terça-feira, 13 de dezembro de 2011

URSS: Colapso ou Estratégia?

Colapso da URSS como etapa da semidesagregação do Império Russo

Volodymyr Pylypchuk, deputado do Parlamento da primeira e segunda legislatura, acadêmico da Academia de Ciências Econômicas da Ukraina, Professor.
Já se passaram mais de 20 anos desde o colapso da URSS. E, em todos estes vinte anos entre os apologistas de império desenrolam-se discussões sobre o tema: ela desagregou-se ou a desmantelaram, quem são os culpados disso - Gorbachev ou o trio "Bilovezkii bisons" - Yeltsin - Kravchuk - Shushkevych [1]? Como punir os destruidores e como reviver novamente a UNIÃO? Um agricultor sábio diria: "Se Daniel morreu ou o tumor o asfixiou, ainda assim o morto não pode ser ressuscitado".
Mas, visto que "ao redor de científicas" as conversas espalham-se com a finalidade de confundir a consciência das pessoas e para instigá-las para a "ressurreição de um morto" e animá-las à luta por uma nova UNIÃO, eu decidi sentar-se e ocupar-me escrevendo este artigo.

CONTEÚDO DO ARTIGO
1. O colapso da União Soviética - processo em conformidade com leis objetivas
2. O colapso do primeiro império russo - Rússia czarista
3. O colapso da doutrina econômica comunista no período do comunismo militar
4.Economia do genocídio planificado
5. Idéia do comunismo - uma utopia
6. Quem não participou do poder na União Soviética?
7. Comunistas russos - casta dominante em URSS
8. Fatores subjetivos que aceleraram o colapso da URSS
9. O colapso final do modelo econômico comunista
10. Revisão do estágio final do colapso da URSS
11. O papel de Gorbachev no colapso da URSS
12. O papel dos comunistas da Rússia na destruição do PCUS
13. Como era percebido na Ukraina o CEE (Comitê de Emergência do Estado) e o colapso da URSS
14. O papel da KGB - URSS e Exército em CEE
15. O papel do acordo Bilovezkii e Bilovezkii bisões
16. Papel de USA e desaparecimento da URSS?
17. Era possível prolongar a existência do colapso do Sistema da URSS?
18. Conclusões da análise das causas do colapso do sistema comunista
19. Quanto a perspectiva de NOVA ALIANÇA com a Rússia
20. Ukraina é livre. Na ordem - liberdade de ukrainianos

1. O colapso da União Soviética - processo em conformidade com leis objetivas
Já se passaram 20 anos desde o colapso da URSS. E, em todos estes 20 anos entre os apologistas do império desenrolam-se discussões sobre o tema: ela desagregou-se ou a desmantelaram, quem são os culpados nisso - e desenrolam-se discussões sobre o tema: Gorbachev ou o trio "Bilovezkii bisons" - Yeltsin - Kravchuk - Shushkevych? Como punir os destruidores e como reviver novamente a UNIÃO? Um agricultor sábio diria: "Se Daniel morreu ou o tumor o asfixiou, ainda assim o morto não pode ser ressuscitado".
Mas, visto que "ao redor de científicas" as conversas espalham-se, com a finalidade de confundir a consciência das pessoas e para instigá-las para a "ressurreição de um morto" e animá-las à luta por uma nova UNIÃO, eu decidi sentar e ocupar-me escrevendo este artigo. A questão é que as conversas são realmente "pseudocientíficas", porque nenhum dos apologistas se esforça para estabelecer as relações das causas e efeitos do colapso do sistema comunista e colapso da URSS. Não se deseja analisar as causas e os fatores que conduziram ao colapso da URSS limitando-se apenas com argumentos emocionais de natureza subjetiva.

A este respeito, em mim, como opositor dos mencionados apologistas, surgiu a eles uma série de perguntas:

- se a teoria comunista era real, por que em nenhum dos países do mundo, que construíam o comunismo e que pertenciam ao mundo comunista (geralmente 40% da população mundial, em 1/4 de terras do planeta) durante mais de 70 anos o "comunismo não conseguiu se construir?”

- Por que rejeitaram a idéia ulterior de construir o comunismo e mudaram para capitalismo aqueles países, onde o nível de vida das pessoas era mais satisfatório do que na URSS (Iugoslávia, Checoslováquia, Hungria, República Democrática Alemã?

- Se a URSS era tão forte e "intocável", como a pintavam os apologistas, então por que ela desmantelou-se em um momento, como uma casinha de brinquedo? [Esta indagação do articulista suscita outra pergunta: A URSS desmantelou-se de fato ou foi uma estratégia para neutralizar o anti-comunismo no mundo fazendo acreditar-se que o comunismo acabou? AOliynik].

- Se havia política do PCUS (Partido Comunista da União Soviética) e da União Soviética, realmente internacional ou, ao menos, nacionalmente avaliada, quando em todas as repúblicas da UNIÃO (exceto na Rússia) crescia o "nacionalismo" e incendiava de tal forma que todas as repúblicas nacionais aspiravam pela soberania e a realizavam? (Eu escrevi, não sem razão "exceto na Rússia", porque na Rússia, o estágio de nacionalismo é mais elevado, próprio à nação imperialista - chauvinista, que será discutido abaixo).

- Se eram os membros do PCUS dos anos 90 dogmatas comunistas se:

- nem o secretário geral do Comitê Central do PCUS e nem o Politiburo do Comitê Central do PCUS e nem o CC PCUS não se pronunciaram contra a desagregação, mais oficialmente, não condenaram o colapso da URSS?
- nem os republicanos, nem os provinciais, nem os regionais, nem os municipais, nem as organizações partidárias iniciais, nem os comunistas comuns não se organizaram em defesa da URSS depois do Comitê de Emergência do Estado. Por que não se apresentaram, pelo menos, ocasionalmente, em comícios ou reuniões contra o colapso da URSS?

- Havia vida na comunista União Soviética, tão abastada e feliz, como agora é pintada pela quinta coluna imperial da Rússia, se os cidadãos não-partidários da União Soviética; os sindicatos (as escolas do comunismo), o Komsomol (o futuro e a esperança do partido), as ONGs não fizeram qualquer resistência ao seu colapso, não se apresentaram para proteger a integridade da URSS e nem tentaram protestar contra o seu fim?

- Por que KGB, MVD e Exército Soviético (os combatentes e os destacamentos militares do Partido Comunista) não apoiaram os seus gestores diretos, organizadores e membros do Comitê de Emergência do Estado nas suas intenções de força para reter o colapso da URSS?

- É possível que o colapso da União Soviética foi resultado de princípios científicos falsos, métodos e técnicas, que formavam a base de seu funcionamento e ocorreu como resultado convergente no tempo e espaço de processos e circunstâncias que aceleraram a deterioração do sistema?

Não vou adiar a intriga com a resposta até o final do artigo, responderei. Eu adiro ao ponto de vista que o colapso da URSS - natural e foi resultado de coincidência de tempo e espaço e de processos objetivos e em conformidade às leis:

- em resultado do colapso natural de base ideológica do sistema comunista que não conseguiu atingir seus objetivos - alcançar e ultrapassar os países capitalistas avançados em nível de produção per capita. Não foi capaz de construir uma base material do comunismo e suas imanentes relações sociais, enquanto a Revolução de Outubro de 1917 realizou-se exatamente para construção e viabilidade do comunismo. E, neste contexto, deve-se reconhecer que:

- o colapso do sistema comunista mundial é a etapa final da decomposição do império ideológico da Rússia.
- o colapso comunista da URSS é a parte integrante do processo mundial.
- decomposição da URSS é a etapa final da desintegração de uma das formas do império russo e a primeira etapa de sua semidecomposição territorial e nacional - ao mesmo tempo.

As premissas da desintegração da URSS evoluíam ativamente nas últimas décadas:
- as tendências negativas crescentes tanto na prática da economia comunista como na noção decisiva da teoria utópica comunista;
- descontentamento crescente da população da URSS com o padrão de vida;
- o crescimento do descontentamento e rejeição das repúblicas da URSS da essência ideológica imperialista e prática comunista;
- crescimento do descontentamento e rejeição das repúblicas da URSS com a política nacional e cultural da URSS;
- crescimento da insatisfação com a própria Rússia nas repúblicas da URSS. Rússia como organizador e "inspirador personificado de todas nossas vitórias" - tanto no sentido direto como falsificado.

O impulso final da fase da desintegração da URSS também foi dado na Rússia - fenômeno do CEE (Comitê de Emergência do Estado). Por analogia física CEE tornou-se detonador da reação em cadeia da desintegração nuclear da URSS.

A obtenção da independência da Ukraina, e outras repúblicas da URSS, deve ser examinada (pela mesma analogia) como os mesmos produtos de distribuição que os produtos que resultam de uma reação nuclear em cadeia.

[1] Shushkevych, presidente da Bielorrússia participou de uma reunião, na Floresta Bilowezkii (Bielorrússia), com os presidentes da Rússia, Bóris Yeltsin e da Ukraina, Leonid Kravchuk, em 07-08.09.1991, onde foi decidido eliminar a União Soviética e criar a CEI (Comunidade dos Estados Independentes).

C O N T I N U A

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário