terça-feira, 27 de dezembro de 2011

PARA LUTSENKO - FLORES, AOS JUÍZES - VARAS

Vysokyi Zamok (Castelo Alto, 20.12.2011
Inna Pukish-iunko
A trilha sonora para as sessões do tribunal na questão do ex-ministro tornou-se a canção "Lenta za lentoiú na bii podavai" [1].
Desde bem cedo amigos e colegas de Yurii Lutsenko tentavam criar próximo aos cinzentos muros do Pecherskyi Tribunal humor alegre e festivo. Havia flores e músicas com acompanhamento de guitarras, canções preferidas do ex-ministro que, elevando-se dos alto-falantes desanuviavam a atmosfera opressiva na sala do tribunal. Este presente organizaram a Lutsenko pelo dia de seu aniversário, aqueles cuja presença não foi permitida nas imediações da prisão, no dia 14 de dezembro.
No dia de nascimento de Yurii Lutsenko felicitá-lo na prisão somente permitiram a sua esposa e advogados. Os amigos e colegas congratularam-no com um baner gigante e que desfraldaram no centro de Kyiv. Com os cumprimentos pessoais precisaram esperar até a próxima sessão do tribunal. Como presente (a lista de presentes na prisão é limitada) encaminharam a Lutsenko um buquê de rosas e coleção de obras de Winston Churchil em seis volumes.
Como a sessão do tribunal realizava-se no dia de São Nicolau, não esqueceram os colegas do ex-ministro também dos juízes. Para os servidores "obedientes" trouxeram uma braçada de varas. E, simbolicamente, fustigaram o edifício do Pecherskyi Tribunal ao som de canções da insurreição provenientes dos alto-falantes.
Do outro lado dos muros o juiz Serhii Vovk decidia, realizar a sessão ou adiá-la até o retorno do estrangeiro do advogado Ihor Fomin (no que insistia a defesa). Quando o juiz anunciou que decidiu pela realização, Lutsenko reagiu ironicamente: "Pode conduzir, apenas em silêncio, para não atrapalhar as canções". E assim, ao som das músicas a sessão realizou-se por uma hora e meia. Durante esse tempo questionaram... uma testemunha. Próxima sessão foi marcada para 21.12.2011.
Enquanto isso...
Às doenças que os médicos diagnosticaram em Yurii Lutsenko anteriormente, acrescentaram agora a inflamação do estômago e do trato gastrointestinal, conforme relatado pela esposa. "No dia de seu aniversário, veio ver Yurii a comissão médica, porque na noite anterior ele sentiu-se muito mal. Ele recebeu analgésicos. Yurii emagreceu novamente 5 quilos".
[1] Esta canção animava os insurretos ukrainianos na luta pela liberdade da Ukraina durante a II Guerra Mundial e depois. O movimento insurgente prolongou-se até 1950, quando foi totalmente eliminado pelas forças da Rússia comunista.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário