quinta-feira, 25 de abril de 2013

YURII LUTSENKO PASSA POR NOVA CIRURGIA

Yurii Lutsenko 

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 16.04.2013

Os médicos da Clínica "Oberih" conduziram com sucesso a segunda cirurgia do ex-ministro Yurrii Lutsenko agendada para 16 de abril. 

Ele falou ao telefone com o repórteres: "comigo tudo bem e pode transmitir, para que os inimigos saibam, eu estou novamente em forma".

18.04.2013

O governo polonês convidou Yurii Lutsenko para continuar o tratamento na Polônia. Isso foi dito em entrevista ao jornal "Wprost" pelo ex-presidente da Polônia Oleksandr Kwasniewski, que encabeça a missão do Parlamento Europeu quanto aos processos judiciais contra os políticos ukrainianos.

"Quanto a Yurii Lutsenko, há muitas indicações de tratamento médico que ele precisa, e o governo polonês convida Lutsenko para continuar o tratamento e a reabilitação na Polônia" - disse Kwasniewski.

21.04.2013

Lutsenko tratará o ouvido na Polônia e o fígado na Áustria. Ele recebeu permissão do sistema penitenciário para viajar.

Segundo sua esposa, a Clínica de Otorrinolaringologia em Varsóvia realiza, principalmente, o tratamento cirúrgico das doenças do ouvido: inflamação crônica e cirurgias para melhorar a audição. A clínica também trata o câncer, alterações pós-traumáticas, outros.

A esposa Iryna relatou que durante uma transfusão de sangue na prisão Lutsenko foi infectado com o vírus da hepatite B, e no ano passado ele perdeu um terço do fígado. "A fim de tratar o fígado e encontrar drogas eficazes contra hepatite TTV são necessários profissionais altamente qualificados, laboratórios sofisticados e condições para  tratamento. Tudo isso tem na Áustria. Clínica com este perfil, em Viena, até nos mandou um convite. Então, depois da cirurgia na Polônia a família Lutsenko planeja viajar para Viena. (Há alguns anos um dos filhos de Lutsenko fez tratamento em Viena).

Enquanto Lutsenko não viaja, ele promove diversos encontros com a comunidade de intelectuais ukrainianos para que seja desenvolvido um novo programa para Ukraina. Segundo ele: "A oposição tem poder suficiente para concluir de forma independente a campanha preparatória para 2015". Ele comparou a ação "Levanta-te Ukraina!" com a ação "Ukraina sem Kuchma", (Revolução Laranja - 2004 - OK). A ação deve levar as pessoas ao entendimento que manifestar-se é possível, útil e necessário. Mas, ele ressaltou, que além dos militantes partidários devem ser incluídos os cidadãos comuns, sem partido. "É necessário que os cidadãos estejam interessados no processo, e eles não estão interessados em quem será o presidente, eles querem saber o que acontecerá como o trabalhador, a assistência médica...", explicou Lutsenko. 

Antes de viajar para o tratamento Lutsenko ainda se reunirá com os ativistas da comunidade que elaborarão o plano para "Terceira república". Taras Wozniak será o organizador do plano. "Em primeiro lugar não deve constar o nome do futuro candidato à presidência, mas o programa de desenvolvimento do país", - concluiu Lutsenko.


Tradução: Oksana Kowaltschuk
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário