terça-feira, 10 de dezembro de 2013

ACORDO ENTRE UCRÂNIA E RÚSSIA PREVISTO PARA O DIA 17 DE DEZEMBRO

TRANSMISSÃO A VIVO CONTINUA. ROLE A PÁGINA

Acordo sobre adesão da Ukraina à União Aduaneira Yanukovych quer assinar em 17 de dezembro.

Rádio Svoboda, 07.12.2013

Segundo A. Yatseniuk o acordo já foi rubricado. Mas Yanukovych não tem plenos poderes para assinar este acordo. Segundo ele o Parlamento não vai ratificar tal acordo.

"E qualquer assinatura de acordo para formação de uma nova União Soviética é divisão do país. E será um Maidan completamente diferente do Maidan de hoje", concluiu.

Os Serviços de Imprensa da Ukraina e da Rússia, disseram que nenhum documento entre a Ukraina e a Rússia foi assinado, e este assunto não foi discutido.

Segundo deputado Mykola Tomenko, o documento assinado na sexta-feira entre os dois presidentes deve ser, imediatamente, tornado público.

"Inicialmente, como mínimo, o documento deve ser publicado, por isso eu pedi ao Presidente para fornecer este documento, para conhecê-lo. Segundo, compreender se o documento foi assinado na forma de um tratado internacional. Em caso positivo, ele deverá ser ratificado pelo Parlamento da Ukraina", - disse Tomenko.

Além disso, segundo suas palavras, se o documento regulamenta a concessão de créditos e a revisão de contratos de gás - "é uma história". "Se esse documento prevê a forma de união à União Aduaneira e, portanto, - a transferência de certos poderes soberanos para outra instituição interestadual - isso é outra história" - cita a assessoria de imprensa de Tomenko.

"Em qualquer  caso, é violação, pelo Presidente, da Constituição da Ukraina, da legislação atual e possível traição do Estado. Portanto, é necessário descobrir o que, realmente, assinou Viktor Yanukovych com o presidente da Rússia em Moscou", - concluiu.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário