sexta-feira, 26 de abril de 2013

PUTIN NÃO TEM ALIADOS NA EUROPA

Tyzhden (Semana), 12.04.2013

The Economist

No passado, uma aliada da Rússia, a Alemanha hoje é o sua maior crítica.

 "A linguagem corporal denunciou Vladimir Putin. Durante uma entrevista na televisão alemã ele não se parecia com a sua construída personalidade. Irritava-se com tudo - sorriso do jornalista, pergunta sobre repressões contra a sociedade civil, fone de ouvido, até sua própria equipe que não encontrou suficientemente rápido um documento.

Ele, realmente tem razões para preocupações. Alemanha - maior parceiro comercial da Europa e antes aliado político, transformou-se em grande crítico. É possível que até riu com o protesto das moças seminuas (grupo Femen - moças ukrainianas que realizam seus protestos nuas da cintura para cima. - OK) que perturbaram sua visita a Alemanha  mas, antes de tudo, ficou chocado com o ataque de Ângela Merkel ao Kremlin quanto a inspeção inesperada, que teve lugar em organizações públicas, incluindo dois fundos alemães", - conforme a publicação.

"Putin não tem mais verdadeiros aliados na Europa" - considera o presidente do Centro de Estudos Estratégicos Mikhail Dmitriev.

"Kremlin esperava que sua política antiamericana não terá nenhum efeito sobre Europa, onde políticos e empresários são fracos, ávidos e desesperados pela necessidade do gás, para se opor a Putin. Mas Merkel mostrou que a paciência européia tem limites. Além disso, o fato da Rússia ser fonte de gás natural para Europa foi prejudicado pela proliferação de gás de xisto... O último acordo sobre a salvação de Chipre sublinhou a inaptidão da Rússia em influenciar decisões que tocam em seus interesses financeiros"  escreveu The Economist.


Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário