sábado, 3 de dezembro de 2011

RESCALDOS DE CHERNOBYL

Monumento aos Heróis Ucranianos que sacrificaram suas vidas, conscientemente, para salvar muitas outras no cumprimento do dever.


Chernobyltsi


Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 16.11.2011

Em Luhansk teve protesto de aproximadamente 1.500 "chernobyltsi" (pessoas que trabalharam na limpeza radioativa da catástrofe de Chornobyl denominadas de "liquidatários").

Eles armaram barracas onde estarão dia e noite, reivindicando seus direitos, porém não vão aderir a greves de fome para não prejudicar ainda mais sua saúde já prejudicada em conseqüências às avarias radioativas de Chernobyl.

Os protestos foram iniciados no dia 15 em várias regiões, porque o governo não cumpre as decisões da justiça no que se refere ao pagamento de suas pensões.

18.11.2011:

Em Donetsk, ao lado do Posto Regional do Fundo de Pensões, em tendas, há 43 "chernobyltsi" em greve de fome. Na praça estão reunidas 200 pessoas, enquanto 10 já foram hospitalizadas devido a greve de fome.

20.11.2011:

Em Donetsk continuam protestando cerca de 200 pessoas, 43 das quais em greve de fome. No momento não há ninguém hospitalizado. Os médicos visitam as barracas e um deles declarou que as aparências dos protestantes em greve de fome revelam que todos eles precisam ser hospitalizados.

21.11.2011:

Os que participam da greve de fome estão moralmente deprimidos e fisicamente debilitados. 24 deles foram levados a vários hospitais. No lugar deles, para continuar a greve vieram outras pessoas, perfazendo um total de 48.

Em Lviv, um grupo de "Chernobyltsi" adentrou ao escritório local do Fundo de Pensões. Foram empurrados para fora pelos funcionários e agentes da lei.

23.11.2011:

Em Kramatorsk, província de Donetsk os "chernobyltsi" organizaram um protesto. Um dos participantes disse que ele é um inválido do terceiro grupo. Antes da decisão judicial recebia 1.650,00 UAH (cerca de USD 260,00) após o litígio passou a receber 5.300,00 UAH

(USD 662,00). Agora baixaram minha pensão para 1.090,00 UAH (USD 136,00). Se eu soubesse que minha pensão seria rebaixada, não teria contratado crédito para tratamento de minha saúde. Como é que vou pagar o crédito? Dinheiro para remédios também não tenho. Diariamente gasto só para uma seringa 12 UAH (USD 1,5) lamentou.

O Gabinete de Ministros promete aumentar as pensões dos "chernobyltsi" a partir de 2012, segundo o Ministro do Trabalho e Política Social Serhii Tihipko. Também sofrerão acréscimo os adicionais de pensão para os inválidos liquidatários por prejuízos à sua saúde, que hoje constituem 15, 20 e 30% para o nível estabelecido aos veteranos da guerra com deficiência - que são de 30, 40 e 50%.

No entanto, o governo vai verificar as listas dos "chernobyltsi" para eliminar os que recebem os benefícios ilegalmente. Foram feitas duas verificações antes de 1988 apenas. Isto será realizado pela organização comunitária "União Chernobyl".

As ações de protesto verificam-se, principalmente, em Kyiv, Kharkov, Donetsk e Lviv.

27.11.2011:

Em Donetsk, durante a "batida" da milícia morreu um inválido.

Segundo as palavras do deputado M. Volynets, a milícia, com a participação de "bandidos em roupas cívis", invadiram a cidadezinha de tendas dos "chernobyltsi", derrubaram a tenda dada aos manifestantes pelo Ministério de Situações Extraordinárias (MNC). A fumaça proveniente do gerador tonteou as pessoas e Henadii Konoplov foi pisoteado. Ele faleceu. Não era um "Chernobylets". Ele era presidente da Associação dos Veteranos da Guerra e "Crianças da Guerra" da cidade de Rodynsk em Donetsk, e estava fazendo greve de fome em solidariedade aos "chernobiltsi".

Foram aproximadamente 30 policiais que, sem apresentar quaisquer documentos invadiram a tenda e a derrubaram.

Mais tarde houve luta entre milícia e os inválidos de Chernobyl. A milícia retirou do local a tenda, o gerador e os 2 fogões. As demais tendas permaneceram.

Os 50 "chernobyltsi" permanecem no local. "Daqui nós não iremos a nenhum lugar. Ocorreu um processo aberto, banditismo sem lei. O governo mostrou sua verdadeira face" - disse o representante da organização ukrainiana dos inválidos da catástrofe de Chernobyl (Chernobyl-Unity" Mykola Honcharov.

Já o jornal Vysokyi Zamok (Castelo Alto) diz que algumas pessoas não uniformizadas jogaram água sobre os fogões o que causou a fumaça, enquanto outros derrubaram a tenda sobre as pessoas que estavam dentro e as pisoteavam. O pior de tudo isso é que a milícia ficara apenas observando.

29.11.2011:

Protesto: cortejo fúnebre
Em Donetsk "chernobyltsi" e outros pensionistas realizam um cortejo fúnebre pelas ruas centrais, carregando um caixão vazio. É protesto contra política do governo e em homenagem a Henadii Konopliov. Representantes de outras regiões fizeram parte do cortejo. Chegou a haver congestionamento de tráfego.

Azarov, primeiro-ministro, diz que não tem dinheiro para pagar melhor as diversas categorias de pensionistas, mas:

- aumentou em 6.1 milhões de UAH (USD 762.500) as despesas com atividades do presidente Yanukovych, sua administração e outros órgãos: apoio financeiro ao sanatório e resort, instituições da Administração Estatal; despesas com o programa de conservação dos parques nacionais, patrimônios da humanidade e manutenção da residência; atendimento médico e hospitalar de deputados e equipes de gerenciamento dos órgãos governamentais.

Também foram comprados 500 laptops para deputados, no montante de 5,49 milhões de UAH (USD 686,250 aproximadamente).

30.11.2011:

A justiça proibiu os protestos em Kyiv, mas os protestantes não pensam em parar. Estão planejando organizar protestos nas principais regiões com participação de todos os segmentos da população prejudicados: os inválidos da guerra, afegães (que lutaram na guerra do Afeganistão), Crianças da guerra (cidadãos da Ukraina que em 02.09.1945 tinham menos de 18 anos, considerados prejudicados no seu desenvolvimento) e inválidos de outros grupos...

Mas, apesar da proibição, sob as janelas de Azarov (primeiro-ministro) 40 "chernobyltsi" anunciaram greve de fome.

Tyzhden (Semana), 30.11.2011


Inscrição no agasalho: Yanukovych nosso presidente


Protesto: Queima de agasalho com inscrição presidencial

"Chernobyltsi" de Donetsk continuam a greve de fome após a demolição da barraca. Na foto eles queimam o agasalho com a inscrição: "Yanukovych nosso presidente".

Tradução: Oksana Kowaltschuk
Foto formatação: AOliynik

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário