Notícias do jornal Ukrainska Pravda ( Verdade Ukrainiana):
18.08.2012
Em Odessa, na cidade de Izmail, não quiseram dar ao idioma búlgaro o status de idioma regional, no mesmo nível do idioma russo, apesar de residirem aí 10% de pessoas que o usam em sua comunicação diária.
Os representantes de várias organizações cidadãs forneceram todos os dados necessários. No entanto lhes foi negado.
Agora, eles estão preparando queixas, inclusive para o presidente.
19.08.2012
O deputado Moskal' diz: "A administração presidencial bloqueia os idiomas regionais, exceto o idioma russo"
Da administração presidencial, foram dadas instruções rigorosas aos líderes do Zakarpattia e Chernivtsi, conselhos regionais e administrações, para não realizar sessões sobre a questão de línguas.
O deputado afirma que entre a população de Chernivtsi, mais de 13% são romenos e mais de 10% são moldavos, e de acordo com a nova lei, esses dois idiomas devem ser declarados regionais.
Além disso, na província há aldeias onde predominam "russos-staroobriadtsi" (russos adeptos dos velhos ritos da religião ortodoxa, que surgiram devido a cisão na Rússia no século XVII) e poloneses.
Na região do Transcarpathia vivem mais de 12% de húngaros que é a base para o reconhecimento da língua húngara nesta região.
Além disso, algumas áreas estão densamente povoadas por romenos, eslovacos, alemães e outros.
Na Criméia os tártaros constituem mais de 13% da população. E, por ser exatamente necessário reconhecer a língua tártara na Criméia, o deputado esclarece que a transferência da sessão do Parlamento, na qual queriam examinar a concessão do status de regional à língua russa, é que houve a transferência da sessão por tempo indeterminado.
"Exatamente por isso é que eu me dirigi no idioma tártaro ao Parlamento da Criméia, aos Conselhos de Chernivtsi e Transcarpathia (em romeno e húngaro) com a exigência de realizar as sessões de reconhecimento regional do idioma. E, também o moldavo e o romeno na Bukovyna e húngara no Transcarpathia" - disse o deputado.
"Se isso não for feito, eu me reservo o direito de recorrer aos tribunais distritais das mencionadas regiões, aos embaixadoress de Hungria, Romênia e Moldávia, assim como às estruturas da OSCE e do Conselho da Europa que preocupam-se com os direitos das minorias nacionais", diz o comunicado do deputadoo
Como relatado anteriormente, Moskal' enviou ao primeiro-ministro Mykola Azarov um apelo em iidiche, e ao secretário do Conselho Nacional de Segurança Andrii Kluev em ruteno.
20.08.2012
Em Kharkiv devido a lei do idioma houve revolta e atacaram o Conselho Municipal. Isto aconteceu após o Conselho Municipal dar ao idioma russo o status de regional.
21.08.2012
Em Donetsk querem fechar uma única classe do 10º ano do Ginásio Ukrainiano "Harmonia" porque esta classe possui apenas 16 alunos matriculados. O mínimo que exige o Departamento de Educação é 20 alunos. Mas a lei sobre o Ensino Médio diz que é suficiente 5 alunos para que a classe funcione. Se é assim que vão aplicar a lei do idioma regional, então em Donetsk poderão liquidar todas as escolas e classes ukrainianas, diz a ativista de direitos humanos Maria Oleinik.
A escola recebeu esta orientação-ultimato do departamento de Educação do distrito de Donetsk, a duas semanas do início do ano letivo.
As demais classes, todas são formadas por duas turmas. É que muitos alunos que frequentariam a 10º classe matricularam-se em escolas técnicas.
Nós últimos dias foram enviadas cartas similares com conteúdo ameaçador a outras escolas de Donetsk.
A Escola "Harmonia" tem um alto percentual de admissão às faculdades, oferece educação com foco na linguageem. Além do idioma ukrainiano ministra estudos avançados do idioma inglês e alemão.
21.08.2012
Em Mykolaiv o idioma russo tornou-se "linguagem regional" sob brigas na rua entre os apoiadores da nova lei, os opositores e a divisão especial do "Berkut" (milícia).
Entraram em ação os punhos, cassetetes e alguém jogou uma bomba de fumaça. Teriam sido os ativistas do Partido das Regiões, mas não foi confirmado.
Posteriormente houve mais uma briga - entre ativistas de VO - "Svoboda" (Tudo ukrainiano - "Liberdade", nome de partido político - OK) e simpatizantes do idioma russo. A milícia do "Berkut" prendeu alguns, dois com braços torcidos.
O idioma russo já foi aprovado como idioma regional nas províncias de Kherson, Dnipropetrovsk, Donetsk, Zaporozhzhia, Luhansk, Odessa, e nas cidades de Izmail, Odessa, Sevastopol, Kharkiv e Mykolaiv.
Tradução: Oksana Kowaltschuk
Foto e Video formatação: AOliynik
Imagens e videos: Ukrainska Pravda
Em Kharkiv
OS DISTÚRBIOS
Em Mykolaiv
Nenhum comentário:
Postar um comentário