domingo, 7 de abril de 2013

LUTSENKO EM LIBERDADE!

 
Луценка випускають. Фото УНІАН
 
 
Lutsenko indultado
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana)

Yanukovych assinou o decreto perdoando o ex-ministro do Interior Yurii Lutsenko e o ex-ministro do Meio Ambiente Heorhii Filipchuk. 

Apesar de libertado Lutsenko não poderá pretender a quaisquer cargos públicos oficiais, porém ele não ficará afastado da política. Ele declarou que não tem ambições na campanha das eleições presidenciais em 2015. Ele vai apoiar o candidato da oposição para este cargo.

 "Eu nuca me afastei da política, então eu não estou voltando. Eu estava na política e na política permanecerei. Eu realmente penso ocupar-me de política. Quero enfatizar, não tenho ambições quanto a campanha presidencial, em 2015. Toda minha atividade será direcionada em apoio aos candidatos democráticos que na data de hoje já se destacaram na comunidade. Eu farei tudo para não atrapalhar a nenhum desses candidatos, e alcançarmos a vitória total. Mas eu tenho certeza que esta vitória somente existirá com o apoio da sociedade. Deste modo, o meu lugar é entre as pessoas que vão apoiar as eleições presidenciais na Ukraina. Eu estarei na rua, eu estarei entre as pessoas, e farei tudo para que Ukraina volte ao caminho da democracia, não pretendendo a nenhum papel formal nesta campanha", - sublinhou o político. Ele também disse que vai apoiar a condenada Yulia Tymoshenko e que não pretende "sacrificar" nem mais um dia com a vingança, já perdeu mais de dois anos, "eu vou trabalhar em favor das perspectivas", e acrescentou: "Saiu para liberdade o principal otimista do país". E, em resposta aos jornalistas a o que vai fazer respondeu que irá para casa "beijar a esposa e dizer as palavras que era impossível dizer sob a supervisão das Câmaras".
 

Луценко на волі. Фото Романа Шрайка
 
Луценко вийшов на волю. Фото ЛігаБізнесІнформ



 
 
Lutsenko, através do telefone apoiou a manifestação da oposição em Kyiv, hoje.
 
O advogado Ihor Fomin disse que pretende trabalhar para conseguir a reabilitação completa de Lutsenko.
 
A Comissária para os Direitos Humanos Valéria Lutkovska (encarregada do Parlamento Ukrainiano) pediu a Yanukovych pela liberdade de Lutsenko.
 
O Comissário Europeu para o Alargamento e Política de Vizinhança Stefan Füle saudou a decisão de Yanukovych na decisão de perdão a Lutsenko e Filipchuk e disse que este é o primeiro passo importante que visa resolver os problemas da justiça.
 
Para Europa Lutsenko tornou-se uma "notícia fantástica".
 
O Presidente do Parlamento Europeu Martin Shulz agradeceu a Pat Cox e Aleksandr Kwasniewski por seus esforços para libertar Lutsenko. Eles pediram pelo indulto a Yanukovych. 
 
Carl Bildt, ministro de Relações Exteriores diz que a libertação de Lutsenko foi um "primeiro bom passo". Outros deverão vir.
 
O ministro das Relações Exteriores da Polônia Radislaw Sikorski diz que a libertação de Lutsenko foi um sinal encorajador para a Cimeira da Parceria Oriental em Vilnius no final do ano.
 
A especialista Européia Amanda Pol acredita que a libertação de Lutsenko abre caminho para a assinatura do Acordo da Associação.
 
O embaixador da UE para Ukraina Ian Tombinskyi convidou Y. Lutsenko à representação da UE.
 
O ministro de Negócios Estrangeiros da Lituânia Linas Linkevychus diz que a libertação de Lutsenko foi um passo positivo para perspectiva européia. Como sabemos, Lituânia, de 1 de julho desempenhará a presidência da UE e justamente sob sua presidência realizar-se-á a Cimeira da Parceria Oriental.
 
Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário