça não protegem nem as janelas fechadas - diz Inna Dmytryshyn, mãe da Mariana, 2 anos e Daryna, 4 anos. A filha adquiriu bronquite obstrutiva e agora ela não pode respirar sem inalador. Os compartimentos de pneumologia estão transbordando. Ao comprar o inalador, o fornecedor de Donetsk me perguntou: "O que acontece na sua região? Nós não conseguimos entregar-lhes as muitas encomendas."

Durante 10 meses de 2012 o smog cobria Mariupol com densa camada por 187 dias, que é mais de seis meses! Em setembro era difícil respirar 23 dos 30 dias, e durante o mês de outubro por três vezes declararam contaminação de 2° grau. Com tais condições oficialmentee informam aos moradores para sair na rua somente com roupas de proteção e máscara tipo "pétala".
Durante as aulas de educação física escolar, que durante a estação quente se realizam ao ar "fresco", o playground pode, instantaneamente, cobrir-se com smog. As crianças começam engasgar, portanto já tornou-se hábito a "evacuação" imediata às instalações escolares. Às vezes até é necessária a assistência médica aos mais sensíveis", - diz a professora de educação física escolar Eleanor Hayvoronska, ativista do movimento ambiental local. Segundo ela, apesar do fato de que as crianças frequentemente adoecem, principalmente durante as emissões, os médicos não diagnosticam "bronquite-tóxico-química", colocam "SARS", sem dar aos pais a possibilidade de provar na justiça a causa do dano a saúde das crianças.

No entanto, o Serviço Epidemiológico capta superação do limite de poeira e substâncias prejudiciais (sulfeto de hidrogênio, fenol, formaldeido...) em 25% das amostras selecionadas de ar, constatando que as zonas sanitárias, que deveriam proteger os habitantes de Mariupol do envenenamento, há muito tempo já não são efetivos, e por isso a poluição cobre suas casas. Mas, a pedido de ativistas ambientais para verificar e determinar o que realmente as pessoas respiram durante o smog, no SES ( Sanitário-Epidemiológica Estação) dirigiram-se à reforma e falta de gasolina...

Envenenar é permitido?

Reconstrução da planta de sinterização (Processo em que duas ou mais partículas sólidas se aglutinam pelo efeito de aquecimento a uma temperatura inferior à de fusão, mas suficientemente alta para possibilitar a difusão de átomos das duas redes cristalinas - Dic. Aúlélio) e redução da expulsão de Azovstal exigiam até 2012-2013 as emitidas permissões do Ministério da Ecologia e Recursos Naturais da Ukraina, mas em setembro o governo municipal, em conjunto com "Metinvest (Companhia internacional de mineração e siderurgia, que possui 24 empresas na Ukraina, Europa e EUA e realiza extração de minério de ferro e carvão - pesquisa Google) aprovou um novo programa de melhoria para Mariupol, que empurrou a modernização da sinterização de Azovstal para quatro anos...
Temporariamente pararam e decidiram tomar a decisão depois de 4 de novembro. Então, durante o surgimento do smog da vez, a cidade reuniu mais de 10 mil manifestantes que, usando respiradores invadiram o Conselho da cidade, exigindo a renúncia do inerte prefeito Yuri Khotlubei e demais funcionários. Poucos dias após a minifestação a direção de Azovstal anunciou uma pausa em suas atividades para reparos, e causa provável para fumaça sufocante indicaram a fumaça proveniente da reciclagem da matériai-prima com turfa... Os funcionários da empresa testemunham, a principal razão é econômica. Devido ao excessivamente gasto equipamento de controle da poluição e mais que centenárias tecnologias da usina simplesmente não podem mais atuar contra as emissões poluentes.


"Infelizmente, durante os cálculos econômicos as indústrias nacionais não levam em conta os riscos ambientais e o nível de perigo potencial de produção, - diz o gerente da campanha da estabilidade da produção e energética da Associação de enérgética ukrainiana "Mundo Verde" Pavlo Khazan - Paradoxo: nossa legislação ambiental é considerada uma das mais avançadas da Europa, mas ela não funciona. As autoridades de controle de hoje, realmente permitem às grandes empresas industriais lançar à atmosfera e cair na água tal quantidade de substâncias prejudiciais que ameaçam a saúde das pessoas. Alegando de que as siderúrgicas de Mariupol não podem reduzir as emissões por meio de processos existentes, os funcionários do Meio Ambiente e as autoridades locaiis estão colocando em risco os moradores da cidade", - afirma Khazan.
Este fato confirma o ex-chefe da liquidada Inspeção Estatal para Proteção do Mar Azov Mykola Afanasiev. Segundo suas palavras, as empresas, anualmente, separavam uma quantia para importantes medidas ambientais. Como resultado - no ar de Mariupol diminuíram as substancias menos nocivas e visualmente perceptíveis, mas o número de pouco visíveis, especialmente gases tóxicos nas emissões permaneceu inalterada.
A salvação os especialistas preveem num aumento significativo de penalidades e estabelecimento da responsabilidade (particularmente criminal) por violações de leis ambientais, através das quais às empresas simplesmente não será rentável poluir o meio ambiente, e aos funcionários fingir que o problema não existe.

Alerta ao sistema

Mais de 13 mil habitantes de Mariupol que assinaram a resolução da manifestação "Stop Smog! de 04.11.2012, instam os deputados da cidade natal a iniciar as alterações legislativas, observando a situação no novo Parlamento. As pessoas enfatizam que não solicitam o fechamento de empresas, mas a transparência e real responsabilidade social, o que inclui o cumprimento da legislação ambiental e direito da pessoa para um ambiente seguro à vida e saúde.
"Nossa manifestação - é advertência, sinal ao sistema que a paciência está chegando ao final: "A Comunidade levada ao ponto de ebulição exige solucionar o problema aqui e agora. Confiança num governo acessorial com medidas paliativas, e empresas industriais, já não existe!"

Do Parlamento exigem a alteração à Lei da Ukraina "Sobre zona de extraordinária situação ecológica", para dar um estatuto correspondente às regiões habitadas com perigos ambientais, associados não apenas com desastres, mas também com prolongados efeitos nocivos das emissões industriais. Além disso, querem auditoria ambiental de todas as empresas industriais para determinar seu impacto real sobre a saúde dos moradores.

Metinvest, por sua vez, promete até 2020 (quantos perderão a saúde e quantos morrerão até la? - OK) investir mais de US$ 620 milhões nas melhorias da situação ecológica em Mariupol, mas lembra, que as usinas de aço dali são profundamente danosas. "E com os nossos extraordinários danos nós continuamos financiar a reconstrução em grande escala, a qual antes de nós ninguém realizou nos últimos 50 anos, - relataram no centro de imprensa do governo.

Simultaneamente o Conselho Municipal aprovou, com a participação de especialistas do Metinvest o "Programa da proteção e saneamento de Mariupol para 2012 - 2020, que envolve a redução das emissões em 40%, "sob condições favoráveis de mercado." E, conquanto, a saida da crise aos metalúrgicos não profetizam, a desconfiança dos Mariupolianos às promessas oficiosas é completamente compreensível

Agora, enquanto o trabalho em Azovstal da prejudicial sinterização paralizou por um mês, os Mariupolianos estão se acostumando às janelas abertas, passeios no parque e ar sem fumaça.

O levante antissmog em Mariupol foi considerado sem precedentes para região de Donbas (que é a região pró-Yanukovych e pró-Rússia - OK), uma onda de consciência cívica. Os especialistas não descartam que ela pode se tornar um modelo para outras cidades problemáticas em termos ambientais, e não somente nesta região.

(Adendo: Sobre a vida de Rinat Akhmetov há diversas versões na internet, mas sobre si, ele mesmo diz: "Como já lhes disse, em 1992-95 (primeiros anos da independência ukrainiana) era um período de economia informal. Nós fundamos a companhia "Ars". Nós fazíamos comércio com carvão. Nestes anos eu consegui meu primeiro milhão."
Rinat Akhmetou nasceu em 1966. Nacionalidade tártara. Seu irmão mais velho e seu pai trabalhavam como mineiros em Donetsk - Ukraina. Em 2001 Rinat concluiu a Faculdade de Economia. - OK
).

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário