sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

FECHANDO AS CORTINAS DE 2011

Caros Leitores e conterrâneos:

Encerramos com este post o ano de 2011. Esperamos que "Noticias da Ucrânia" tenha proporcionado a você informações de um país que se debate num dilema existencial, tanto da parte de seus governantes, quanto de seu povo que se encontra dividido e sem orientação segura.
Agradecemos as suas visitas e esperamos revê-los em 2012, se Deus assim o permitir.

Salve a Ucrânia!

Anatoli e Oksana



Notícias resumidas dos jornais eletrônicos: Tyzhden (Semana) e Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana)
24.12.2011 – Ivashchenko
Esposa do ex-ministro Ivashchenko acusa o Procurador Geral Viktor Pshonka pela divulgação falsa de que ao seu marido, tanto na prisão como fora dela, é dado o tratamento necessário para recuperação da saúde. Seu esposo, realmente foi levado para exames médicos fora da prisão, mas não lhe administraram nenhum remédio e nem está sendo submetido a nenhum tratamento indicado, sem o que as conseqüências podem tornar-se irreversíveis, segundo o diagnóstico dos médicos.
23.12.2011 - Viktor Yanukovych Jr.
Viktor Yanukovych JR. segue os passos do pai. Em sua dissertação científica há vários trechos de outros trabalhos, sem referência. O jornal Kyiv Post diz que encontrou plágio desde frases a parágrafos completos - fragmentos de livros publicados anteriormente. O jornal cita, entre outros, o livro "Fundamentos da gestão social", publicado em Moscou há 10 anos, e também o livro "Regulamento da Economia pelo Estado, publicado em Kyiv, em 2006.
23.12.2011 - Veredicto da Tymoshenko
O veredicto da Tymoshenko entra em vigor. É a decisão do Tribunal de Apelação, que confirmou o aprisionamento por 7 anos. Também obriga-a ao pagamento de USD 187.500.000 como indenização por perdas ocorridas em resultado de contratos de gás em 2009.
25.12.2011 - Adesão a OMC
A adesão da Rússia a OMC (Organização Mundial do Comércio) pode acelerar a integração da Ukraina a UA (União Aduaneira). Existiam problemas entre Rússia e outros membros potenciais da UA e União Eurasiana do espaço pós-soviético, que já pertenciam a OMC - Armênia e Quirguistão. A adesão da Rússia e proximamente de outros países da UA devem remover esse obstáculo.
26.12.2011 - "Carta ao ditador"
Tymoshenko pede a Yanukovych não entregar à Rússia o sistema de transporte de gás, em sua "carta ao ditador", postada em seu site pessoal.
"Não esqueça, que o futuro da Ukraina, a segurança da Ukraina, interesses dela e seus também, estão no plano europeu. E se o senhor quiser recuperar, ao menos um pouco, o respeito político, devolva Ukraina a estratégia do desenvolvimento europeu" - escreveu Tymoshenko.
"Não pense entregar o nosso sistema de transporte de gás. Este é o nosso último recurso estratégico. O senhor é recebido em Gorki (residência oficial do presidente russo - OK) apenas porque esse sistema ainda pertence a Ukraina. Se o perder não lhe sobrará nenhum argumento, nem a seu favor, nem a favor do país" - destacou ela.
"O senhor entregou Sepastopol pelo gás barato, e cadê ele? Agora quer entregar o sistema de Transporte de Gás... E o que vai entregar no próximo ano, Viktor Yanukovych? Sua "Honka" (Ela refere-se à casa do presidente que, como sabemos é um complexo palaciano. O nome da empresa finlandesa que a constrói é Honka, daí o nome dado pelo povo à residência presidencial - OK).
Sabemos que o senhor se casou ainda no tempo da União Soviética, quando havia o lema "Família forte - país forte". Mas o senhor exagera este princípio ao pé da letra. As pessoas poderiam compreender, se o senhor presenteasse seu filho com o melhor carro do mundo. Mas não o Banco Nacional com o Ministério do Interior e o sistema fiscal", finalizou ela.
26.12.2011 - Tribunal Europeu
A decisão do Tribunal Europeu sobre a questão Tymoshenko não é aguardada para antes de 20.04.2012, segundo seu advogado Serhii Vlasenko (mesmo o caso da Tymoshenko não ter entrado na fila no Tribunal Europeu. Deram preferência).
Além de Vlasenko, representará os interesses no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos a advogada Valyntyna Telechenko.
Além do Tribunal Europeu a defesa da Tymoshenko estuda possibilidades para recorrer a outros tribunais internacionais.
Filha da Tymoshenko teme que as injeções que a mãe recebe podem ser "manipuladas". E que isto pode estar acontecendo para que sua mãe forneça as provas desejadas.
Lembremos: em 2004 Viktor Yushchenko, adversário de Viktor Yanukovych, no meio da campanha eleitoral, de repente adoeceu devido a envenenamento por desconhecidos. Tais suspeitas ressoam em Kyiv não sem razão, diz o jornal.
26.12.2011 – Cazaquistão
O número de vítimas dos tumultos no Cazaquistão aumentou para 16, número do governo. Segundo números não oficiais foram mortas 50 pessoas, feridos mais de 600 e muitos aprisionados. Os policiais abriram fogo sobre os protestantes que teriam ateado fogo a seu ônibus.
Os protestos são direcionados a novos ricos do petróleo, sendo que os que o extraem permanecem na pobreza.
O governo se comporta com crueldade e astúcia. Usa de vazias e falsas promessas e cessação de todas as tentativas para mudanças de injustiça social.
Essa revolta ocorreu em Zhanaozen, Cazaquistão, em meados de dezembro. Foram queimados dezenas de edifícios. Em 17 de dezembro o presidente Nursultan Nazarbayev decretou estado de emergência até 05.01.2012. Opera o toque de recolher, circulação restrita, proibição de comícios, limitação de fotos, vídeos e técnicas copiadoras. Todas as comunicações e caminhos à cidade foram bloqueados.
Precederam às desordens longas greves dos funcionários das companhias petrolíferas insatisfeitos com os salários das companhias petrolíferas. O tribunal considerou a greve ilegal. Muitos trabalhadores foram dispensados. Os protestos iniciaram a dois anos.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário