domingo, 29 de abril de 2012

NOTÍCIAS DA PRISÃO

Lutsenko
Tyzhden (Semana), 03.04.2012

O ex-ministro Yurii Lutsenko, que está preso, declarou à comissão internacional  Freedom House que não pretende sair da Ukraina para tratamento médico. Esta informação a esposa deu aos jornalistas após a visita dos membros da organização.

Os visitantes, alguns conhecidos desde o tempo do Ministério, interessaram-se sobre o motivo do aprisionamento e possíveis soluções. À pergunta, se Lutsenko não pretende fazer tratamento no exteriorr, ele respondeu que não, mas precisa e quer tratamento hospitalar, não na prisão.

O encontro aconteceu no gabinete do chefe da prisão, apesar de que, nos últimos dias Lutsenko foi transferido para nova câmara preparada apressadamente.


Tyzhden (Semana), 06.04.2012

Após exames realizados no hospital, os médicos confirmaram que Lutsenko tem inflamação do pâncreas, graves problemas no fígado, taquicardia.

Lutsenko está internado no hospital, onde recebeu a visita da esposa. Ele está numa enfermaria, segundo esposa, "luxo europeu": cama de última geração, sofá, duas cadeiras, mesa, bancos, vaso com flores, tapete ao lado da cama, TV de plasma, papel de parede, piso laminado, cabine nova com chuveiro. Grades nas janelas.

Guardas apenas no corredor.
Antes da transferência ao hospital, na prisão Lutsenko recebeu a visita do deputado do Parlamento Europeu Pavlo Koval (polonês) e seu assistente Oleksandr Hrombchevskyi.

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 09.04.2012

Médicos confirmaram - Lutsenko tem diabetes.

"Os problemas graves que preocupam os médicos são a hipertensão portal (varizes das veias e esôfago), estágio inicial da cirrose e confirmação de diabetes", - disse a esposa.

Lutsenko está agradecido aos médicos e demais pessoas do hospital, pelo bom tratamento a ele dedicado.

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 12.04.2012
Segundo a esposa, o volume do fígado de Lutsenko aumentou duas vezes em comparação com exames realizados no mês de julho de 2011, constatou a médica que o examinou estes dias. E todo esse tempo Lutsenko não soube do problema, nem recebeu tratamento adequado. Então não houve regeneração de células hepáticas.


Condenado Heorhii Filipchuk

Tyzhden (Semana), 05.04.2012

Ex-ministro da defesa, do governo Tymoshenko, foi condenado a três anos, para privação da liberdade. Ele foi levado à prisão diretamente do tribunal. Anteriormente ao julgamento apenas estava proibido ausentar-se da cidade.

Filipchuk foi condenado por abuso de poder durante o acordo com a empresa jurídica Astapov Lawyers, pela concessão de consultorias durante o conflito em instituições jurídicas internacionais na rescisão do acordo celebrado entre o governo ukrainiano e a companhia Vanco International Ltd., sobre a elaboração da plataforma do Mar Negro.

Segundo Natália Filipchuk seu marido foi condenado porque causou perdas ao Estado, mas que ele apenas executou os pagamentos autorizados pelo Ministério de Finanças, Tesouro, etc., e que o dinheiro foi para o pagamento de serviços prestados pela empresa Astapov Lawyers.

O advogado vai apelar porque considera a decisão absurda. "Nós fornecemos muitas evidências de que as ações de Filipchuk estavam dentro da lei", - disse ele. "Felipchuk executava incumbências do Gabinete de Ministros, particularmente da ex-primeira-ministra Tymoshenko". "Lá havia incumbências da primeira-ministra e do Gabinete de Ministros. Mas todos esses materiais, eles foram investigados pela justiça, mas infelizmente, não tidos em conta", - completou o advogado.


Ivashchenko

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 12.04.2012

A saúde do ex-ministro interino, Valery Ivashchenko deteriorou.

Ivashchenko está indignado com as declarações da Procuradoria pela afirmação de que ele finge estar doente. "Por isso permitiu que eu informasse à sociedade sobre o seu diagnóstico", - disse o advogado.

"Ontém visitei o réu e posso informar que sua saúde se deteriorou. Ele, literalmente, chegou rastejando à sala de entrevistas. Ele foi examinado por duas comissões, uma com participação do principal neurologista de Kyiv. Parece que as conclusões do neurologista não agradaram ao Serviço Penitenciário porque também foi examinado pelo Ministério da Saúde. Penso que mais uma vez dirão que Ivashchenko não necessita de intervenção cirúrgica" - disse o advogado.


Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 13.04.2012
Inna Pukish-Yunko

O ex-ministro da Defesa Ivashchenko foi condenado a cinco anos de prisão (o Ministério Público insistia em seis), com proibição da categoria de funcionário público e três anos de proibição em ocupar cargos de liderança. Tal decisão foi proferida pelo já conhecido juiz do caso Lutsenko, o juiz Vovk.

V. Ivashchenko disse que sua questão foi fabricada. "A Procuradoria Geral transformou os tribunais em trapo, em que ela limpa os pés. - E isto permitem os próprios juízes. Um exemplo claro - o juiz Vovk, que me julgou, permanece no gancho, devido a iniciada contra ele uma questão criminal. Mas em vão ele pensa que cumprindo "encomendas" poderá livrar-se do gancho. Em vez disso, ele garantiu para si, no futuro, responsabilidade criminal por atos ilegais contra mim." - disse Ivashchenko.

Ivashchenko está decidido recorrer ao Tribunal de Apelação, e até ao Tribunal Europeu.

Ivashchenko foi condenado por "abuso de poder ou posição funcional. Ele foi acusado de violação quato a materialização dos bens da embarcação Feodosia.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário