sábado, 18 de agosto de 2012

ZONA DE LIVRE COMÉRCIO

Caro Leitor:

A Zona de Livre Comércio no conceito comunista russo, funciona assim:

"Eu (Rússia) exporto para você (Ucrânia); e você importa de mim".

(CIS) Commonwealth of Independent States

O Cossaco.

"Não-livre" zona de livre comércio com CIS
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 30.07.2012
Zinovia Voronovych

Produtos russos, teremos mais. Mas mais produtos ukrainianos na Rússia - dificilmente. É duvidoso se o Conselho Superior ratificou o acordo de livre comércio com a Comunidade de Estados Independentes (CIS). O primeiro-ministro argumenta, que isto contribuirá para aumentar o volume de negócios entre Ukraina e CIS.

Diz ele, quando o acordo entrar em vigor, serão mais acessíveis aos ukrainianos os automóveis russos, os vinhos moldavos, os conhaques armênios e o leite bielorrusso. Mas, se os produtores ukrainianos terão mais facilidades para vender seus produtos nos países da CIS, permanece mistério.

O acordo sobre o livre comércio entre os primeiros-ministros de Bielorrússia, Armênia, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Ukraina, assinado em outubro do ano passado (Azerbaijão, Turcomenistão e Uzbequistão esta iniciativa não apoiaram). Mas, Ukraina não se apressava com a ratificação enquanto havia observações ao texto do acordo. Em particular, o acordo prevê condições desiguais para os países que são membros da União Aduaneira, e outros participantes da FTA (Zona do Livre Comércio). Contra ratificação pronunciou-se a Comissão Parlamentar de Assuntos Externos.

"É difícil falar sobre alguns benefícios econômicos para Ukraina após a ratificação do FTA com CIS porquanto as condições são muito assimétricas. Eu diria, mesmo, que são discriminatóriaas para Ukraina. Naqueles artigos sobre exportação, que são importantes para Ukraina, permanecem taxas muito altas. Há muitas restrições. As questões da resolução de conflitos não é detalhada, - diz o diretor de programas econômicos do Centro Razumkov Vasyl Yurchyshyn. - A ratificação desse acordo está relacionada com a aproximação das eleições parlamentares, especialmente no contexto de reforçada orientação à Rússia. Na Ukraina agora tentam restaurar os "frutíferos" laços econômicos da época soviética. Por isso, também este acordo veio à tona, e o projeto de lei do idioma...".

Tradução: Oksana Kowaltschuk


Sobre a Comunidade de Estados Independentes:

Comunidade de Estados Independentes (CEI) foi criada em Dezembro de 1991. Na Declaração adotada os participantes da Commonwealth declarou-se sua interação com base em igualdade soberana.
Atualmente, o CIS une: Azerbaijão, Arménia, Bielorrússia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Turquemenistão, Uzbequistão e Ucrânia.
Em setembro de 1993, os Chefes de Estados da CEI assinaram um acordo sobre a criação da União Econômica para formar espaço econômico comum fundamentado na livre circulação de bens, serviços, força de trabalho, capital, para elaborar a coordenação monetária, fiscal, preço, costumes, política econômica externa; reunir métodos de regulação da atividade econômica e criar condições favoráveis para o desenvolvimento das relações de produção diretos.
A fim de facilitar uma maior integração do Acordo de aprofundamento da integração no campo econômico e humanitário dos quatro países (Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia) e Acordo sobre a criação da Comunidade de Repúblicas Soberanas (Bielorrússia e Rússia) com a criação dos correspondentes órgãos de coordenação foram assinados em 1995. Em fevereiro de 1999, por decisão do Conselho Interestadual de quatro países (Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia), a República do Tajiquistão foi reconhecida como participante da união aduaneira desfrutar direitos.
Em outubro de 2000, os Chefes de cinco países (Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Tadjiquistão) assinaram um acordo sobre a criação de Comunidade Econômica da Eurásia. No presente Arménia, Moldávia e Ucrânia têm o estatuto de observador sob CEEA. Em outubro de 2005 o Uzbequistão fez a declaração para aderir a esta organização.
Em setembro de 2003 quatro países - Bielorrússia, Cazaquistão, Rússia e Ucrânia assinaram um acordo sobre a formação da CES (Espaço Econômico Comum).
A Integração dos países no quadro da Comunidade dos Estados Independentes é executada por meio de suas instituições coordenadoras (corpos charter, órgãos executivos e dos órgãos de cooperação ramo da CIS).
O Cossaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário