terça-feira, 19 de junho de 2012

LABIRINTOS DA MAFIA

Guarda do "Myzhyhiria" como um parceiro de Rinat Akhmetov, ou esconderijo do dinheiro do Yanukovych

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 31.05.2012
Serhii Lyshchenko, Serhii Shcherbyna

Valores familiares?

Certa vez, na metade dos anos noventa o padrinho da corrupção ukrainiana Paulo Lazarenko introduziu nas empresas uma regra de governo: 50-50. Para você ter a possibilidade de ganhar, você teria que dar ao governante a metade de seus lucros.


E foi devido a esta exigência que Lazarenko se queimou. Seu principal companheiro Petró Kyrychenko também lhe dava metade dos lucros. Ele, praticamente endeusava Lazarenko, chamava-o de irmão, pediu para ser padrinho da netinha amada...
Mas, quando Lazarenko perdeu o poder, declarou no tribunal da Califórnia, EUA, que foi vítima de extorsão, após o que o ex-primeiro-ministro foi condenado a mais de oito anos em prisões americanas.
Passaram-se décadas, mas os princípios não mudaram. (A Universidade "União Soviética" foi eficaz - OK). As relações entre Viktor Yanukovych e Rinat Akhmetov são muito mais profundas do que parece à primeira vista. No transcorrer dos últimos anos, alguns especialistas cultivam o mito de que "Akhmetov pode recusar-se a Yanukovych", que "Akhmetov está insatisfeito com Yanukovych", etc.
Na verdade, Akhmetov durante os mandatos de Yanukovych (como primeiro-ministro e como presidente) encarna seus sonhos mais íntimos de amealhar as propriedades do Estado. E Akhmetov e Yanukovych estão unidos por laços muito mais fortes que amizade ou instituições partidárias - eles são parceiros de negócios.
Em uma das áreas mais pitorescas de Kyiv, na estrada do Parque, há duas belas construções, semi-arruinadas. Elas estão localizadas em frente ao local onde está sendo construído o heliporto (para locomoção de Yanukovych) que deturpou a paisagem da capital.
Poucos lembram como se processou a alienação da estatal residência do lendário "Myzhyhiria". Dinheiro por ele o orçamento não recebeu. Pagaram com estes dois edifícios de paredes necessitando reparos, e que foram entregues ao governo por uma empresa falida de Donetsk - em troca da residência às margens do "mar de Kyiv" (Devido a represa no rio Dnieper foi alagada uma grande extensão de terras e passaram chamá-la de "mar de Kyiv" - OK) a qual tornou-se sede de corrupção da Ukraina. O presidente anterior não tomou nenhuma providência.


Durante esses quase cinco anos da exclusão do "Myzhyhiria" os dois edifícios na estrada do Parque continuaram a deteriorar-se. Sua condição técnica atual impede o uso de acordo com as exigências da legislação relativa à proteção do patrimônio cultural", - diz a resposta da administração presidencial.

Prédios que foram dados em pagamento do Myzhyhiria.






















A razão é simples - o Estado não tem dinheiro para sua restauração. Mas o proprietário do "Myzhyhiria" tem dinheiro - nesses cinco anos lá foi erguido um paraíso pessoal com "Khonka" (palacete de 5 andares), instalações para golfe, iate clube, clube de equitação, instalações para avestruzes, quadras de tênis e boliche, heliporto, ancoradouro, outros.
De onde a família Yanukovych pega dinheiro para construir tudo isso no "Myzhyhiria"? Resposta - graças a exploração das propriedades estatais de ontem em seus interesses. Particularmente, a par de Rinat Akhmetov.

Pergunta histórica

Ainda em 1998, durante o governo do primeiro-ministro Valerii Pustovoitenka, o Conselho de Ministros criou a empresa estatal "Ukrtransleasing". Tudo começou com o objetivo de "garantir o transporte ferroviário com componentes móveis", e também "apoiar empresas nacionais de transporte com construção de maquinário.”
Com resolução do primeiro-ministro Viktor Yanukovych, em 2003 o capital autorizado de "Ukrtransleasing" foi aumentado para 630 milhões de UAH (aproximadamente 80 milhões de USD no câmbio atual) - incluindo vagões ferroviários estatais em valor não inferior a 230 milhões.
A imprensa noticiava, que "Ukrtransleasing" recebeu aproximadamente 20% da composição móvel da "Ukrzaliznetsi". (Estrada de Ferro da Ukraina).
Os proprietários de "Ukrtransleasing" não mudaram desde o tempo do primeiro-ministro Yanukovych: 47,7% das ações pertencem ao Estado, 49,9% à empresa "Lemtrans" de Donetsk, sobre a qual falaremos com detalhes.
Paralelamente o fundo de bens estatais, por algum tempo permanecia entre os fundadores e "Lemtrans" - o Estado contribuiu com 3.789 vagões no valor de 313 milhões de UAH (39.125.000 USD). Hoje, Lemtrans" não possui ações do Estado.
Agora a união de "Ukrtransleasing" - "Lemtrans" constituiu-se como o maior provedor de serviços de locação na Ukraina. Conforme relatado no site da companhia, o lucro líquido de "Ukrtransleasing" para 2011 ascendeu a mais de 27 milhões de UAH (3.375.000 USD), que é um terço mais do que em 2010. Além do mais não apenas "Lemtrans", mas também "Ukrtransleasing" - esta em parte companhia estatal - permanece na gestão operacional dos "reis" de Donbass. O atual diretor-geral de "Ukrtransleasing" Petró Tatarets antes disso trabalhava no "Metinvest Holding" de Rinat Akhmetov, e também em seus conjuntos industriais de mineração. E o presidente de "Uktransleasing" Volodymyr Mezentsev é diretor geral de "Lemtrans" de Donetsk.

"Lemtrans" conto de Donetsk

Companhia "Lemtrans", proprietária de 49,9% de Ukrtransleasing, registrada na capital de Donbass, na rua Artem, 7. Em seu site "Lemtrans" se jacta que é a maior companhia particular expedidora no tráfego de cargas da Ukraina.
As principais atividades de "Lemtrans": serviço de tráfego de cargas, manutenção do material circulante, informação de apoio e também organização das declarações de trânsito de carga que passam pela Ukraina.
Atualmente, "Lemtrans" opera mais de 12 mil unidades - isto é metade do mercado de carros particulares. Planos - aumento do parque para 20 mil vagões - Transporte anual de carga do "Lemtrans" é de 40 milhões de toneladas.
Mas dado o fato que "UZ" (Estrada de ferro da Ukraina") não renova o material circulante, o destino do "Lemtrans" vai crescer no mercado. Mais que isso, o presidente Yanukovych perde a motivação para o desenvolvimento do setor de carga da "UZ", porque, como foi estabelecido, sua "família" recebe rendimentos de uma operadora privada.
A quem pertence este milagre de Donetsk? A biografia do "Lemtrans" revelou-se mais que interessante.
Na época da criação em 1997 os fundadores da empresa eram TOV (sociedade de responsabilidade limitada) "Embrol Ukraine Ltd", dirigida por pessoas do círculo de Rinat Akhmetov e TOV Ukrynterstroy" que faliu em 2007. Entre os proprietários desta última empresa era próximo de Akhmetov Zhugan Taktashev e... Volodymyr Artiukh.
O mesmo Artiukh, cuja empresa - "AK Engenharia - após a inauguração de Yanukovych, sem concorrência, foi nomeada empreiteiro geral para reconstrução do NCK "Olympic" (Complexo nacional desportivo "Olympic" - Estádio de futebol de Kyiv) e figurou no caso de desvios de recursos do banco "Rodovid", sobre o que escrevia detalhadamente a "Verdade Ukrainiana".
Durante 13 anos os proprietários nominais de "Lemtrans" repetidamente mudavam. E agora podemos dizer que "Lemtrans" e também "Ukrtransleasing", - é um grandioso negócio conjunto de Rinat Akhmetov e a família do presidente Yanukovych.

"Lemtrans" hoje

"Verdade Ukrainiana" recebeu um extrato unificado do Registro Estatal de pessoas jurídicas, o que revela que, no momento "Lemtrans" é regido por cinco empresas com partes aproximadamente iguais de 20%.
Os proprietários da Companhia "Lemtrans" apresentam-se assim estruturadas: (LTD é forma abreviada de sociedade de responsabilidade limitada. UAB é sociedade acionária).


LTD "SPS-Group" (20%)
LTD "UkrPromInvestAktyv" (20%)
LTD "Service-Public Transport" (20%)
UAB "ARS (20,5%)
UAB "SCM" (19,5%)

As três últimas companhias posicionam-se na esfera de influência da mais rica pessoa da Ukraina (Akhmetov).

"SCM" mais "ARS" = 40% de Lemtrans.

Como é sabido, "SCM" é propriedade pessoal de Rinat Akhmetov. E, próximo a ele deputado-regional Serhii Kyi tem 62,5% de ações UAB "ARS", e o foco principal de sua atividade é comércio atacadista de produtos de carvão e principais compradores são as empresas de Akhmetov "Metinvest Holding" e "Fábrica Avdyeyevskyy de coqueria-química.
"Service-Public Transport", anteriormente pertencia ao deputado Anton Pryhodskyi através da empresa austríaca. Mas esse, outrora todo poderoso regional perdeu sua influência. Agora esta porcentagem de "Lemtrans" foi levada para quatro offshore nas ilhas Virgens Britânicas, cujos nomes de quebrar a língua são: "Telnet Holdings Limited", "OMNI Interneshnel Vencherz Limited", "Mel Services Limited" e "Dzhassen Enterprayzez Corp".
Essas quatro empresas no ano passado também figuravam entre os acionistas das lojas de departamentos NOC ("Kyiv Central Departament Store") depois que a instalação passou para controle de Akhmetov.
Essas mesmas empresas - "Telnet", "Omni" e "Mel - aparecem no cadastro do Serviço de Impostos do Estado como empresas não residentes no grupo de Akhmetov "SCM", apesar de que na sede de Akhmetov isso não reconhecem. No entanto, a referida "Mel" junto com ex-assistente de Akhmetov é acionista do mesmo "ARS", que é especializada no fornecimento de carvão "SCM".
Assim 60% do capital social do "Lemtrans" já estão concentrados nas mãos de Akhmetov e estruturas de parceria a ele. Quem detém os restantes 40% do potencialmente maior transportador da Ukraina?

"SPS"-Group = "Lemtrans". Quem está por trás dele?

Encontrar os beneficiários finais dos dois outros beneficiários do "Lemtrans" - "SPS- Group e "Ukrprominvestaktyv" - foi objeto de nossa pesquisa. Rinat Akhmetov não deu resposta concreta para o nosso pedido, de quem são as pessoas físicas os seus parceiros no negócio de transporte ferroviário.
Nós decidimos focar nos detalhes da companhia "SPS-Group, que detém 20% do "Lemtrans". E eis o porquê...
Esta empresa já figurou em nossas pesquisas sobre negociatas ao redor do "Myzhyhiria" - além do que, através dela em quantias milionárias transportavam-se guarnecimentos para residência, como portas de cedro do Líbano de 64 mil dólares. Com estórias sobre "feito" Yanukovych depois chocava os círculos intelectuais alemães de Berlim.
O escritório do "SPS-Group" localiza-se em Brovary, rua Kyrov, 90, apartamento 16. O proprietário desta dependência é a esposa do mordomo do Yanukovych Andrii Kravets - ela é diretora do cinema "Star". Neste mesmo ofício tem outra empresa - "Dom Lesnyka", que tem o domínio da residência de caça de Yanukovych em "Sukholuchchi perto de Kyiv.
O diretor de "SPS-Group" - senhor desconhecido cujo nome é Viktor Rizanov. Nossa tarefa foi determinar, interesses de quem ele representa? Afinal de contas "SPS-Group" são parceiros de Akhmetov em "Lemtrans".
Nós não tivemos preguiça e fomos cavar mais fundo. "UkrKyivResurs" em 99% pertence a empresa londrina "Ricomfin Limited", aproveitando colocações britânicas - isto não é uma nova tecnologia da família Yanukovych. Exatamente num escritório fictício de Londres é organizada a residência do "Myzhyhiria" e também a residência de caça em Sukholuchchi. Então precisavamos continuar a pesquisa.
Nós adquirimos um registro da "Ricomfin Limited" e soubemos que esta empresa é simplesmente uma caixa de correio. Ela lançou uma ação de uma libra esterlina, cujo proprietário é a empresa "Morshtern Limited" das Ilhas Virgens Britânicas.
Nós até encontramos esta empresa - "Morshtern Limited". Seu estatuto foi assinado, em confiança, por Andrew Svapp, gerente do escritório Conyers Dill & Pearman, que é responsável pela criação de empresas de fachada nas Ilhas Cayman, Bermudas e Ilhas Virgens Britânicas.
Justamente, a esse Andrew Svapp pessoas desconhecidas encomendaram a criação de empresas-matryochkas que esconderiam o beneficiário final do "SPS-Group", que domina "Lemtrans". (Matryoshka são, geralmente, sete bonecas de madeira. A maior contém a menor, e assim sucessivamente. Estas bonecas que representam a "alma misteriosa russa" não passam de plágio porque originaram-se de protótipos de figuras de sete deuses da sorte, japoneses. - OK).
Parece tudo, o início da cadeia está submerso no fundo da água. Mas, como sempre, os pupilos da "Escola de Gestão de Donetsk" conseguiram trair-se nos detalhes.
Como se sabe, o outro acionista de Brovary "UkrKyivResurs" que comanda "SPS-Group" e, através dele 20% das ações de "Lemtrans", é o desconhecido senhor Viktor Rizanov. A fração dessa pessoa em "UkrKyivResurs" é 0,5%. Mas o mencionado Rizanov é diretor de "SPS-Group". Então a pessoa é próxima.
O Sr. Rizanov está registrado na aldeia Novi-Petrivtsi - área habitada em Vyshhorod, onde está localizada a residência "Myzhyhiria". Para lá nos dirigimos.


O endereço de Viktor Rizanov - Lermontov Street. É uma rua quebrada, ao longo da qual apenas casas simples. A casa onde reside o nosso herói - típica de aldeias ukrainianas coberta com ardósia. Cortinas fechadas. Não há ninguém.

Em nosso auxílio vem os moradores da rua. Eles contam - Viktor Rizanov, co-fundador "SPS-Group" e "Lemtrans", trabalha... como guarda em "Myzhyhiria". Trabalhava lá ainda antes da vinda de Yanukovych, e sempre se conduziu bem. Agora nele confiam para trabalho responsável - às vezes leva o iate do Yanukovych para o Mar de Kyiv. (A simplicidade no julgamento do povo é simplesmente de estarrecer, e disso se aproveitam os canalhas. - OK)
Deste modo, decifrar quem é o diretor e co-proprietário do "SPA-Group" foi banal, como tudo ao redor do "Myzhyhiria". Esta - apenas uma pessoa substituta. Mas há uma certa ironia - o parceiro de Rinat Akhmetov no transporte ferroviário - é um simples guarda do "Myzhyhiria".
Um vive numa cobertura de Londres (um dos lugares mais caros) ou em palácio de Donetsk - outro em uma simples casinha de aldeia, com cachorro dentro... E sua função - apenas colocar sua assinatura onde precisa - e para esconder seu verdadeiro patrão, enquanto este encabeça o país de 46 milhões de pessoas.

UkrPromInvestAktyv - últimos 20% do "Lemtrans".

A empresa UkrPromInvestAktyv, à qual pertem os últimos 20% do "Lemtrans", também controla-se pela "família" Yanukovych. Isto é um pouco mais fácil de provar do que no caso do "SPS-Group".
Por exemplo, entre os fundadores do UkrPromInvestAktyv" estava Tatyana V. Halenko. Até 27.04.2012 ela trabalhou como chefe da empresa "Corporação Edifício Capital", que pertence diretamente ao filho mais velho do presidente Alexandr Yanukovych. O mesmo, no transcorrer de uma semana, não respondeu à nossa pergunta, enviada ao seu escritório de imprensa.
Deste modo, é claro, que hoje o destino da empresa "Lemtrans" está dividido assim: 60% - a Akhmetov, em parceria com suas estruturas, e 40% - ao guarda da residência de Yanukovych e empresas do pool presidencial.
Fica um pouco aquém das proporções de Lazarenko. Mas os destinos são diversos. Enquanto um completa seus últimos meses atrás das grades em Los Angeles, o outro constrói para si uma gaiola de ouro no Mar de Kyiv, convencido de que é seu - para sempre.
Renda estável lhe traz o uso do serviço público, e fé no próprio futuro - a apatia dos cidadãos, função dos quais - pagar impostos. Bem, e ainda manter "Myzhyhiria".
P.S. No dia seguinte, após a publicação desse material, a redação da "Verdade Ukrainiana" recebeu a resposta do serviço de imprensa de Aleksandr Yanukovych, sobre a questão de "Lemtrans".
A secretária do filho mais velho do presidente comunicou, que as estruturas associadas com Aleksandr Yanukovych não são participantes da "Lermtrans", e ele próprio não é beneficiário desta empresa.

Um pouco sobre Rinat Leonidovych Akhmetov.

Akhmetov nasceu em Donetsk, (União Soviética) hoje Ukraina, em 1966, de nacionalidade tártara. Deputado do Partido das Regiões. Empresário e deputado desde 2006. (Nestes últimos dias anuncia que não mais será candidato ao Parlamento). É presidente do clube de futebol de Donetsk, Shakhtar, e proprietário da "System Capital Management, da Fundação Beneficente "Desenvolvimento da Ukraina" e Fundação "Governo Efetivo".
Em 2001 terminou a Faculdade de Economia; em 1995 iniciou a criação do banco da cidade de Donetsk; desde 1996 é presidente do Shakhtar, após a morte de Akhatia Brahin.
De 530 sessões no Parlamento compareceu somente uma vez, quando precisou fazer o registro. O motivo oficial de suas faltas consta "desconhecido" (Não tem importância, os fiéis amigos votam com seu cartão - OK). Doa a totalidade de seus vencimentos de parlamentar.

Negócios

Em 2000 fundou a empresa Capital Management System e em 2007 tornou-se o único acionista da empresa. Como resultado da restauração da CMS detém o controle acionário em mais de 100 empresas que trabalham na mineração, energia, telecomunicações, bancos, seguros, negócios da mídia, comércio, e outros ramos da economia.
No ranking do jornal "Korespondente" TOP - 50 os mais ricos ukrainianos, Akhmetov ocupa o primeiro lugar desde 2006. E, de acordocom "Forbs", em 2011 colocou-se no 39º internacionalmente, com 16 bilhões de dólares.

Controversia a respeito de atividades criminosas de Akhmetov.

Segundo o livro: "Mafia de Donetsk", o pesquisador ukrainiano Serhii Kuzin afirma que Akhmetov desempenhou o papel de "bandido da mafia". Ainda em 1986 Rinat e seu irmão Ihor estiveram envolvidos em atividades criminosas.
Em 2008, 0 livro foi declarado plágio do Tribunal de Recursos de Donetsk, e os autores foram condenados a pagar indenização por violação de direitos autorais.
Em 1980, Akhmetov foi assistente de Akhat Brahinn num negócioo duvidoso de tecidos; em 1990 Akhmetou começou comprar imóveis em Donetsk, o que seria por exigência de Maleshev, tenente-general do Presidente do Ministério do Interior de Donetsk. Maleshev, como membro do Parlamento ukrainiano da Comissão de Aplicação da Lei é acusado no livro de Kuzin, de usar sua posição para destruir documentos de Akhmetov que encontravam-se nos órgãos policiais. Posteriormente Maleshev se tornou chefe de segurança da empresa de Akhmetov.
Andrew Wilson, cientista e especialista em política ukrainiana caracteriza Akhmetov como antigo "Enforcer" e "Lider" do clã tártaro de "Akhat Brahin", responsáveis pela utilização da Máfia para afastamento de "diretores vermelhos" da União Industrial de Donbass.
Em outubro de 1995 Brahin, seu antigo treinador e o presidente do Clube de Futebol Shakhtar foram explodidos com seis guarda-costas, no estádio, durante um jogo. Brahin teve longo conflito com grupos mafiosos e empresários concorrentes, e sobreviveu a várias tentativas à sua vida. Brahin, que desempenhou um papel de liderança na mafia ukrainiana, foi substituído por Akhmetov no cargo de presidente de Shakhtar. Alguns relacionam Akhmetov com a morte de Brahin e que ele recebeu, após assassinato, uma grande herança de império financeiroo após a morte de Brahin.
Em 2010 Akhmetov respondeu a estas acusações durante uma entrevista "... eu ganhei meu primeiro milhão no comércio de carvão e coque... Era um risco, mas valeu a pena".

Tradução: Oksana Kowaltschuk
Foto formatação: AOliynik
Imagens: Ukrainska Pravda - http://www.pravda.com.ua/articles/2012/05/31/6965750/

Nenhum comentário:

Postar um comentário