quarta-feira, 27 de junho de 2012

NO "PAIS DOS SONHOS"

Amigas leitoras:

Este post, à pedido da nossa especialista de moda ucraniana, será dedicado inteiramente às nossas leitoras.
Esperamos que gostem e divulguem para suas amigas!
O Cossaco.

 
No "país dos sonhos" - em bordados e entrada paga
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana, 25.06.2012) e Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 24.06.2012
Oksana Nehoda e Ihor Savchuk

Em Kyiv aconteceu o etnofestival "país dos sonhos". Este festival é famoso porque reune pessoas preocupadas com as tradições nacionais. Realizam-se diversas oficinas de aprendizado e confecção de lembranças, presentes, artezanato, feira de livros com participação dos escritores nos palcos literários e parquinhos infantis.

Infelizmente a frequência este ano foi menor que nos anos anteriores quando compareciam famílias inteiras. Será que isto aconteceu devido ao pagamento da entrada, ou o apoio à comanda de Yanukovych por Oleh Skrypka, um dos organizadores. As ações literárias realizam-se no "território gratuito" devido a exigência dos irmãos Kapranov.

Tradicionalmente muitos vêm ao festival em trajes ukrainianos bordados. Busca-se no armário a própria camisa bordada ou até aquela da vovó, a pequena coroa de flores para embelezar o rosto juvenil, ou o lenço para as mais idosas. Os jovens, atualmente, modernizam os bordados e os combinam com jeans ou shorts. As pessoas de idade usam trajes completos com saia, avental (bordado), corpete ou colete.

A seguir algumas fotos de jovens com atuais trajes bordados:


A jovem usa um vestido branco com bordado de rosas vermelhas no peito e mangas compridas, e tom sobre tom na finalização.

Espigas de trigo (riqueza ukrainiana) formam este chapéu. O colar azul completa as cores da Bandeira Nacional (amarelo e azul) Blusa com bordado nas mangas.

Camisa fina bordada em tom sobre tom combinando com saia plissê comprida e atual. Combinando com as cores um cinto largo de couro e acessórios étnicos adequados.

A combinação do bordado com jeans já se tornou clássica entre os trajes modernos. Mas, dadas as recentes tendências vale propor uma combinação de blusas bordadas com saias largas e longas, plissadas, ou calças largas com corte "banana" ou "alladin"" semelhante às antigas calças masculinas (sharavary).

Ou ainda, simplesmente longas camisas apenas cingindo a cintura com cintos largos de tecido ou couro. Não é correto desprezar os acessórios. Os mais tradicionais são de argila, miçangas ou madeira. E colar vermelho com várias voltas é indispensável a cada mulher ukrainiana moderna.

Os quatro modelos finais são da coleção "Casa de Modas RITO".






A seguir os bordados ucranianos.


BORDADOS UCRANIANOS
















Tradução: Oksana Kowaltschuk
Foto formatação: AOliynik
Imagens: Ukrainska Pravda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário