sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A QUEM É BOM VIVER NA UCRÂNIA

Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 08.05.2012


Melhorar a vida ainda hoje: tudo para - si, ao povo - todo o resto...

Você acha que um salário de 140 mil UAH (17.500 USD) por mês na Ukraina não existe? Você está enganado. E isto não é de lideranças de estruturas comerciais difíceis ou empresários na ilegalidade. Este - salário oficial do presidente do Banco Nacional da Ukraina. Em acréscimo - a ajuda financeira de 1033 mil UAH (aproximadamente 130 mil USD), o que seria suficiente para pensão mínima de 123 pensionistas... E o que lhe parece 41 mil UAH de compensação material ao salário de 500 mil UAH? Essa compensação é para o "miserável" Mykola Azarov que na cadeira de primeiro-ministro ganha apenas 16 (!) vezes mais que o trabalhador ukrainiano médio...

Para alimentar os pobres, precisa escrever best-sellers. Em vão dizem, que a partir de declarações de renda de burocratas não sentimos nem calor nem frio. Nas tais declarações pode-se descobrir coisas que jamais transpiram de gabinetes formais, a nenhuma pergunta oficial.

Se não fosse a declaração, (elas não são sigilosas, os jornais podem publicá-las) será que os ukrainianos saberiam como é talentoso o seu presidente? E mais, que no desempenho do cargo trabalha incansavelmente, para melhorar a vida das pessoas "ainda hoje" (promessa de candidato) e ainda em tempo livre trabalha sem descanso - para o benefício dos necessitados... Escreve um livro após outro para, com a ajuda de suas "lindas composições literárias", entregar "à auxílio aos pobres, àqueles que estão doentes, e especificamente crianças". Somente no ano passado, Viktor Yanukovych conseguiu com sua pena literária 16 milhões de UAH (dois milhões de USD). Com tão valorizado talento do nosso presidente até J.K. Rowling com seu Harry Potter descansa. E que agora alguém diga ao "esforçado trabalhador" Yanukovych, que poderia ser mais modesto do que preferir 63 mil UAH (7.875 USD) de salário presidencial. (Leia neste blog: Presidente Yanukovych - escritor nº 1...).
Se der ouvidos a Lazarov, o nosso primeiro-ministro também é benfeitor. Recebeu 41 mil UAH (mais de 5 mil USD) de auxílio material para pagar implantes a mulher doente. Porque de seu salário de 42 mil UAH não tem como separar. E é preciso "auxiliar" a esposa pensionista, e em acréscimo também o seu "Lexus".

Ao "speaker" (presidente do Parlamento), ao que parecee, também os salários não são suficientes.Precisa completar com trabalhos educacionais para receber dividendos bancários de seus depósitos, porque, experimente sobreviver com 24 mil UAH (3 mil USD), mesmo com 17 mil mensais de acréscimo mensal aos parlamentares (mais de 2 mil USD, dinheiro que podem gastar a seu bel prazer porque não há obrigação de declará-lo). E, ainda as más línguas criticam o "limitado" pelo orçamento "speaker" que organiza, com recursos públicos viagens de campanha.

Mais milionários...

E que "trabalhadores" se assentam nas cadeiras ministeriais! No governo são nove milionários oficiais: além de Mykola Azarov - Valeri Khoroshkovskyi, Borys Kolesnikov, Serhii Tihipko, Mykola Pryciazhniuk, Yurii Kolobov, Dmytro Tabachnyk, Petró Poroshenko, Anatolii Blyzniuk. Mas a lista, obviamente não é completa, devido não haver informações sobre rendimentos em 2011 no domínio público de Vitali Zakharchenko, dirigente do Ministério do Interior, Oleksandr Lavrynovych, Ministro da Justiça e Yuri Boiko, Ministro de Minas e Energia.

Analisando os rendimentos dos funcionários do alto comando do ano de 2011 temos: Borys Kolesnikov, de 164,5 milhões para 166,4 milhões de UAH; Andrii Kliuyev, Secretário Nacional de Segurança e Defesa, de 4,5 milhões para 29 milhões de UAH; Mykola Pryciazhniuk (compadre do presidente), de 1,4 milhões para 8 milhões de UAH; Serhii Tihipko, de 24 milhões para 27 milhões de UAH.

Yurii Kolobov, 104 mil UAH de salário mensal mais 78 mil de auxílio; Procurador Geral, 38 mil UAH; Presidente da Justiça Constitucional - Anatoli Holovina, 33 mil UAH mais 11 mil UAH de auxílio mensal e com aposentadoria militar perfaz 55 mil UAH mensais. Os juízes com mais de 20 anos de exercício também recebem 11 mil UAH de auxílio.

(Observação: Um dolar americano vale, com mínimas variações, 8 UAH, segundo Banco da Ukraina, até o final deste ano.


Tradução: Oksana Kowaltschuk
Foto formatação: AOliynik

2 comentários:

  1. Muito interessante, este seu blog de intervenção!
    Espero que continue sem nunca baixar os braços.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio, caro leitor. Esperamos reencontrá-lo em outras visitas.
      O Cossaco

      Excluir