sexta-feira, 7 de junho de 2013

NOTÍCIAS POLÍTICAS III



Memorando com União Aduaneira não tem peso - Anders Aslund

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 03.06.2013
Voz da América

Analista Sênior do Instituto de Economia Internacional Peterson Anders Aslund acredita que o Memorando assinado em Minsk, não tem peso.

Peterson Anders Aslund
Segundo suas palavras: "Ele não tem nenhum significado e peso para ninguém. Se você é um observador, você - é ninguém. Isto significa que você pode se sentar nas reuniões, isto é apenas show".

Aslund acredita que com a assinatura do Memorando Ukraina quer obter gás mais barato da Rússia. "O presidente Yanukovych quer dar um sinal positivo para Rússia em uma tentativa para obter preços mais baratos para o gás. Esse truque não funciona. Presidente Putin tem dito, repetidamente, que não existe status de observador na União Aduaneira. Parece que eles estão criando uma fórmula específica especialmente para Ukraina, mas, por isso mesmo, ela não tem nenhum peso."

Anders Aslund está convencido, que hoje na Ukraina, ao invés de, sem sucesso, querer guiar seus vizinhos pelo nariz, deviam concentrar-se na assinatura do Acordo de Associação com UE. Mas para isso precisa, urgentemente, liberar Tymoshenko da prisão:

"Este é um dos mais importantes acordos internacionais, que Ukraina tem a possibilidade para assinar. Ao invés disso, o que está acontecendo é que o presidente Yanukovych prefere manter Tymoshenko na prisão sem nenhum fundamento jurídico. E agora o coitado do ministro dos Assuntos do Exterior da Ukraina - Leonid Kozhara visita todas as 27 capitais dos países membros da UE - e, realmente pede, por favor dê-nos a possibilidade de manter Yulia Tymoshenko na prisão, nós fazemos tantas coisas boas. Nós queremos assinar o Acordo com UE... Mas, eu penso, que para maioria dos países da UE a prisão infundada da Tymoshenko é uma linha vermelha que eles não passarão.

Tradução: Oksana Kowaltschuk




Vídeo e foto formatação: A.Oliynik

Nenhum comentário:

Postar um comentário