quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

YANUKOVYCH CHAMA TODOS PARA MESA REDONDA

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 11.12.2013

Presidente Yanukovych convidou os representantes de todas as forças políticas, Santos Padres, representantes da comunidade, para um diálogo nacional.

Ele enfatizou que "as ações de todas as partes devem ocorrer exclusivamente dentro das leis e Constituição da Ukraina. "Pessoalmente estou disposto a participar desta mesa redonda..." - disse ele.
"Pelo alcance do compromisso exorto a oposição a não recusar-se, não trilhar o caminho do confronto e ultimatos. Asseguro, que o governo agirá exclusivamente dentro dos limites da lei e nunca usará a força contra reuniões pacíficas... Como presidente da Ukraina, garante da Constituição farei tudo para funcionamento normal do país, proteção de direitos e interesses de cada cidadão, garantia da paz e tranquilidade em nosso país" - disse Yanukovych. 

(Prezados leitores: Leio os jornais ukrainianos diariamente nos últimos 5 anos. Desde o início do atual governo leio sobre compadrio, corrupção, violação aos direitos de cidadãos não alinhados ao governo, pelo próprio governo ou até por seus comparsas com aval governamental, desvios nos negócios de grande vulto perpetrados pelo próprio Yanukovych em conluio com Putin contra o Estado da Ukraina e nação ukrainiana.  
Negócios escusos de seus amigos e protegidos são tolerados e, quiça estimulados contra os não alinhados, prisão de vários oponentes políticos que continua. Cada vez mais aprofundada pressão contra o idioma, história e cultura ukrainiana, principalmente nos programas e livros escolares em prol do idioma russo.
E, este homem, agora, quando a pressão popular o ameaça com a possibilidade de não continuar no governo, ou não se reeleger em 2015 para seu próprio, cada vez maior enriquecimento, vem com este bonito, mas falso discurso e espera que a nação acredite? Diz que jamais usará força contra reuniões pacíficas, quando já usou contra pessoas completamente desarmadas e há feridos graves nos hospitais, pelos cassetetes que atingiam também as cabeças das pessoas, que dominadas foram estendidas no chão por horas e foram chutadas e pisoteadas pelo Berkut, seu destacamento especial e bem pago!
Tudo porque a continuação na presidência garante a ele e sua "família"(¹) a continuação do enriquecimento ilícito através de desvios contínuos dos recursos da Nação Ukrainiana!
Este homem que com sua péssima administração e desvios praticados afundou Ukraina. E agora acha que a UE devia lhe dar, assim graciosamente, 20 bilhões de dólares pelo Acordo de Associação, como não receberia, recusou-se da assinatura. Agora espera ajuda do Putin para pagar as contas que se apresentam.
Ele diz que o governo nunca usará a força, mas já a usou contra manifestantes, e hoje, ao entardecer, virão mais 5 (cinco) ônibus com soldados entrando em Kyiv pela rodovia de Zhytomyr! - OK)



A oposição diz que não vai negociar com o governo sem decisão do Euromaidan: "Mesas redondas - é comédia. Nossas demandas devem ser atendidas, além da retirada das forças de segurança de Kyiv - disseram Yatseniuk e Tiahnebok.


(¹) "família" neste caso não são as pessoas do mesmo sangue. São todos que colaboram e se beneficiam das negociatas praticadas por este governo.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

A justiça liberou 5 (cinco) ativistas aprisionados durante distúrbios junto a Administração presidencial em 1º de dezembro. Porém prendeu um estudante suspeito na organização desses distúrbios. Os deputados da oposição propuseram responsabilizar-se pelo rapaz porque ele tem graves problemas de saúde e necessita alimentação dietética. Não adiantou.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

O governo prepara uma apresentação ao Parlamento para caçar a imunidade parlamentar e aprisionar 11 (onze) principais oposicionistas.

Trata-se de Yatseniuk, Turchynov, Tiahnebok, Miroshnychenko e outros. O que retarda este processo - é que, o governo, por enquanto, não tem os 226 votos necessários no Parlamento. O Partido Comunista já concordou, mas ainda faltam 26 votos. "Agora, realiza-se um frenético trabalho entre os deputados do Partido das Regiões e os não afiliados que anteriormente votavam com o governo e agora não concordam com o uso da força e repressão" - disse o deputado Moskal (e ele sabe o que diz, segundo suas declarações anteriores - OK). Segundo ele a apresentação pode ser encaminhada em qualquer dia da próxima sessão plenária.

Como se sabe, A. Yatseniuk já foi convocado pela Procuradoria para interrogatório como testemunha.
Após o interrogatório ele não descartou que poderá ser suspeito em outra questão. É, pelo que vemos os fatos são uns, mas as ações são outras.

Tradução: Oksana Kowaltschuk   

Nenhum comentário:

Postar um comentário