terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

DO MOVIMENTO EURASIANO A AZIOPA

Dás Aziopa!

Blog de Roman Zberezhan, 17.01.2012

Há muito tempo os adeptos fervorosos da "terceira Roma" relembravam o antiquado tema "união de países eslavos", mas com o tempo esta questão ficou decadente. Em substituição, novamente surgiu o tema "União Eurasiana". Por que "novamente"? É que ele não é assim tão novo - em 1994 foi proclamado por Nazarbayev (desde 1984 governa o Cazaquistão). Porquanto, então dominava o tema "união países eslavos", não chamou nenhuma atenção na Rússia. No entanto, depois de analisar a situação, e tendo-a em conta, Putin, apropriou-se da idéia de Nazarbayev, e anunciou a principal direção de sua atividade - União Eurasiana.

Por que não mais "união eslava", união na base religiosa (esse tema também era examinado), mas abordagem puramente geográfica? É tudo muito simples - se contar quantos eslavos há na Rússia, então algo não está muito convergente, e chamar este país de eslavo ficará muito difícil. Parece que, finalmente, entenderam isso na Rússia.

Tentar reunir na "terceira Roma" na base religiosa (ortodoxa)? Também não funciona - onde situar os muçulmanos da Rússia? Eis que sobra uma oportunidade - a Eurásia de Nazarbayev-Putin. Um pouco de Europa e todo o resto da Ásia. Aziopa, em uma palavra.


Muçulmanos na Rússia
Ah, sim, ainda há o "Mundo russo". Mas isto já não é atual. Porque já de longe não é mundo russo. E mais uma coisa. Em Moscou, parece, não duvidam que a União Eurasiana ocorrerá - na Wikipedia russa já tem uma "barra" - a Ukraina já consta lá, e o idioma é o russo (é claro) para toda Aziopa, mas religiões são duas: "Ortodoxa" e . . . "Islamica".

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário