terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ÚLTIMAS NOTICIAS SOBRE YULIA TYMOSHENKO

1- O médico canadense diz que o governo ukrainiano não permitiu a realização de exames da Tymoshenko

Ukrainska Pravda (Verdade Ucrainiana), 23.02.2012

O governo ukrainiano negou aos médicos canadenses a realização de testes necessários para diagnóstico da ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko. Não foi Tymoshenko que se recusou à realização dos testes.

Isto foi afirmado na declaração do médico Petró Kuytana, cujo texto encontra-se na propriedade da Ukrainska Pravda.

Segundo Kuytana, após reunião com Tymoshenko ficou claro que ela precisa do exame de sangue e testes toxicológicos.

"Apesar do fato de que a equipe canadense tinha equipamentos para testes, que poderiam dar resultados imediatamente, as autoridades ukrainianas recusaram-se permitir a sua utilização, dizendo que nós iríamos transgredir algumas leis, que poderia resultar em processo criminal", - diz a declaração do médico.

Kuytan acrescentou, que os médicos chamaram atenção dos funcionários, que foi o governo que os convidou, e este equipamento estava listado nos documentos oficiais originais.

"A senhora Tymoshenko estava em pleno acordo com as nossas propostas e solicitou uma testagem independente e confidencial", - acrescentou ele.

"As autoridades também proibiram a coleta de quaisquer amostras necessárias para análise", - disse o médico.

"Qualquer declaração de que Tymoshenko negou-se a um exame independente não é verdade", - disse Kuytana.

"Eu considero que esta mulher está doente e permanece em constante dor - condição que requer testes toxicológicos e outras pesquisas laboratoriais. Eu também expressei preocupação com o fato de introdução a ela de substâncias que são proibidas no Canadá", - acrescentou o médico.

(Acompanho diariamente, por mais de 6 (seis) anos, os jornais ukrainianos. Tymoshenko sempre foi uma mulher muito ativa e participava de atividades diárias inerentes a seu cargo, ou como política. Era notícia diária nos jornais. Sempre com boa saúde. Por que será que adoeceu logo após sua prisão??? - OK).


2- Tymoshenko foi levada à clínica

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 23.02.2012

O serviço penitenciário do Estado comunica que, de acordo com solicitação da Tymoshenko, e no âmbito das das recomendações dos médicos estrangeiros que faziam parte da comissão médica internacional, foi assegurada a testagem adicional, ou seja, radiografia, tomografia complexa, terapia de ressonância magnética, em um dos hospitais de Kharkiv" - diz um comunicado.

Do exame de sangue Tymoshenko recusou-se novamente. Os resultados são necessários aos médicos estrangeiros para conclusões finais e recomendações sobre a saúde da Tymoshenko.


3- Filha da Tymoshenko exortou a OSCE a ocupar-se de Yanukovych

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana) 23.02.2012

A Organização para Segurança e Cooperação na Europa deve investigar abusos do sistema legal do regime Yanukovych.

Este convite soou dos lábios da filha da Tymoshenko Eugênia, na quinta-feira durante uma Comissão da Democracia, Direitos Humanos e Assuntos Humanitários da Assembléia Parlamentar da OSCE.

"A OSCE pode usar seus poderes para conduzir investigações, para examinar a situação dos direitos humanos e os constantes abusos do sistema legal para satisfazer a vontade de Yanukovych", - disse Eugênia. Ela acredita que a comunidade mundial deve mostrar solidariedade com aqueles que defendem os valores democráticos na Ukraina.

"Ainda não é tarde para minha mãe, ainda não é tarde para Ukraina, mas a escuridão condensa-se. Por isso pedimos-lhes para demonstrar compromisso e solidariedade para com Ukraina, para o nosso futuro comum de liberdade e democracia na Europa", - sublinhou ela.

"Nós podemos e vamos proteger nossos direitos e liberdades. Eu penso que há passos práticos para nos ajudar. E vocês podem aplicá-los não somente para minha mãe, mas para toda Ukraina, que olha para vocês com esperança", - declarou Eugênia.

Eugênia informou os participantes sobre a situação política na Ukraina, perseguição da oposição, estadoo de saúde e condições da Tymoshenko na prisão. Ela também disse que sente temores, que crescem a cada dia, que sua mãe pode ser morta na prisão.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário