sexta-feira, 1 de junho de 2012

RESIDÊNCIA DE CAÇA DE YANUKOVYCH

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 04.05.2012
Serhii Leshchenko

Se a residência do "Mezhyhiria" consolidou-se como estado-maior de corrupção da Ukraina, então o reinado de Viktor Yanukovych na residência de caça em "Sukholuchchia" pode-se chamar sua filial.
A caça é uma das formas preferidas de lazer de Yanukovych. Sob controle efetivo do presidente encontra-se uma propriedade na floresta de caça do Dnieper-Teteriv. Ela, como "Mezhyhiria" localiza-se às margens do reservatório de Kyiv, na região de Vyzhhorod (É muito grande este reservatório, chegam a chamá-lo de "Mar de Kyiv" - OK).

Só que, ao contrário de 140 hectares do "Mezhyhiria", em Sukholuchchia" de Yanukovych - a área da propriedade de caça... 30 mil hectares.

Ela é cercada por todos os lados com vala antitanque, e a entrada em seu território é controlada por unidades de força pública e privada. Para algumas chácaras aí existentes só é possível entrar com autorização especial.

"Sukholuchchia também é cuidadosamente controlado a partir da água. No ano passado, os jornalistas do Canal TVI foram capturados pelas forças especias "Berkut" quando tentavam chegar até a margem. Mas explicações claras que tipo de ordem pública eles aí defendem, armados até os dentes, os milicianos não disseram. Porque, juridicamente, o presidente não tem nenhuma relação com este território.
De fato "Sukholuchchia", como "Mezhyhiria" passou para controle de Yanukovych em 2007, quando ele era primeiro-ministro.

No entanto, em sua propriedade particular, empresa de fachada "Dom Lesnyka" encontram-se apenas 17,5 hectares da mata. Restante - propriedade do Estado, pelo menos oficialmente, mas realmente está sob o controle de Yanukovych, por isso ninguém estranho pode entrar nesses 30 mil hectares.
No terreno pertencente a "Dom Lesnyka", localiza-se a chamada "casinha de caça" de Yanukovych construída em 2010-2011. Aqui - sua base durante as caçadas. Nos documentos essa construção chama-se "Complexo hoteleiro de entretenimento". Na verdade serve apenas a um cliente - presidente ukrainiano.

O jornal "Ukrainska Pravda" tem fotos desta secreta residência de Yanukovych nas profundezas das matas. Primeira vez publicamos as fotos do interior da "casa de caça" do presidente.




A primeira pessoa que falou a este jornal, sobre esta residência, foi um carpinteiro que, segundo ele, não recebeu pagamento pelo trabalho realizado. Porém, ele não tinha fotografias do interior, apenas externas.



Agora você pode avaliar o interior. Examinando esse luxo, note que a propriedade localiza-se numa floresta remota, e o próprio Yanukovych serve-se dela raramente. Não se sabe se ele permaneceu pelo menos uma vez aqui durante a noite.

A "casa de caça" é totalmente construída de madeira.

Segundo o carpinteiro que deu entrevista a este jornal, a qualidade da construção é de nível superior. Somente o teto foi estimado em 5 milhões de UAH (625 mil USD) - embora alguns ítens já começam deteriorar-se.

Internamente o prédio tem dois níveis. No primeiro, de altura de dois andares - uma grande sala de visitas com esplendida lareira. No segundo - uma galeria com portas para dormitórios e escritórios.

O que imediatamente chama a atenção - é a obrigatoriedade de douradura nos móveis. Ela não pode faltar...

Além disso, a "casa de caça" de Yanukovych tem uma grande área de spa e uma mesa de massagem de mármore Carrara, italiano.

Juridicamente o proprietário da "casa de caça" de Yanukovych é a empresa "Dom Lesnyka", com registro na cidade de Brovary, e pertence ao atual administrador do presidente Andrii Kravets.

Os fundadores do "Dom Lesnyka" com 97,7% é a companhia britânica "Astute Partners Ltd" cujo diretor é de Liechtenstein Proksh Reinhard, que, além da propriedade de Yanukovych, escondia neste principado anão ativos de Kliuiev e Azarov.

A Companhia "Astute Partners Ltd" produziu mil ações de 1 (uma) libra esterlina. Todas pertencem a uma outra empresa britânica fictícia "Blythe (Europe) Ltd", a qual tem o domínio do "Mezhyhiria" - e é relacionada com a companhia "Blythe Associates Inc" da zona de offshore das Ilhas Virgens Britânicas que deu em aluguel à administração presidencial o "escandaloso" helicóptero para transportar Yanukovych.

Até recentemente, o segundo fundador e diretor da empresa "Dom Lesnyka", a qual, lembramos, tem o domínio da "casa de caça" de Yanukovych, era o cidadão da Ukraina Ivan Tokhtamysh.

Depois da posse do presidente o Sr. Tokhtamysh subiu de cargo.

Inicialmente ele foi trabalhar com o Sr. Kravets, na Administração de Assuntos Estatais, e em seguida - encabeçou toda a Administração de caça na Agência Estatal de resursos florestais.

Agora, no lugar de Tokhtamysh assumiu a direção o fundador da Co,Ltd "Dom Lesnyka" (Companhia Limitada "Dom Lesnyka" Ihor I. Shushka.

Sobre I. Shushka não há nada na internet mas conseguimos saber algumas coisas. Ele trabalha como guarda no escritório de Pavlo Lytovchenko - a principal pessoa de confiança de Yanukovych. O mesmo que é diretor e nominal co-proprietário da empresa "Tantalit", que "possui" Mezhyhiria".

Tentando encontrar vestígios do Sr. Shushka, o intrigante acionista de "Dom Lesnyka" telefonamos à "Tantalit" dizendo que tínhamos em mãos uma carta, que devíamos entregar-lhe pessoalmente. Para nossa surpresa, após alguns instantes, o próprio Shushka atendeu ao nosso telefonema, e informou-nos que receberia a correspondência na rua Voloska, 11.

Descobriu-se que neste endereço funciona o escritório de Pavlo Letovchenko - um advogado, que responde pela legalização das propriedades da família Yanukovych nas estruturas falsas, no mundo todo: na Grã-Bretanha, Chipre, Austria, na ilha Guernsey, no Lieshtenstein e Ilhas Virgens Britânicas.

A propriedade na rua Voloska, 11 - escritório do advogado Pavlo Letovchenko. Aqui trabalha como guarda o fundador nominal da empresa "Dom Lesnyka", que domina "Sukholuchchia.

No momento desta publicação Sr. Shushka não deu resposta às perguntas dirigidas a ele duas semanas atrás. Mas, se ele responder a nossas perguntas sobre "Dom Lesnyka", publicaremos suas respostas na base da prioridade.

Se após essa reportagem a administração presidencial divulgar um comunicado na imprensa que V. Yanukovych não possui a propriedade fotografada, a resposta estará correta.

O proprietário desse multimilionário palácio em Sukholuchchia é um guarda comum.

Em outras palavras, isto é apenas formalidade na posse de uma propriedade, usando pessoas nominais - para não ouvir perguntas desagradáveis, de onde o presidente ukrainiano conseguiu dinheiro para construir o seu paraíso pessoal.


Tradução: Oksana Kowaltschuk
Foto formatação: AOliynik

Um comentário:

  1. Por essa gente dá para ver o retrato da bandidagem pitoleira e alcólatra da maldição soviética. Esse é o Cabral da Ukraina.

    ResponderExcluir