quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

NOVAS NOTÍCIAS DO MAIDAN

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 22 e 23.12.2013

Na União Européia consideram que continuar a negociação com atual governo para assinatura do Acordo não há mais sentido. Esta decisão foi tomada na reunião da Cimeira dos presidentes dos países da UE, na sexta-feira, dia 20 de dezembro.
O presidente da Comissão Européia lembrou que mesmo após a decisão do Gabinete Ministerial, Bruxelas continuou a conversação. E, apesar dos representantes do governo ukrainiano assegurarem na continuação do curso de integração, o governo ukrainiano não observava os sinais claros de compromisso para assinatura.

Presidente da Lituânia Dalia Gribauskaite: "O atual governo ukrainiano perdeu a confiança da UE, no entanto Europa continua aberta para os ukrainianos, mas são eles que devem determinar o seu futuro.

***

Ativista do "Controle de Tráfego": Atiraram em mim direto no coração".  Os que atiraram em Volodymyr Maralov tinham armas e eram profissionais. Eles também queimaram o carro de Volodymyr. Por sorte ele sobreviveu.


***

Em Odessa também queimaram o carro que durante o mês todo levava pessoas para Euromaidan.


***

As pessoas que fizeram manifestação em favor do governo vieram cobrar o pagamento prometido. Alguns tentam atrapalhar a filmagem e dizem que foram enganados pelos intermediários.
Mas, veja como eles deixaram o parque Mariinskyi, onde ficaram:


***

O Embaixador dos EUA na Ukraina Jeffrey Payyett cumprimentou Ukraina com o Ano Novo. Ele disse que 2014 não deve tornar-se o "ano de pausa" - ele deve tornar-se o ano de ir em frente, ano de difícil escolha, para finalmente determinar o curso para estabilidade econômica de longo prazo. E acrescentou: "Ukraina não poderá lidar com isso, se o governo não ocupar-se com os problemas econômicos estruturais, que criaram a atual crise econômica. Não há alternativa estável para um novo Acordo com FMI mas, se as reformas adequadas forem realizadas, EUA decisivamente apoiarão tal acordo". Também ele declarou que sobre o acordo com Rússia há muitos segredos, especialmente quais serão as consequências para economia e segurança da Ukraina. "Convoco o governo da Ukraina para transparência e responsabilidade pelos acordos que ele assina em nome do povo ukrainiano. As pessoas exigem maior integração com Europa, e o presidente repetidamente declarou que levaria Ukraina pelo curso europeu. Isto não deve contradizer às relações comerciais com a Rússia. Isto não é um jogo de "quem vencerá quem". O novo ano deve ser direcionado para alcançar um futuro melhor... e é isto que eu espero ver na Ukraina em 2014", - acrescentou Payyett.

***

"O acordo com Rússia pode ajudar Ukraina a evitar a inadimplência, mas não vai resolver os principais problemas econômicos do Estado", -  segundo F.W. Steinmeier, ministro das Relações do Exterior alemão declarou após reunião com o chefe do Ministério das Relações Exteriores da Polônia R. Sikorski.
"O fato de que Ukraina não assinou o Acordo de Associação com a UE é prova de que ela se fecha diante das reformas necessárias para melhorar a situação no país. O proposição dos russos conduzirá Ukraina a uma maior dependência dos russos o que poderia ter sido evitado com o Acordo com UE, concluiu Steinmeier.

*** 

A Rússia exigirá o pagamento da dívida, no caso de uma reversão à UE. Esta foi declaração de Ihor Shuvalov primeiro vice-primeiro-ministro russo: "Este empréstimo foi concedido de modo que sempre teremos a possibilidade de exigir reembolso do governo ukrainiano e, com procedimentos legais mais rigorosos", disse ele.

***

A Assembléia Popular no Euromaidan em Kyiv aprovou a resolução para criação da Organização Nacional Geral "MAIDAN". Os co-presidentes do "MAIDAN" serão: Serhii Kvit, Ruslana Lyzhechko, Vitali Klychko, Yurii Lutsenko, Yulia Tymoshenko (continua presa), Arsenii Yatseniuk e Oleh Tiahnebok.

O Conselho iniciou com 38 nomes, mas está aberto para novas inscrições. Nossos objetivos: "Ao Maidan deve entrar a maioria dos ukrainianos. Então, construiremos a nova Ukraina e o novo governo da Ukraina", - disse Turchenov.
Nós estávamos, estamos e estaremos prontos para uma longa luta, portanto Maidan continuará e lutará  até que Yanukovych ouça a voz de milhões. Maidan - é um centro permanente de resistência... E isto é nossa livre Ukraina, território não subordinado a Yanukovych".

Toda Ukraina deve tornar-se um único Maidan, que purificará nosso país do Yanukovych. Com esta meta e meta de coordenar nossas seguidas atividades, seu aprofundamento e expansão nós, participantes desta Câmara do Povo, decidimos fundar uma União Nacional "Maidan", ao qual podem aderir partidos políticos, organizações públicas e cidadãos comuns. O Conselho do Maidan deve desenvolver um amplo trabalho de mobilização na organização da oposição ao regime vigente, em todas as regiões da Ukraina e coordenar o movimento de protesto em todo território ukrainiano", - explicou Turchenov.

Dirigindo-se ao povo, Yatseniuk destacou: necessidade da restauração do equilíbrio político na Ukraina, nova Constituição, mudanças no sistema judiciário, no Ministério Público e na Milícia.

Para Lutsenko o Maidan deve estar ativo até que o regime Yanukovych seja derrubado. E, para esta organização não partidária devem entrar milhões de ukrainianos, aberta a todos os ukrainianos. Ele espera que na primavera os trabalhos de apoio se concentrarão em todo território central, no verão chegarão a Criméia.


Tradução: Oksana Kowaltschuk


Nenhum comentário:

Postar um comentário