quarta-feira, 13 de junho de 2012

O Parlamento Europeu exige a libertação de Tymoshenko e Lutsenko

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 24.05.2012

O Parlamento Europeu mais uma vez conclamou Ukraina para libertar os condenados por assuntos políticos e manifestou sua preocupação com os processos contra atuais e ex-funcionários do governo, que não são conduzidos de acordo com as "normas européias de equidade, transparência, imparcialidade e independência", diz a resolução.

E também, o Parlamento Europeu apelou às autoridades ukrainianas para que assegurem o pleno respeito pelos direitos de todos os prisioneiros condenados por motivos políticos, incluindo Tymoshenko, Lutsenko e Ivashchenko, para o tratamento médico adequado em uma instituição apropriada, o direito de ter acesso a seus advogados sem limitação, os direitos para receber visitas de parentes e outras pessoas como embaixadores de outros países.

Os médicos alemães querem transferir Tymoshenko para Kyiv, sob prisão domiciliar

07.06.2012

Sobre isso disseram à imprensa alemã os médicos da Clínica "Sharite" Charles Aynhoypl, Norbert Haase e Anetta Rayshauer. Segundo eles, o estado da Yulia Tymoshenkoo já é melhor, sua dor ainda não desapareceu, mas foi reduzida significativamente e ela já consegue movimentar-se pela enfermaria. Mas, o seu tratamento não ocorre em situações adequadas. De acordo com o médico Norbert Haas houveram alguns acordos: durante determinados procedimentos ou exames médicos, as vídeocâmeras são desligadas. Porém Tymoshenko teme que podem haver vídeocâmeras escondidas.

Os médicos também se preocupam com a companheira da Tymoshenko. Eles expressam surpresa que numa clínica modernizada Tymoshenko não está sozinha. "Isto podem simplesmente ser ouvidos extra".

A preocupação também é com as janelas totalmente sem luz do dia, apesar de que isto é indispensável para o tratamento de Tymoshenko. A vitamina D, que a pessoa recebe do sol, Tymoshenko não pode receber. Ela pode se aproximar das janelas no máximo 20 minutos por dia.

Eles gostariam que o tratamento se realiza-se em sua clínica em Berlim, onde há médicos para todas as complexidades, mas, se Berlim é impossível eles vão recomendar Kyiv. "O ideal seria uma prisão domiciliar", - disseram eles. "Todos os medicamentos para Tymoshenko nós trazemos conosco. Por enquanto nenhuma conta a ela nós não apresentamos. Por tudo vai pagar a família Tymoshenko. Nós não podemos permitir-nos ao luxo de tratá-la gratuitamente", - resumiu o médico.


Novo processo da Tymoshenko

Em 06.06.2012

Para acompanhar o novo processo da Tymoshenko foram indicados pela União Européia o ex-presidente polonês Aleksandr Kwasniewski e o ex-presidente do Parlamento Europeu Pat Cox. Também o Ministro da Justiça acordou com a companhia jurídica americana Skaddeen conduzir uma avaliação independente do julgamento da ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko (Então parece que este segundo julgamento vai transcorrer dentro da normalidade - OK).

O presidente do Parlamento Europeu ficou satisfeito com a aceitação dos dois indicados para ir a Ukraina e acompanhar o processo. Ele observou que os dois representantes terão uma grande aceitação internacional e merecem respeito pelas importantes realizações na política externa e interna, bem como apoio de todas as forças políticas do Parlamento Europeu.

"Eu espero que sua missão será a brecha que ajudará Ukraina resolver os problemas do Estado de Direito e a independência judicial. Eu espero que isso ajudará restaurar a confiança mútua nas relações UE-Ukraina, - disse Schultz. Cox e Kwasniewski terão acesso a todas as questões e documentos, bem como aos advogados, procuradores e outros funcionários. O Parlamento Europeu fornecerá apoio jurídico e logístico em apoio ao seu trabalho".

Prevê-se, que já na segunda-feira, dia 11 de junho, os representantes da UE se reunirão em Kyiv com o primeiro-ministro Mykola Azarov, bem como realizarão reuniões com a família e advogados da Tymoshenko.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário