segunda-feira, 11 de junho de 2012

FREEDOM HOUSE: Yanukovych "putiniza" a Ucrânia

Tyzhden (Semana), 06.06.2012

A mais forte crítica dos autores do relatório "Nações em Trânsito 2012" causaram os processos de recuo da democracia na Ukraina da presidência de Viktor Yanukovych e na Hungria do primeiro ministro Viktor Orban, e que podem espalhar-se para o resto da região em uma situação cada vez mais incerta da economia.

Os dois mandatários, sob o pretexto da chamada reforma sucessivamente violaram o sistema crítico de moderação e contrapesos" - disse o presidente da Freedom House, David Kramer.

"Dá a impressão que eles realizam em seus países a "putinização". A ironia consiste no fato, que na própria Rússia, no ano passado, o "putinismo" revelou-se amplamente desacreditado, e os russos comuns exigem cada vez mais transparência", - disse ele.

Ukraina, que experimentou um breve período de onda democrática depois da Revolução Laranja em 2004, sofreu uma deterioração significativa em cinco das sete categorias. A maior queda verificou-se no sistema judiciário e independência judicial, e na avaliação do estado geral do desenvolvimento da democracia, que rapidamente se aproxima do nível que precedeu a Revolução Laranja, relatam os autores.

As tendências negativas na Ukraina se intensificaram após as autoridades ukrainianas atuais lançarem um processo criminal contra a oposiçãoo política e condenar o abuso de autoridade do governo anterior liderado pela ex-ministra Yulia Tymoshenko.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário